Higiene do bebê: confira dicas práticas para limpar o seu filho

Os cuidados com a higiene do bebê são fundamentais para a saúde dele. A rotina dos novos papais costuma ser bastante agitada. Por isso, é comum que de vez em quando eles deixem alguns detalhes importantes passarem na hora de limpar a criança.

No caso dos marinheiros de primeira viagem, a falta de experiência e informação sobre o assunto é um problema. As consequências podem envolver desconfortos para o neném, como assaduras e alergias. Agora, você vai conferir os principais hábitos necessários para que a higiene do bebê seja feita da melhor maneira possível!

Dicas essenciais para o banho do bebê

É claro que todo mundo tem um jeito único de banhar o bebê e isso é bastante válido. Mas é importante conhecer a forma mais recomendada de fazer esta atividade tendo em vista a melhor maneira de fazer a higiene do bebê. Durante o banho (ou até mesmo antes de tirar a roupa da criança) lave a cabeça e o rosto, delicadamente. Seque logo em seguida!

Após colocar o bebê na banheira, posicione as costas dele no seu braço esquerdo, dessa forma, a mão esquerda pode segurar a cabeça por trás, enquanto a outra mão fica livre para limpar o corpo todo. Em seguida, vire o pequeno de bruços, segurando-o pelo peito, assim dá para higienizar as costas e o bumbum.

Os pais precisam saber a frequência com que devem dar banho no neném e conversar com o pediatra pode ajudar nesta missão. Além de saber a melhor maneira para dar banho na criança, é essencial que você fique atento para outras questões, como por exemplo:

  • Reunir os acessórios de banho com antecedência;
  • Regular a temperatura da água;
  • Ter cuidado com a quantidade de água;
  • Introduzir o bebê gradualmente ao banho;
  • Saber qual a melhor toalha para a criança.

Vai trocar as fraldas?

Muitas mães se perguntam com qual frequência devo trocar as fraldas do meu filho? O medo de deixar a criança usar a mesma fralda por muito tempo é real, afinal, este hábito pode ocasionar assaduras e alergias. Mas fraldas têm um custo e trocá-las dá um trabalhão, então não dá para desperdiçar tempo e dinheiro, né?

No caso de crianças a partir de um ano, observe a quantidade de líquido que o produto já absorveu substitua-o por um novo apenas quando ele realmente estiver sujo ou molhado. Se o seu bebê for recém-nascido, o ideal é que a troca de fralda seja feita após cada mamada. Na prática, aproximadamente de seis a oito vezes por dia! Veja nossas dicas de como escolher a melhor fralda.

Para tirar a sujeira do bumbum, use um algodão úmido ou lenço umedecido, sempre limpando de cima para baixo. Passe um chumaço de algodão ou um lenço de cada vez e depois jogue fora, assim, você evita contaminar a genitália do pequeno com as fezes.

Limpar os objetos faz parte da higiene do bebê

Durante o desenvolvimento das crianças e, principalmente, quando os dentes estão nascendo, é comum que elas levem tudo diretamente para a boca, não é mesmo? Essa fase de descobertas precisa de atenção redobrada nos cuidados com a higiene do bebê. Lavar os brinquedos diariamente com água e sabão e ferver as mamadeiras e chupetas é indispensável para que a saúde do pequeno não seja afetada.

Estas dicas de higiene do bebê ajudaram você? Então não deixe de conferir estas 5 dicas preciosas para as mamães amamentarem melhor.

Compartilhar

Deixe uma resposta