A próstata é uma glândula que faz parte do trato genital masculino e tem o papel fundamental em nutrir e proteger o semêm deixando-o mais líquido – por meio da produção de fluidos. Este órgão, que demanda certo cuidado por ser uma parte sensível, pode sofrer de alguns problemas como a prostatite.
Mesmo sendo comum, a prostatite preocupa. Por isso, separamos todas as informações que você precisa saber sobre o assunto, o que é, as principais causas, sintomas e como tratar esse problema. Continue lendo para saber mais!
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma avaliação médica.
O que é essa inflamação na próstata?
A prostatite é uma inflamação na próstata que pode aparecer subitamente ou de tempos em tempos. A doença pode atingir quase 30% da população com próstata, tendo dois tipos, crônica e aguda. Conheça um pouco mais sobre esses tipos:
Prostatite crônica
Forma mais comum da doença e pode ficar adormecida durante meses e até anos. Não se sabe ao certo as causas desse tipo de inflamação, no entanto ela pode ou não estar relacionada à presença de bactérias.
Prostatite aguda
A forma aguda da doença geralmente aparece de forma repentina por meio de dores e incômodos na região genital. É facilmente confundida com infecção urinária.
Sintomas mais comuns da infecção
Os sintomas da inflamação da próstata podem variar dependendo do caso e do tipo. Em alguns casos, a pessoa afetada pode ser assintomática.
Os sintomas da prostatite aguda podem ser mais graves e causar:
- Febre e tremores;
- Dor ao urinar;
- Esperma de cor amarelada;
- Desconforto pélvico;
- Dor no reto, testículos ou genitais;
- Urina turva ou com mau cheiro.
Os sintomas de prostatite crônica podem aparecer e desaparecer e se manifestar de forma mais discreta como:
- Vontade frequente de urinar;
- Desconforto na área perineal (entre o escroto e o ânus);
- Dificuldade para esvaziar a bexiga;
- Desconforto ou dor a urinar, ejacular ou defecar;
- Alterações do intestino.
Complicações
Ao identificar alguns dos sintomas da inflamação na próstata é muito importante procurar um médico o mais urgente possível. Isso porque a prostatite pode se agravar e gerar sérios problemas.
O agravamento da prostatite aguda pode causar retenção urinária, formação de abcessos na próstata e sépsis – quando a infecção se espalha pelo corpo atingindo vários órgãos. O tratamento é hospitalar, com internação, drenagem do abcesso ou a introdução de sonda vesical para auxiliar a saída da urina.
As implicações podem ir além e causar: infecção bacteriana no sangue, infertilidade e bloqueio da uretra. Esta última causa danos permanentes aos rins.
Tratamento
O tratamento da inflamação da próstata é indicado por um urologista. A inflamação causada por bactérias deve ser tratada com antibióticos e pode durar de 14 dias até 6 semanas, dependendo do tipo de prostatite.
Para a infecção bacteriana geralmente são associados outros medicamentos como anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar as dores. Além de alfa-bloqueantes como a Tansulosina, para ajudar a relaxar o músculo da bexiga e assim é possível voltar a urinar sem dores.
E, alguns casos, quando é impossível determinar a causa exata, além dos medicamentos, banhos de assento de 15 a 20 minutos podem ser recomendados para ajudar a relaxar a região. Um exame pode sempre ser feito para ajudar no diagnóstico.
Algumas medidas que podem ajudar no tratamento:
- banho quente;
- beber bastante água;
- reduzir o consumo de alimentos picantes e condimentados;
- cortar bebidas ácidas e que contenham cafeína;
- evitar andar de bicicleta, montar a cavalo e atividades que podem exercer pressão sobre a próstata.
5 principais causas da prostatite
A maioria dos casos da doença são causados por bactérias, seja do tipo crônica ou aguda. No entanto, há algumas causas que são desconhecidas, e outras possivelmente causadas por fatores externos ou emocionais. Conheça as principais causas:
Infeções urinárias
As infecções urinárias são as grandes vilãs na prostatite, pois geralmente são provocadas por bactérias Escherichia coli, Pseudomonas, Klebsiella e Proteus. Essas infecções acontecem porque essas bactérias migram do trato urinário para a próstata. Mas algumas podem também vir do intestino grosso e até mesmo do sangue.
Hiperplasia prostática benigna (HPB)
A HPB é o aumento benigno da próstata. Causa grande desconforto já que dificulta o ato de urinar. A hiperplasia é um fator de risco para o trato genital podendo ou não provocar a prostatite.
Trauma local repetitivo
Atividades como ciclismo, andar de moto ou a cavalo podem ser origem de alguns casos de prostatite porque tais atividades geram pressão sobre a próstata, inflamando ou criando abcessos.
Ansiedade e estresse
Fatores emocionais podem contribuir para a prostatite crônica por causa dos espasmos dos músculos do trato urinário. Isso aumenta as chances de irritação da glândula prostática, fazendo com que os fluidos presentes na uretra retornem para o interior da próstata, irritando os tecidos internos.
ISTs
Alguns tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs são fatores de risco para a inflamação da próstata, como gonorreia, clamídia, trichomonas e neisseria.
Em todo caso, é muito importante fazer exames periódicos e consultar regularmente um urologista para prevenir e tratar adequadamente a doença.
O que você achou do nosso artigo? A prostatite é uma doença comum e que pode ser facilmente tratada com o urologista. Portanto, se você se identificou com alguns sintomas, não hesite em procurar um especialista.
Para te ajudar a cuidar bem da saúde, que tal baixar um conteúdo exclusivo sobre saúde masculina? Clique no banner para ter acesso: