A doença respiratória mais complexa, conhecida até o momento, deixa sequelas na atividade mais básica, natural e automática para a nossa existência: a respiração. Entre as marcas que a Covid-19 deixa no organismo, está a dificuldade de respirar e exige cuidados como a fisioterapia respiratória até para quem desenvolveu a forma leve da doença.
Para te ajudar a entender como devem ser os cuidados pós-Covid, é só continuar a leitura do artigo que nós elaboramos para você. Confira!
Você pode se interessar também por:
– Covid na gravidez: conheça x impactos e como conduzir o pré-natal
O novo coronavírus entra no organismo e causa todos aqueles sintomas que já estão amplamente disseminados e você já conhece. A doença se instala e, quando o vírus cumpre seu propósito, sai do corpo deixando um rastro que pode comprometer a saúde da pessoa de forma definitiva.
Ainda há muito o que descobrir e estudar, mas o que se sabe é que as sequelas da Covid-19 atingem o cérebro, coração, rins, e é claro, os pulmões, órgão preferido da Sars-CoV-2. Por isso, eles tendem a demorar mais tempo para se recuperar.
A doença causa uma inflamação persistente, que compromete o funcionamento do pulmão. As cicatrizes no órgão, chamadas de fibroses, ocasionam sintomas como menor resistência com a prática de atividade física, cansaço leve e até alterações em exames.
Esses sintomas podem variar o grau e a permanência de acordo com a forma desenvolvida da doença. Pessoas que apresentaram quadros severos, naturalmente precisarão de mais cuidados após a alta que as pessoas que manifestaram a forma leve.
Isso acontece porque, na batalha do corpo contra o vírus, acontece uma tempestade inflamatória – que são substâncias defensoras produzidas em excesso e que acabam danificando o organismo.
Temos uma Santa Dica sobre esse assunto. Clique abaixo para entender mais sobre o assunto.
Tanto para o tratamento durante a Covid-19 quanto para a recuperação da saúde, a fisioterapia respiratória é essencial para o restabelecimento pleno do funcionamento dos pulmões. Em palavras mais simples: ele precisa aprender a trabalhar sozinho de novo.
Para que isso seja possível, a fisioterapia respiratória evita complicações de saúde que decorrem de uma respiração insuficiente. Assim como recuperar o pulmão e a capacidade motora de quem já se curou de doenças como bronquite, tuberculose e, agora entrou na lista, da Covid-19.
O movimento feito serve para melhorar o fornecimento de oxigênio para o organismo e liberar as vias aéreas de eventuais secreções presentes nessas áreas.
Os exercícios são direcionados por um fisioterapeuta especializado e podem ser feitos em casa, com ou sem o auxílio de equipamentos – facilmente encontrados em lojas de artigos médicos.
Confira alguns exemplos de fisioterapia respiratória:
Deite em uma superfície inclinada de modo que os pés fiquem mais elevados que o tronco. Essa posição é ótima para eliminar secreções. E respire fundo.
Sente em uma cadeira segurando uma bola ou bastão em frente ao corpo. Ao inspirar, levante a bola com as mãos, no nível acima da cabeça. Ao expirar, retorne a bola ao centro do peito.
Em pé, com os pés juntos, estique os braços para a frente com as mãos juntas. Inspire profundamente pelo nariz e vá abrindo os braços em direção à lateral do corpo. Traga os braços de volta à posição original enquanto libera o ar pela boca.
Não tenha pressa enquanto realiza os exercícios;
Se mantenha hidratado;
Eles podem ser repetidos de 5 a 10 vezes;
Consulte sempre um fisioterapeuta para indicar a melhor estratégia para o seu caso.
Gostou deste conteúdo? No artigo você viu que a fisioterapia respiratória é um tratamento essencial para recuperar plenamente a saúde dos pulmões e a qualidade de vida das pessoas que tiveram Covid-19
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.