O bafo é um problema silencioso e muito constrangedor. Quem tem às vezes não percebe e, no entanto, é bem simples de resolver. Para não ser pego de surpresa pelo mau hálito, leia nosso artigo para conhecer as principais causas, como tratar e dicas para evitar este desconforto.
Leia também:
– Álcool e medicamentos: razões para evitar essa combinação
As razões são muitas. De higiene bucal inadequada e uso de cigarro até o consumo de alimentos de cheiro forte, infecções na boca e doenças.
Também chamado de halitose e mau hálito, quando ele está na boca, ele ocorre pela ação de bactérias. Ao consumir restos de comida, enxofre é liberado e esta substância é famosa por ter um odor forte. A placa bacteriana (biofilme) também contribui para o aparecimento do problema.
Mas e quando o bafo não vem da boca? É possível! Em alguns casos, a causa do mau hálito tem relação com certas doenças que afetam a respiração e a digestão. Então o hálito ruim é um dos sintomas.
Quando a escovação não é bem feita e o fio dental não é usado, o bafo é o primeiro indicativo da má higiene.
Para as pessoas que usam prótese dentária ou aparelho ortodôntico fixo ou móvel precisam reforçar os cuidados.
Certos alimentos têm cheiro e gosto fortes, durando por muito tempo na boca, como é o caso do alho e da cebola. E tem mais: durante a digestão, as substâncias químicas são absorvidas e se dispersam pela corrente sanguínea, exalando pelo corpo inteiro.
A boca seca, chamada de xerostomia, é quando as glândulas que produzem saliva não funcionam bem, produzindo em quantidade inferior à necessária para remover restos de comida e com as substâncias que inibem a proliferação bacteriana.
A produção de saliva é alterada quando estes dois fatores entram em ação. Além de deixarem gostos marcantes na boca – marcante nem sempre quer dizer uma coisa boa – o consumo favorece o aparecimento de infecções.
O ideal é que o cigarro seja evitado a todo custo e as bebidas alcoólicas sejam consumidas com moderação.
As vias aéreas quando acometidas por doenças como tuberculose, abscesso pulmonar, sinusite, amigdalite, pneumonia e outras podem causar um odor que se espalha para a boca, surgindo, assim, o bafo.
O mau hálito nesse caso não está na boca, ele vem do estômago. Quando há refluxo gastroesofágico, o ácido estomacal misturado com o alimento sobe para a garganta, com isso vêm juntos um gosto e cheiro ruins, causando mau hálito.
Não tem como escapar, mesmo com excelente higiene e zero complicações por doenças. É completamente normal e não há com o que se preocupar. No período da noite, ficamos em jejum durante o sono, a saliva fica viscosa e as bactérias se proliferam.
A maior parte dos problemas que causam bafo pode ser facilmente resolvida adotando medidas preventivas simples no dia a dia. Veja quais são:
O que você achou do nosso conteúdo? No artigo, você viu que o bafo tem diferentes causas e as dicas são super simples para evitar este incômodo. O cuidado com a higiene bucal é essencial para se livrar do problema.
E já que estamos falando sobre isso, temos um conteúdo que tem tudo a ver:
– Os primeiros dentinhos do bebê: o que a mamãe precisa saber!
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.