Seja para melhorar uma dorzinha incômoda, seja para tratar doenças sérias, os medicamentos precisam ser utilizados com responsabilidade, do contrário, podem causar danos nada agradáveis ao organismo de quem os toma.
É claro que seguir a receita passada pelo médico é parte fundamental deste processo, mas tomar medicamentos de maneira equivocada também tem prejudicado os resultados de muita gente. E olha que a maioria das pessoas nem sabe o que está fazendo de errado, viu? Agora, veja os 5 erros comuns ao tomar medicamentos.
Tomar o medicamento a seco pode fazer com que ele fique parcialmente retido no esôfago, sem falar na possibilidade de irritação da mucosa onde o comprimido se prendeu.
Seja em forma de comprimido ou líquido, os medicamentos devem ser ingeridos exclusivamente com água. Em todos os casos, siga as orientações do seu médico. Outro profissional que pode ajudar a tirar as suas dúvidas é o farmacêutico. Nós já falamos aqui no blog sobre este profissional e você pode conferir como ele pode melhorar a sua saúde clicando aqui.
Este pode ser um dos erros mais comuns, afinal, quem nunca esqueceu o horário de tomar o medicamento que atire a primeira pedra, né? É preciso seguir à risca a receita médica e a bula. Mudar os horários recomendados ou não cumpri-los pode influenciar diretamente na eficácia da medicação.
Leia também:
– 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro
– Dor de cabeça? Conheça 5 possíveis causas do problemas!
Ao retirar o conteúdo da cápsula e tomá-lo, você está colocando a mucosa da boca e o esôfago em contato direto com a medicação, o que pode ser bastante prejudicial para o organismo e para a eficiência do produto.
Muita gente tritura o comprimido com a justificativa de facilitar a deglutição, no entanto, a prática pode atrapalhar a absorção dele. Os únicos que podem ser cortados ao meio são aqueles que possuem uma linha, desenhada justamente para facilitar o corte.
Obviamente, alguns medicamentos devem ser tomados em jejum, outros podem causar irritação e serem extremamente agressivos ao estômago caso não sejam precedidos por uma refeição. Ninguém merece adquirir uma doença no estômago logo quando está tentando se livrar de outro mal, certo?
Todo mundo já tomou um remédio por conta própria pelo menos uma vez na vida. A automedicação é tão perigosa quanto comum. Ao alimentar esta prática você pode estar piorando mais ainda o seu estado de saúde.
Mesmo após ter passado por um médico, ouvir as orientações de um profissional qualificado pode ser uma ótima ideia para quem não quer atrapalhar a eficácia do medicamento na hora de tomar. O espaço FarmaClinic, da Santo Remédio, sempre tem um farmacêutico à disposição para conversar com você e dar as melhores dicas. Venha nos fazer uma visita e ouça quem realmente entende do assunto para não arriscar a sua saúde!
Que bom que você leu o conteúdo até o final! Agora, que tal continuar aprendendo? Descubra como proteger o seu organismo de agentes estranhos nesta matéria.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.