Descubra as 9 doenças que mais afetam a saúde do homem

Veja quais as doenças mais afetam a saúde do homem.

Forte, destemido e indestrutível! É assim que a maioria das pessoas veem um pai, principalmente os filhos. Mas fique sabendo que até eles precisam cuidados no corpo e na mente para continuarem sendo os super heróis da família. É importante que os paizões tenham uma boa alimentação, façam exercícios físicos com regularidade e evitem os vícios. Para mostrar para você o quanto estes hábitos são importantes, listamos, as doenças que mais afetam a saúde do homem.

Doenças que afetam a saúde dos pais

Quantos homens você conhece que realizaram consulta ou algum exame médico sem estarem doentes? Infelizmente por muito tempo eles deixaram a saúde em segundo plano, mas isso vem mudando com o tempo. Os papais perceberam o quanto é importante cuidar da própria saúde para curtir por um longo tempo os filhos.

É muito importante que os filhos e toda a família incentivem os pais a irem ao médico fazer exames de rotina. Isso, para prevenir qualquer tipo de dano à saúde do homem.

Para que os papais fiquem de olho na saúde e se cuidem mais, vejam 9 doenças mais comuns nos homens.

1. Câncer de próstata

Este é o tipo de câncer mais comum entre os homens, daí a importância de prevenir e realizar os exames pertinentes para evitar a doença. A maior recorrência do câncer de próstata está nos papais que têm mais de 65 anos, mesmo assim, é de extrema importância visitar um especialista a partir dos 45. Quando diagnosticado precocemente, o câncer tem riscos de mortalidade reduzidos.

2. Obesidade

A obesidade está ligada a diversos fatores: sociais, ambientais, comportamentais, psicológicos, etc. Os principais hábitos que podem levar a esta condição é a adoção de um estilo de vida perigoso. Em outras palavras, ter uma rotina sedentária e uma dieta rica em gorduras e açúcares podem deixar o indivíduo cada vez mais próximo de estar obeso. Esta doença também é a porta de entrada para as complicações cardiovasculares, das quais nós vamos falar no próximo tópico.

Você também pode gostar de ler:
– Vai ser pai? Veja como ajudar nos cuidados com o bebê
– Corpo e bem-estar: os cuidados básicos que fazem a diferença

3. Doenças cardiovasculares

Muitos papais sofrem com os males causados pelas famosas doenças do coração. As principais são infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), arritmia cardíaca e hipertensão arterial. Assim como a obesidade, as causas das doenças cardiovasculares podem ser genéticas, mas o principal motivo são os comportamentos negativos corriqueiros, como a má alimentação, o tabagismo, o colesterol alto, etc. Para evitar sustos, os homens precisam fazer consultas médicas periódicas, controlar o peso e realizar constantes avaliações físicas e nutricionais.

4. Câncer de pulmão

Um dos grandes responsáveis por esta doença é o tabagismo, mas outros fatores de risco como o fumo passivo, a inalação de agentes químicos e a poluição do ar podem desencadear o problema. O câncer de pulmão tende a ser extremamente agressivo e se tornar metastático, ou seja, se espalhar rapidamente para outras áreas do corpo.

5. Diabetes

Esta é uma doença tão comum quanto silenciosa nos homens, principalmente em seu estágio inicial. A diabetes pode ser cruel, por isso, fique atento aos sintomas que podem ser manifestar pela quantidade desproporcional de urina por dia ou até mesmo pela necessidade de beber água mais do que o normal. Em todo caso, o melhor remédio é adotar hábitos saudáveis que possam deixar o pai longe deste problema. Controlar a glicose no sangue e o sobrepeso, além de manter uma alimentação saudável para o corpo podem ser um ótimo começo!

6. Câncer De Pele

É considerado o câncer que mais afeta aos homens, até mais que o câncer de próstata, e por isso os pais precisa de atenção redobrada.

Para prevenir o surgimento desse câncer é muito importante dar atenção à proteção da pele, tanto em protetores solares, como por evitar a exposição ao sol durantes os horários mais críticos do dia, usar chapéus,óculos e roupas que protejam dos raios UVA e UVB.

7. Doença Hepática

A saúde do fígado é extremamente importante, pois é ele que realiza atividades de digerir alimentos, absorver os nutrientes e ainda se livre de agentes que podem prejudicar o organismo.

Entre as doenças hepáticas estão: cirrose, doença hepática alcoólica, câncer de fígado, hepatite viral, doença hepática autoimune ou genética. A doença hepática pode ser provocada pelo consumo de tabaco e álcool.

8. Cálculos renais

A maior incidência de cálculos renais são em homens após os 50 anos e tem sido atribuído, em parte, ao efeito protetor dos estrogênios através da diminuição da excreção renal de cálcio.

Há também outros problemas que podem causar os cálculos renais, como uma infecção urinária ou condições neurológicas.

Por isso, é sempre bom checar se os papais estamos bebendo bastante água e se alimentando direitinho.

9. Pneumonia

A incidência de pneumonia em homens é maior que em mulheres, mas não por questões biológicas, e sim por motivos comportamentais e de hábitos de vida mais frequentes nos homens.

Os principais fatores de risco para a ocorrência de pneumonia são: tabagismo, institucionalização, imunossupressão (como VIH), doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca.

Mas quais os maiores fatores que provocam essas doenças?

Os maiores fatores de risco que podemos observar na lista acima é que, fora as pré-disposições genéticas, essas doenças possuem causas em comum. É isso mesmo! Elas são decorrentes de alguns maus hábitos, como:

  • Alto consumo de gordura e açúcares,
  • Baixo consumo de frutas e legumes,
  • Tabagismo,
  • Consumo de álcool,
  • Falta de exercícios,

Esses hábitos que podem prejudicar a saúde do homem podem ser substituídos por práticas mais saudáveis. Além disso, essas mudanças podem refletir em outras áreas da vida também, por isso você pode ver agora 5 práticas simples que podem deixá-los com uma saúde de ferro!

O autocuidado é muito importante para a saúde do homem

Cuidar dos papais é muito importante, mas incentivar eles a cuidarem de si mesmos é muito melhor. Pois eles sabem o que consomem e o que fazem que podem prejudicar a sua saúde, então, trazer essa consciência a eles é essencial.

Pensando nisso, separamos um material exclusivo para você entender a importância do autocuidado. Baixe gratuitamente o infográfico com os hábitos que vão melhorar a sua vida e garantir mais bem-estar! Clique no banner abaixo e faça o download.

Compartilhar