Cuidados com a pele

Tipos de depilação: qual o ideal para a pele não irritar?

Pinça, cera, linha ou laser. Os tipos de depilação disponíveis no mercado são os mais variados entre métodos definitivos e temporários. Quais deles irritam menos a pele? Você sabe qual é o melhor de acordo com o seu tipo de pele?

Tire essa e outras dúvidas sobre os tipos de depilação com a leitura do nosso artigo. 

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma avaliação dermatológica.

Tipos de depilação, qual escolher?

São tantos tipos que fica até difícil escolher. E se você prestar atenção, todos prometem menos dor e irritação. Mas será que é mesmo verdade?

Na realidade, o próprio ato de remover os pelos, independentemente do método, é agressivo para a pele, em maior ou menor grau. Mas, antes de passar para os detalhes sobre irritação na pele, que tal conhecer mais sobre os tipos de depilação?

Tem método definitivo, temporário e indolor. Já que o assunto dor chegou por aqui, provavelmente você sabe que esse fator é frequente e é certo que a escolha vai estar baseada na sua tolerância a isso. Outro fator que vai influenciar é quanto você pretende gastar com a depilação.

Leia também: Cravos e espinhas: qual a diferença e como tratar a pele?

Veja os tipos de depilação mais comuns:

  • Depilação a laser: o laser age na raiz dos pelos, evitando que ele nasça de novo. Exige certo investimento e é definitivo.
  • Depilador elétrico: equipamento portátil, pode funcionar à pilha ou na tomada. Possui diversas mini pinças giratórias que removem o pelo pela raiz. O método não é definitivo, mas o pelo demora várias semanas para nascer novamente.
  • Cera quente/fria: aplicada na direção de crescimento dos pelos. Ela remove os pelos pela raiz, com o auxílio de espátulas ou lenços apropriados para depilação. Também pode levar várias semanas para que o pelo apareça novamente.

  • Creme depilatório: substância química que “derrete” o pelo. Deve ser removido com água morna. Não indicado para locais do corpo muito sensíveis, como próximo aos genitais. O creme remove apenas a parte aparente do pelo, superficialmente, sem causar dor.
  • Lâmina: um dos mais econômicos. A lâmina remove os pelos imediatamente na primeira passada. Por apenas cortá-lo na base, em questão de dias o pelo volta a crescer.
  • Pinça: prática e rápida, a pinça pode ser levada na bolsa. Ela tira os pelos pela raiz e é considerada, por muitos, um método muito doloroso.
  • Linha: indicado para áreas onde os pelos são finos, como buço, sobrancelha e outras áreas do rosto. A linha arranca os pelos pela raiz e ele demora algum tempo até aparecer novamente.

Como evitar irritação na pele após a depilação?

Os cuidados pré e pós-depilação são importantes para a pele se manter saudável e recuperar eventuais danos causados pelo processo depilatório. Confira abaixo algumas dicas essenciais para evitar alergias, foliculite, pelos encravados, queimaduras e outros tipos de irritação na pele.

Siga as orientações do fabricante

Isso vale para quem faz a depilação em casa, em si mesma. Siga à risca as recomendações prescritas pelo fabricante para minimizar o risco de alergias, queimaduras e outras lesões na pele.

Evite roupas apertadas

Dê preferência às roupas mais largas, que não fiquem roçando na área depilada, que está sensível. Assim, você deixa a pele livre para se recuperar mais facilmente e ainda elimina o risco de vermelhidão e infecções.

Use produtos próprios

A pele precisa de cuidados específicos após o processo de depilação, então não esqueça de usar produtos adequados para este fim. Cremes, géis, óleos e loções de outros tipos podem obstruir os poros, causando irritação e pelos encravados. 

Mantenha a hidratação

Pele macia e lisa começa quando o corpo está devidamente hidratado. Não deixe de beber bastante água para a pele não perder o viço.

Faça esfoliação

A esfoliação deve ser feita até 48 horas antes da depilação, para eliminar pelos encravados, sujeira e células mortas. Não deve ser feita todos os dias e os movimentos precisam sempre ser suaves para não machucar a pele. 

Proteja a pele do sol

Aqui vale evitar exposição solar a qualquer custo. Aguarde pelo menos 24 horas após a depilação de qualquer tipo antes de sair sob o sol. O uso de um bom protetor é fundamental para evitar manchas na pele. 

Este conteúdo foi útil para você? Se você ainda não conhecia todos os tipos de depilação, agora ficou mais fácil escolher o melhor método. Lembrando que os cuidados antes e depois da depilação são essenciais para manter a pele saudável.

E por falar nisso, temos um material que vai ser super útil para você. Clique no banner abaixo para acessar gratuitamente:

Vanguarda Martech

Recent Posts

Hidratação: A Importância de Manter o Corpo Bem Hidratado

A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…

6 dias ago

Câncer de pele: como identificar os primeiros sinais?

O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…

1 semana ago

O que é síndrome metabólica? Causas e Fatores de Risco

A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…

2 semanas ago

Novembro Azul: A Importância da Prevenção e Cuidados com a Saúde do Homem

O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…

2 semanas ago

Diabetes: Dicas para Controlar e Prevenir a Doença

Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…

3 semanas ago

Saúde da pele: Cuidados na Primavera – Prevenção de Manchas e Melasma

A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…

4 semanas ago

This website uses cookies.