Você sabe como se prevenir contra as hepatites virais?

As hepatites são divididas em alguns tipos que caracterizam e individualizam os sintomas, causas e tratamentos contra a doença. Dentre as categorias mais perigosas, estão as hepatites virais que podem atingir o organismo de uma pessoa por meio do contato com o vírus. Esse contato faz com que a doença se espalhe rapidamente, se não for prevenida.

Falando em prevenção, ela começa com atitudes simples e responsáveis do seu dia a dia. O objeto não é apenas a sua proteção, mas também a das pessoas que estão ao seu redor. Nesta matéria, você vai ver como é possível fugir das hepatites virais e preservar o seu bem estar. Vamos conferir?

Descubra agora como se prevenir contra as hepatites virais

Hepatite A

Para evitar as hepatites virais é preciso lavar bem os alimentos

Este tipo da doença pode ser propagado por via oral fecal, por isso, todo cuidado é pouco! Felizmente, a hepatite A tem cura e, dificilmente, se torna crônica. Mas pode ter certeza, ninguém quer passar pelo problema. O vírus pode ser propagado pelo contato entre os indivíduos ou com água e alimentos contaminados. Por isso, lavar bem as mãos ao sair do banheiro, evitar comer alimentos crus e ter hábitos de higiene eficazes, estão entre as atitudes que podem livrar você de ter o tipo A das hepatites virais.

Hepatite B

A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST). Logo, ela pode ser transmitida para a pessoa por meio do contato com o sêmen, saliva e secreções vaginais, durante as relações sexuais ou pelo uso compartilhado de seringas ou instrumentos cortantes. Para se prevenir contra a doença, tomar as três doses da vacina é indispensável. Usar camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhar material de manicure e pedicure e ser cauteloso ao escolher o profissional para fazer tatuagens ou colocar piercings, são atitudes necessárias para que você não seja infectado e nem propague a hepatite B.

Hepatite C

Este tipo da doença pode ser bastante perigoso, principalmente, por ser assintomático em sua fase inicial. A hepatite C pode levar à fibrose e, posteriormente, à cirrose. A infecção se dá, na maioria dos casos, através do sangue, mas também pode ser transmitida por fatores similares ao da hepatite B. Não há vacina contra este tipo da doença, mas não compartilhar escovas de dente, lâminas e outros objetos de uso pessoal podem ser bastante eficientes para preveni-lo. Atualmente, existe um controle bastante rígido na qualidade dos bancos de sangue, o que faz com que o risco de adquirir a doença por meio de transfusões seja mínimo.

Hepatite D

Também conhecido como Delta, o vírus da hepatite D só se instala no organismo se já houver a presença do HDV (vírus da hepatite B). Dessa forma, a transmissão acontece da mesma maneira da hepatite B e, consequentemente, a prevenção pode ocorrer de forma similar, com a prática de sexo seguro, o não compartilhamento de materiais de uso pessoais, etc.

vacinacao-saude

Hepatite E

O vírus da hepatite E é raro no Brasil e, assim a hepatite A, pode atacar o organismo pelas vias fecal e oral. Então, o consumo de água ou alimentos contaminados por fezes pode deixar você sujeito a ter a infecção. Mas não é só isso. Existem outros meios de transmissão para a doença. Eles envolvem o contato com sangue contaminado ou o contágio de mãe para filho, durante a gravidez. Como você viu, no caso da hepatite E, todo cuidado é pouco, não é? Por isso, ter bons hábitos de higiene, cuidados com a alimentação e com os seus objetos de uso pessoal, podem prevenir o problema.

Como anda a sua saúde?

A maneira mais eficaz de se prevenir contra todos os tipos de hepatites virais é se adiantar a elas. Fazer isso é bastante simples. Realize um check-up rotineiramente e faça os exames de sangue indicados pelo médico. Assim, você poderá saber como anda a sua saúde e cuidar melhor de si mesmo, seguindo as orientações do profissional. Fique sabendo que a hepatite pode ter um tratamento muito mais satisfatório se você identificá-la de forma precoce, então, não espere que os sintomas apareçam para procurar ajuda!

Gostou do nosso conteúdo sobre hepatites virais? Agora, você já pode fazer o download GRATUITO do nosso guia com as 30 perguntas e respostas mais importantes para quem quer entender a hepatite.

Basta clicar na imagem abaixo para acessar.