É muito comum que os pais cheguem até os consultórios falando sobre dor de barriga em crianças e questionando as causas. Não é raro descobrir que as dores são sintomas de gastrite.
Sim, as crianças também têm gastrite e o problema, infelizmente, é mais comum do que parece. Embora não se tenha um quantitativo de casos no Brasil, é cada vez mais comum esse tipo de descoberta nos consultórios médicos.
Hoje vamos falar um pouco sobre as causas, diagnóstico e tratamento da dor de barriga em crianças causada pela gastrite.
Dá-se o nome de gastrite a inflamação da mucosa do estômago e em geral é causada por uma dieta ruim. Uma alimentação rica em gordura, sódio, bem como a ingestão excessiva de produtos embutidos e/ou condimentados, é chamariz para a gastrite.
O problema também pode ser desencadeado por hereditariedade, estresse e uso medicamentos. A bactéria Helicobacter pylori (Hp), afeta cerca de 50% da população mundial e é a grande vilã causadora da gastrite.
Saiba mais:
Alimentos para imunidade: o que comer durante o isolamento social?
Os sintomas são muito parecidos com o que ocorre com os adultos: azia, náuseas e vômitos, sensação de má digestão e dor abdominal. Todos são facilmente confundidos com dor de barriga em crianças.
Justamente por acharem que é uma simples dor de barriga, muitos pais não levam à sério. O diagnóstico demorado faz com que a doença avance e passe a apresentar sintomas mais graves, como queimação torácica.
Com a correria do dia a dia, muitos pais optam por temperos industriais, comida congelada e os deliciosos fast-foods. Mas esse tipo de alimentação pode cobrar um preço alto.
Os pais devem incentivar as crianças a comer mais frutas, legumes e verduras. Além de evitar o consumo exagerado de sal, açúcar e gorduras e, claro, ficar longe dos refrigerantes.
Dor de barriga em crianças: diagnóstico e tratamento
Apenas com a realização de uma endoscopia é possível confirmar se a gastrite foi causada pela Helicobacter pylori. Ou se foi transmitida por via oral-oral ou oral-fecal, ou se ela foi provocada por maus hábitos alimentares. Somente um especialista pode realizar o exame de endoscopia em crianças.
O tratamento para casos de crianças que desenvolveram a gastrite é realizado com a ministração de medicamentos específicos. Eles reduzem a secreção ácida do estômago. E caso a doença tenha sido provocada pela bactéria HP, o tratamento inclui o uso de antibióticos.
Independentemente das causas da doença, em todos os cenários a mudança nos hábitos alimentares e comportamentais é parte essencial para que o tratamento alcance o sucesso.
Uma alimentação saudável e com horários definidos, evitar alimentos ácidos e industrializados e, de uma vez por todas, parar de compartilhar talheres e beijar a boca das crianças é fundamental.
Agora que você já sabe que a dor de barriga em crianças pode, na verdade, ser algo bem sério, não deixe de procurar ajuda médica, caso seu filho se queixe constantemente. Lembre-se de sempre ficar de olho em possíveis sintomas. Leia também: Crianças em quarentena: que cuidados ter em cada fase?
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.