Usar um copinho para coletar o sangue menstrual em vez do convencional absorvente descartável. O que essa ideia desperta em você? Alívio? Nojo? Sensação de liberdade? Leia o artigo até o fim para saber como usar o coletor menstrual e tire suas dúvidas.
O coletor é um copinho super maleável, feito de silicone hipoalergênico, próprio para uso interno, que é posicionado no canal vaginal para coletar o sangue menstrual. Existem tamanhos que comportam até 30 ml de sangue.
O passo a passo para usar é assim:
É claro que alguns cuidados fazem a diferença quando se usa o coletor menstrual, como por exemplo, a intensidade e a duração do fluxo.
Em média, o coletor pode ficar no canal vaginal por até 12 horas. No entanto, se o fluxo é intenso, é muito provável que ele precise ser esvaziado em menos tempo. Recomenda-se que isso seja feito a cada 3 ou 4 horas, dependendo do fabricante.
É muito importante que a dobra seja bem feita para que o coletor se abra e crie vácuo. É esse vácuo que não deixa qualquer resquício de sangue passar por fora do copinho e sujar a roupa.
Existem vários tipos de dobras, ao menos 15 são conhecidas e são ensinadas pelos próprios fabricantes. É comum que uma ou duas sejam adotadas, de acordo com a preferência da pessoa, para uso definitivo.
Pode ser que das primeiras vezes o coletor vaze devido à falta de prática. Porém, com treino e disposição, o uso vai ficar mais fácil e automático.
Outra dica importante é se atentar ao tipo de coletor menstrual a ser usado. Há 3 tipos, em média, disponíveis no mercado:
É indicado para mulheres que ainda não têm vida sexual ativa, têm o canal vaginal mais estreito, estão na menopausa ou têm o colo do útero mais baixo.
É indicado para mulheres com mais de 35 anos ou que já estiveram grávidas.
É indicado para mulheres que não passaram por uma gestação.
O coletor menstrual é 100% higiênico por ser esterilizável e ainda é uma alternativa ecologicamente correta, pois não polui.
Não há indícios de que o uso de coletor favoreça o aumento ou cause cólica menstrual. Pode surgir algum incômodo com o uso se o coletor for de tamanho inadequado para o canal vaginal ou estiver inserido muito próximo da abertura da vagina.
Partindo do princípio que sexo não o é sinônimo de penetração, é possível sim. Inclusive o sexo oral está liberado – usando proteção!
Sexo com penetração não é possível, uma vez que o coletor ocupa o canal vaginal.
O sonho de pegar uma praia ou tomar banho de piscina sem preocupação pode se tornar realidade quando se usa o coletor menstrual. É possível se divertir por horas se ele estiver bem posicionado para não vazar.
Ainda que o Dispositivo Intra Uterino – DIU tenha uma cordinha para fora do colo do útero, o uso de coletor e o vácuo que ele cria não representam nenhum risco para a movimentação acidental do DIU. Pode usar sem medo.
Se o coletor cair no vaso sanitário, ele precisa ser descartado imediatamente.
É preciso esterilizar antes e após o uso para evitar o aparecimento de irritações e o desequilíbrio da flora vaginal.
O que você achou deste conteúdo? Aqui, você viu como usar o coletor menstrual é fácil, prático e ecologicamente correto.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.