A acne é um problema que pode surgir tanto em adolescentes quanto em adultos. Uma parte do corpo nos quais as espinhas surgem com frequência é a região da boca. Mas existem formas de tratá-las e até mesmo de evitá-las, sabia?
A seguir, tire suas dúvidas sobre acne, como prevenir o problema e outros tomados a tomar neste texto que a Santo Remédio preparou especialmente para você. Boa leitura!
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista.
A acne é uma inflamação e obstrução dos folículos que ocorre quando as glândulas sebáceas ficam obstruídas por pele morta, oleosidade ou células mortas. Em geral, ela ocorre por fatores como:
O ideal é que sim. O dermatologista tem condições de avaliar o estado geral da pele e o histórico da (do) paciente. Entre as mulheres, por exemplo, problemas como ovários policísticos e disfunções da tireoide podem ser responsáveis pela acne.
Buscar opinião médica e tratamento adequado também diminui o risco de que a pele fique com cicatrizes difíceis de corrigir posteriormente.
Não é recomendado usar dermocosméticos ou pomadas sem a indicação profissional.
Alguns cuidados para minimizar a acne nessa parte do rosto.
Se você já estiver com uma espinha, nunca a esprema, pois isso agrava a inflamação. As bactérias presentes nos dedos ou na superfície da pele podem atingir níveis mais profundos e causar lesões mais graves.
Bons hábitos de alimentação podem ajudar a diminuir e a tratar a acne na região da boca e em outras partes do corpo. Consuma:
O cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”) alto é um fator que pode contribuir para que uma pessoa tenha acne. Exercícios físicos diminuem o nível de cortisol, por isso são bastante recomendados pelos médicos.
Sim. A influência genética está associada ao gene TNF-alfa, que faz com que uma pessoa tenha mais ou menos chances de ter acne. Mas o problema pode ser controlado por meio da boa alimentação e de um estilo de vida mais saudável.
Como dissemos anteriormente, casos de acne da mulher adulta podem surgir a partir dos 25 anos e se estender até os 40. Mas há situações de mulheres que tiveram acne depois de entrarem na menopausa (já perto dos 50 anos) por conta da alteração na produção de hormônios ou devido à suplementação hormonal.
O que você achou deste conteúdo? Nele, vimos que a acne na região da boca pode ter causas diversas, desde problemas hormonais até descuidos na hora de fazer a barba, e também atingir adolescentes e adultos da mesma forma. Consultar um médico é essencial para minimizar os efeitos da acne na pele por meio de medicação, tratamentos específicos ou mudanças de hábitos no dia a dia.
Confira outros conteúdos saúde, beleza e bem-estar no blog da Santo Remédio – e fique ligado nas nossas atualizações e em nossos conteúdos especiais.
Cravos e espinhas: qual é a diferença e como tratar a pele? Veja.
Acne – Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Saiba como ter uma pele saudável com a ajuda de um dermatologista.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.