Como um farmacêutico pode melhorar a sua saúde

Como um farmacêutico pode melhorar a sua saúde
Compartilhe:

É comum que as pessoas não compreendam muito bem a importância do farmacêutico. Geralmente a primeira ideia é que ele está presente nas farmácias apenas por obrigatoriedade – existe uma lei, de nº 5.991/73, que exige a presença de um farmacêutico nos estabelecimentos dessa natureza.

E ao contrário do que muitos pensam, o exercício desta profissão vai muito além de ficar atrás de um balcão, tirando dúvidas sobre medicamentos prescritos pelo médico. Confira o artigo que elaboramos sobre as atribuições e como o farmacêutico atua para a saúde da população em geral. Confira!

Você pode se interessar por:

– O que é teste ergométrico e para que serve? Descubra aqui!

Importância do farmacêutico para a promoção da saúde

Provavelmente, em algum momento, você já foi à farmácia comprar medicamento sem receita médica. Mas fica tranquilo, porque essa é uma atitude corriqueira. No entanto, alguns riscos passam a fazer parte da sua vida se você faz isso sempre e pior, sem orientação adequada. Um farmacêutico é quem vai poder te instruir direitinho sobre a melhor forma de usar aquela substância em questão.

Isso porque o profissional tem total entendimento sobre o uso correto de determinados medicamentos. Ele ainda pode orientar ao paciente sobre o que ele pode ou não tomar. É papel do farmacêutico conversar com o paciente para saber se ele faz uso de outros medicamentos, pois a combinação de determinadas drogas pode afetar a saúde.

Além disso, ele também é responsável por orientar às pessoas sobre a dosagem correta dos medicamentos prescritos pelo médico, forma de armazenamento e sobre a importância do tratamento.

O farmacêutico, com o médico e outros profissionais de saúde, é responsável não só pelo bem-estar da população, mas também por salvar vidas.

Como um farmacêutico pode fazer a diferença na sua saúde?

Além de orientar as pessoas sobre a medicação, o farmacêutico ainda pode executar outras funções para promover a saúde da população. Essas demandas podem ser executadas até mesmo dentro das farmácias e drogarias. Veja quais são elas!

Exame de bioimpedância

Esse é um exame para quem vai começar ou já faz academia ou pratica alguma modalidade esportiva. Ele é importante, pois fornece informações precisas sobre a composição do corpo, como porcentagem de gordura, de massa magra e quantidade de água. Por meio dessa análise, o atleta sabe o que deve ganhar ou perder em sua rotina de exercícios.

É um exame simples, que pode ser feita dentro da farmácia, por um profissional especializado.

banner-sedentarismo

Medir pressão arterial

É muito comum também que algumas pessoas compareçam à farmácia para medir a pressão arterial. Nesse momento, a presença do farmacêutico é indispensável, pois ele tem conhecimento técnico o suficiente para realizar o exame e explicar ao paciente se a pressão está normal.

Exame de diabetes

O exame para detectar os níveis de açúcar no sangue é bem simples e pode ser feito fora dos laboratórios, com o uso de equipamentos específicos. No entanto, para realizar o teste é preciso ter capacitação, pois é necessário uma pequena amostra sanguínea.

Nesse contexto, o farmacêutico pode desempenhar com maestria esse papel dentro dos estabelecimentos, dando um diagnóstico preciso e confiável. Ele ainda orienta ao paciente a procurar um médico para que o devido tratamento seja realizado.

E o melhor de tudo é que esse atendimento pode ser oferecido dentro das farmácias de forma totalmente gratuita, o que facilita muito a vida das pessoas, principalmente daquelas que não possuem um plano de saúde e não conseguem arcar com despesas médicas.

Gostou do nosso conteúdo? Como você viu, o farmacêutico é um profissional de suma importância para garantir o seu bem-estar e na Santo Remédio temos os serviços citados acima e com atendimento de farmacêuticos especializado.  Com as orientações dele, a medicação pode ser consumida de acordo com a prescrição médica. Mas lembre-se: a prática de tomar remédio por conta própria é um perigo para a saúde. 

E para finalizar, que tal ler agora o artigo que elaboramos sobre os principais riscos da automedicação?

– Alerta para a saúde: conheça os principais riscos da automedicação

Compartilhar

Deixe uma resposta