Recém-nascido: te ensinamos dicas de como limpar seu bebê!

O seu bebê tá chegando ou já nasceu? É normal que apareçam muitas dúvidas neste momento, principalmente quando o assunto é a troca de fraldas ou banho. Que produtos usar? Qual a frequência ideal? O bebê precisa tomar banho todo dia? Afinal, como deve ser a limpeza do recém-nascido?

Confira no artigo as respostas para todas essas perguntas e algumas dicas essenciais para garantir a higiene e a saúde do seu bebê.

Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui as recomendações pediátricas adequadas ao seu bebê.

Como deve ser a limpeza de recém-nascido?

O bebê é considerado recém-nascido até o 28o dia de vida. Os cuidados para essa fase são bem específicos e devem ser seguidos à risca, principalmente quando se trata de um bebê prematuro – aquele nascido com menos de 36 semanas de gestação. 

Entre os cuidados, a limpeza por meio do banho, além de ser essencial para a higiene, também deve ser vista como um momento de relaxamento e de interação entre pais e bebê.

Há quem defenda que o banho de corpo inteiro, nessa fase, não precisa ser diário. E é um assunto que divide opiniões. No entanto, há um ponto de concordância: as partes íntimas precisam, sim, ser lavadas com água e sabonete todos os dias, para evitar que as bactérias presentes na urina e nas fezes causem assaduras e infecções.

Limpeza na troca de fralda

O que não pode faltar na bolsa, além das fraldas e do trocador, são as bolinhas de algodão, água e sabonete neutro. Aí você se pergunta “mas e o lenço umedecido?”. Ele é um produto super prático para levar na bolsa e até pode ser usado, porém o ideal é que seja apenas em ocasiões pontuais, para limpar o excesso de cocô que vazou da fralda ou mesmo quando o bebê regurgita leite.

Por ter muitos aditivos químicos, os pediatras não recomendam o lenço umedecido para uso diário, já que a pele do bebê ainda é muito fina e delicada e as chances de ocorrerem alergias, lesões e assaduras são muito altas.

Tendo dito isso, a limpeza das partes íntimas do recém-nascido, inclusive na troca de fraldas de xixi, precisam ser feitas com água morna ou em temperatura ambiente, algodão e sabonete, com movimentos manuais suaves. Certifique-se de secar a área antes de passar pomada antiassadura e colocar a nova fralda. 

O passo a passo do banho

Uma das maiores preocupações aqui é com o jeito de segurar o recém-nascido. Como o bebê ainda não sustenta a cabeça, a pega precisa transmitir segurança e conforto para ele, então não tenha receio de segurá-lo firme.

O banho pode ser de imersão em banheira ou de balde. Em ambos, a água precisa estar morna, a temperatura ideal é entre 36 e 37 graus. Se houver fezes na fralda, tire o excesso antes do banho.

Comece segurando o bebê de modo que uma das mãos esteja apoiando a cabeça e o tronco do bebê esteja no antebraço. A primeira parte do corpo a ser lavada é o rosto e a cabeça. Use os dedos polegar e médio para vedar os ouvidos do bebê para que não entre água e faça movimentos suaves, sem esfregar.

Feito isso, enxágue e o corpo do recém-nascido já pode ser colocado na banheira, segurando-o pela axila. É hora de lavar o pescoço, membros – se atentando às dobrinhas de braços e pernas – e genitais. 

Em seguida, vire o bebê para uma posição em que o peito dele esteja apoiado em uma das mãos. É hora de lavar as costas e o bumbum. Tire o bebê da banheira e enrole-o em uma toalha seca e macia para secá-lo.  

A higiene em meninas

as partes íntimas das meninas requer atenção especial

A dica para limpar as meninas vale tanto para o banho quanto para a limpeza na troca de fralda. Afaste os grandes lábios com os dedos indicador e polegar e faça a higiene sempre no sentido da frente para trás, de forma que as bactérias presentes nas fezes e no ânus do bebê não sejam transportadas para a vagina e causem infecções.

A higiene em meninos

Para os meninos, a dica é: retraia o prepúcio delicadamente e faça a higiene do pênis e da bolsa escrotal e, por último, do bumbum. Não esqueça de secar a glande e retornar o prepúcio à posição inicial.

O que não pode faltar na higiene do recém-nascido

Anote na lista o que não pode faltar

  • Água morna;
  • Bolinhas de algodão;
  • Sabonete com pH neutro, quando for indicado.

Outros itens essenciais: pomada antiassaduras, toalha macia e produto adequado para os cuidados com o coto umbilical.

O que você achou deste artigo? Você viu que a limpeza do recém-nascido, tanto na hora do banho quanto na troca de fraldas, precisa ser feita seguindo certas orientações, elencadas aqui, para garantir a higiene e saúde do bebê.

E já que o assunto são os cuidados com o bebê, que tal baixar gratuitamente um material que tem tudo a ver com isso? Clique no banner abaixo para ter acesso agora.

Compartilhar