Transtornos de aprendizagem são condições que prejudicam o aprendizado de uma criança e também podem afetar o desenvolvimento cognitivo e acadêmico. Normalmente, eles são detectados ainda na infância, mas o diagnóstico também pode ocorrer em adultos.
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista.
Devemos diferenciar transtorno e dificuldade de aprendizagem, pois a distinção é importantíssima para direcionar os esforços de tratamento. Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, o termo “transtorno de aprendizagem” às vezes é usado como sinônimo de “dificuldade na aprendizagem”, o que não é apropriado.
- Transtornos são alterações no desenvolvimento da criança.
- A dificuldade é causada por razões biológicas, culturais e até mesmo psíquicas.
Descrever a diferença entre distúrbios de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem nos mostra um dos equívocos que leva a uma concepção errônea da dificuldade de aprender, e isso se deve pela interpretação, às vezes, incorreta do termo, pois, muitas vezes, o termo distúrbio de aprendizagem aparece na literatura como sinônimo de outros: dificuldade escolar, problema de aprendizagem, dificuldade na aprendizagem e, até mesmo, pela tradução errada do termo inglês “learning disabilities4“.
Transtornos de aprendizagem dividem-se em três categorias:
- Os que causam prejuízo na leitura.
- Causam prejuízo na matemática em geral.
- Transtornos que prejudicam a escrita.
Tipos de transtornos de aprendizagem
1. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Atinge entre 3% e 5% das crianças em idade escolar. Os sinais aparecem na hora de fazer tarefas, interagir em grupo e até em momentos familiares. Tem como características:
- Falta de atenção.
- Agitação.
- Agressividade;
- Impulsividade.
2. Dislexia
Causa dificuldade para ler e escrever. Em alguns casos, o disléxico pode ser mais hábil em matérias como matemática ou artes.
- A criança precisa ler muitas vezes até entender um texto simples.
- Porém, ela pode simplesmente não compreender conteúdos mais complexos.
3. Discalculia
Atrapalha a aprendizagem dos números e suas relações, e a criança demonstra dificuldade já nas primeiras aulas de matemática. Suas características são:
- Dificuldade de abstração.
- Problemas para memorizar números e as interações entre eles.
4. Disgrafia
Causa problemas para escrever, o que resulta em caligrafia errada ou incompreensível. É o contrário da discalculia e afeta a habilidade escrita de letras e números. Divide-se em:
- Disgrafia motora (a criança não consegue escrever palavras e números).
- Disgrafia perceptiva (ela não entende o que lhe pediram para escrever).
5. Dislalia
A dislalia, por sua vez, é um transtorno da linguagem notado na fala. A criança articula mal ou erra as palavras e se expressa de forma confusa. Costuma ocorrer em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.
- A criança troca fonemas e/ou sons.
- Omite letras das palavras.
Tratamento de transtornos de aprendizagem
Nem todo transtorno de aprendizagem exige medicação, mas isso deve ser determinado por um psiquiatra, que avalia a criança e define a necessidade de tomar remédios.
Também é fundamental procurar apoio psicológico, pois, nas sessões, a criança será orientada para lidar com desafios como:
- Bullying.
- Incômodo por se sentir “diferente” dos colegas.
- Ansiedade e agressividade.
- Técnicas de concentração.
Dificuldades de aprendizagem
Já que falamos dos transtornos, vamos ver exemplos de dificuldades de aprendizagem que podem interferir no desempenho escolar de uma criança:
- Bloqueios emocionais: não há impedimentos físicos ou funcionais, mas ela não consegue lidar com o processo de aprendizagem por razões psíquicas.
- Perdas sensoriais: problemas na visão ou audição atrapalham a recepção e o processamento de informações. O diagnóstico mal feito pode fazer com que sejam confundidas com transtornos como o TDAH.
Sinais para identificar precocemente dificuldades de aprendizagem
- Problemas específicos: há crianças cujo desenvolvimento em áreas como a fala e a atividade motora é normal, e elas gostam do ambiente escolar, mas têm dificuldade em uma área, como a matemática, desde muito cedo.
- Mudanças de comportamento: a criança fica frustrada e começa a demonstrar irritação, ansiedade, timidez excessiva ou isolamento.
- Esquecimento: esquecer de fatos aprendidos por meio de leitura ou vídeos indica dificuldade de aprendizagem. Quanto mais teórico o conteúdo, maior a dificuldade de se lembrar dele.
- Escrita incoerente: organizar os pensamentos é um desafio, e a criança demora para escrever seus pensamentos e impressões ou resumos do que acabou de aprender. Ela tem dificuldade para memorizar vocabulário e regras ortográficas.
Tratamento de dificuldades de aprendizagem
Quando pais e/ou professores reparam nesses sinais de dificuldade de aprendizagem, a melhor ideia é procurar uma equipe multidisciplinar para fazer uma avaliação.
- A investigação pode envolver psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e médicos.
- Os profissionais analisam os aspectos físicos e funcionais que interferem na aprendizagem e no desenvolvimento global da criança.
- Diminui o risco de diagnóstico equivocado, são feitas intervenções de acordo com as necessidades e evita-se que a criança sofra bullying.
- Um erro de diagnóstico pode resultar em tratamento incorreto, que afeta a autoestima da criança, a leva a tomar medicamentos sem necessidade e deixa os pais desconfiados do processo terapêutico.
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