Nariz entupido é um sintoma de rinite, sinusite, gripes e resfriados. Nosso corpo dilata os vasos sanguíneos da cavidade nasal para eliminar micro-organismos invasores, diminuindo o espaço para a entrada do ar no sistema respiratório e causando falta de ar e desconforto.
Por essa razão, muitos recorrem aos descongestionantes nasais. Em contato com a mucosa nasal, eles a reduzem de volume e aumentam o espaço para a passagem do ar. Só que, dependendo do tipo de descongestionante e da frequência de uso, a pessoa pode desenvolver uma espécie de dependência, com consequências muito ruins para a saúde.
Criamos este post para que você entenda melhor o problema, conheça possíveis substitutos aos descongestionantes e evite o uso indiscriminado deles. Boa leitura!
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista.
Sim. Entenda o porquê:
Não. Eles têm os seguintes efeitos:
A melhor forma é consultar um otorrinolaringologista e conversar sobre a melhor forma de parar com o medicamento, seja aos poucos ou de uma vez.
Há médicos que acreditam que é melhor suspender o uso subitamente e trocá-los por descongestionantes orais e anti-inflamatórios para espirrar dentro do nariz.
Além disso, embora os descongestionantes sejam vendidos sem receita médica, é mais seguro usá-los somente se forem receitados por um médico. Em geral, os descongestionantes medicamentosos não são prescritos pelos médicos, a não ser em casos de cirurgia e para conter sangramento nasal – e o limite de uso é de 3 dias.
Crianças não devem usar descongestionantes de forma alguma. Elas terão as mesmas reações que o remédio causa em adultos (taquicardia, aumento de pressão), mas muito mais fortes porque seu peso é menor.
Se não for prescrita por um médico, idosos devem evitar esta medicação. Como há mais chances de problemas cardíacos e hipertensão nessa fase da vida, o descongestionante pode agravar ambos os problemas.
Se for necessário usar um descongestionante nasal, grávidas devem optar pelas opções à base de soro.
Vimos que, embora os descongestionantes nasais medicamentosos tenham ação rápida e melhorem a sensação de nariz entupido, o uso deles pode ter efeitos indesejados para a saúde. Além disso, de preferência, este recurso só deve ser usado se prescrito por um médico.
Para ler mais conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar, fique ligado no blog da Drogaria Santo Remédio!
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.