Todos os anos são coletadas 3,6 milhões de bolsas de sangue. No entanto, apesar desse número estar dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), ele corresponde a apenas 1,8% da população do país, o que indica que ainda podemos fazer muito mais a respeito. Por isso, a instituição busca aumentar esse índice agora que reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização dos responsáveis) e aumentou a idade máxima de 67 para 69 anos. Mas quais são os requisitos para doar sangue?
Na época de carnaval, as campanhas para doações se intensificam e a necessidade do estoque aumenta. Para doar é simples e cada doação pode ajudar até 4 pessoas. Neste post da Santo Remédio você vai descobrir se está apto a doar sangue e salvar vidas. Vamos lá?
Felizmente, pessoas com todos os tipos sanguíneos podem doar! Existem 8 tipos sanguíneos e todos eles podem e devem ser doados.
Porém, existem alguns requisitos para doar sangue. Esses critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam a proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
Aqui estão alguns requisitos para doar sangue:
Laia também:
– Doar sangue salva vidas, mas requer atenção. Confira!
– 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro
Existem pessoas que fazem parte do chamado ‘grupo de risco’ para doar sangue e portanto não estão liberados para realizar a doação, essas pessoas são:
Algumas intervenções cirúrgicas e alguns procedimentos também impedem a doação por determinado período de tempo:
Sobre as pessoas que já doaram e pretendem doar de novo é preciso esperar o tempo recomendado. No caso dos homens esse período é de 60 dias (até 4 doações por ano) e para as mulheres 90 dias (até 3 doações por ano).
Embora a ciência tenha avançado muito e feito várias descobertas na área da saúde, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Sendo assim, quando uma pessoa necessita de uma transfusão de sangue, ela só pode contar com a colaboração de voluntários. Ajude você também e faça a sua parte.
Como você viu, ter uma boa saúde é um dos requisitos para doar sangue. Para alcançar este objetivo e estar apto a salvar vidas, o primeiro passo é praticar exercícios físicos com frequência. Logo, para ajudá-lo nesta tarefa, nós criamos um material exclusivo com os 7 passos indispensáveis para quem quer abandonar o sedentarismo e começar uma vida mais saudável.
Clique na imagem abaixo e faça o download do conteúdo completo.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.