A menopausa é um período natural que vem logo após a última menstruação espontânea de uma mulher. Nessa fase, são encerrados dois ciclos simultaneamente: o menstrual e o ovulatório. Os sintomas da menopausa causam diversas alterações no organismo da mulher.
Só é considerada menopausa quando a mulher fica mais de 1 ano sem menstruar. Por outro lado, alguns fluxos irregulares podem ocorrer.
A menopausa não tem como ser prevenida ou impedida, afinal ela é um processo natural e normalmente acontece entre os 40 e os 50 anos de idade. Logo, não existe uma maneira exata de prever quando os sintomas da menopausa irão aparecer, pois eles se diferenciam de mulher para mulher.
No entanto, alguns anos antes é possível sentir os sinais característicos dessa fase, como as intensas ondas de calor que podem persistir por anos.
A menopausa é natural em determinado período da vida das mulheres, mas quando ela se dá antes dos 40 anos de idade é chamada de menopausa precoce.
Os sintomas da menopausa precoce ocorrem devido a algum fator que impeça os ovários de funcionarem corretamente. Eles são os mesmos de uma menopausa comum e acontecem, principalmente, por causa do histórico familiar positivo.
A menopausa precoce surge quando a mulher já nasce com uma reserva menor que a esperada de folículos ovarianos. Além disso, ela também ocorre quando esses folículos ovarianos são consumidos muito mais rápido que o normal ao longo da vida.
Muitas vezes, as causas não são muito bem definidas, mas podem ser explicadas por anormalidades genéticas, exposição a toxinas ou doenças autoimunes.
A menopausa ocorre apenas após a última menstruação da mulher, mas muitas pessoas acabam chamando de menopausa os períodos que antecedem e precedem esse evento. Para que não haja mais dúvidas, confira abaixo o que é e o que caracteriza cada um dos estágios:
A pré-menopausa é o período que conduz ao último período antes da menopausa acontecer. Ou seja, ela acontece quando os níveis dos hormônios sexuais da mulher (estrogênio e progesterona) começam a ficar instáveis e um pouco antes dos fluxos menstruais se tornarem irregulares de verdade.
Perimenopausa é o período “em torno da menopausa”. Portanto, ela é o período que vai de alguns anos antes do fenômeno até alguns anos depois. Segundo a Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS), essa transição pode levar de quatro a oito anos.
Essa mudança da perimenopausa para a menopausa acontece, geralmente, entre os 45 e 55 anos de idade, podendo ter uma pequena variação, conforme o organismo da mulher. Normalmente, a menopausa de uma mulher acontece mais ou menos na mesma época em que aconteceu a de sua mãe.
Esse tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério. Ele representa a passagem da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios Estrogênio e Progesterona.
Além da irregularidade dos ciclos menstruais, alguns outros sintomas podem aparecer num período de um ano antes da menopausa se efetivar. Veja:
A melhor forma de identificar os sintomas da menopausa é por meio de acompanhamento médico. A paciente deverá questionar o seu ginecologista sobre possíveis causas. Se o especialista suspeitar de que ela está na transição da menopausa, um exame de sangue poderá ser realizado para medir os níveis dos hormônios:
O mais indicado é que a mulher realize consultas rotineiras ao ginecologista para verificar sempre sua saúde.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ler a nossa matéria Saúde da Mulher: tudo começa com o autocuidado!
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.
View Comments
Muito interessante essa pesquisa,
Informações que agregaram conhecimento, muito bom!!!
Sinto me cansada,estou na menopausa,nao é cansaço físico,parece que o ar nao chega o suficiente nos pulmões, é normal?
Não sabia que a menopausa tem os mesmos sintomas que a tireóide, pq tenho os dois , gostei muito, vcs tiraram minha dúvida. Obrigada.
Tenho 46 anos .é normal ter pequenos sangramento ao longo do mês, isso é sintoma da menopausa?
Muito esclarecedor . Já sinto vários sintomas ( O pior o esquecimento. Obrigada
Sinto muita dor de cabeça alem dos outros sintomas que conheço , isso pode ser da menopausa?
Ok eu faço está saindo uma pele da minha vagina ao mesmo tempo tipo uma um catarro inco lcolor
Tenho 44 anos e ultimamente sinto frio muito fortes vi que
Os sintomas são ondas de calor forte o frio é de doer os ossos tipo uso casacos mais de um e o frio não passar parece febre muito alta mais o meu corpo nao fica quente é só o frio mesmo depois desaparece eu não sei se foi por conta da vacina do Covid ou se tem alguma coisa a ver com a menopausa ,Gostaria de saber se tem outros sintomas como os de frio ? Obrigada
Estou na fase da menopausa, sofrendo muito, estou usando esoflavona, que o cardiologista passou.o que me intriga e eu sentir meu sangue passando pelo corpo, sinto passando na virilha, nos pés, , sinto dormência na sensibilidade, sinto o sangue passando pelo meu pulso, o médico me falou que e tudo dos hormônios, e que e normal sentir isso. E normal mesmo sentir tudo isso?
Todo homem que ama e respeita sua mulher deveria saber disso.
Muito obrigado, meu respeito, amor e admiração por minha esposa só alimentaram, muito obrigado mesmo
Tenho 47 anos estou menstruando 2 vezes ao mês,com fluxo muito forte !! Será que estou na menopausa?