Pressão alta: fique atento aos sinais e saiba como prevenir

Pressão alta: fique atento aos sinais e saiba como prevenir

Diferente do que pensam muitas pessoas, a pressão alta é um problema sério e não atinge somente idosos. A hipertensão atinge 20% da população brasileira, incluindo metade das pessoas com mais de 65 anos. Crianças também podem ter pressão alta, embora seja muito rara a incidência da doença nessa idade.

Pensando nos cuidados da sua saúde, a Santo Remédio preparou essa matéria para esclarecer os sintomas da pressão alta e te ajudar na prevenção dessa doença. Acompanhe o que é preciso fazer para evitar a hipertensão.

Conhecendo a pressão alta

A pressão alta ou hipertensão arterial é uma doença cardiovascular crônica. Seu nome está relacionado à ação da doença no corpo. Ou seja, quando ocorre o aumento anormal (e por um longo tempo) da pressão do sangue ao circular pelas artérias do corpo.

Dentro do organismo, os vasos sanguíneos e o sangue bombeado pelo coração travam uma batalha, uma vez que esse sangue exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. A resistência dos vasos para a passagem do sangue é que determina a pressão arterial. Em geral, a pressão sobe quando o corpo precisa de mais energia, como por exemplo, em atividades físicas. Uma pessoa em repouso, normalmente, deve ter a pressão mais baixa.

Como saber se tenho hipertensão?

Para saber se você está com pressão alta é preciso fazer consultas de rotina regulares, pelo menos uma vez ao ano, para que o médico possa avaliar sua medida de pressão. Isso porque, a hipertensão é uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem é muito provável que a pessoa esteja com um nível muito avançado da doença.

Se você estiver com dores de cabeça constantes, falta de ar, visão borrada, zumbido no ouvido, tontura e dores no peito, é hora de consultar urgentemente um médico para ter o diagnóstico e dar início ao tratamento da hipertensão.

O diagnóstico preciso de uma pessoa com pressão alta é realizado após tomar várias medidas da pressão e em momentos diferentes. Isso serve para excluir a possibilidade de uma condição passageira do corpo, como um estresse. Se constantemente as medidas apresentarem um valor igual ou superior a 14/9, isso é um indicativo de hipertensão.


Leia também:

Afinal, o que fazer para envelhecer com saúde?

Como adequar a alimentação para prevenir doenças do coração?


Pressão acima desse valor pode oferecer o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito); e renais, como insuficiência ou paralisação dos rins. A pressão alta ainda pode causar alterações na visão que ocasionam cegueira.  

Prevenir é o melhor remédio!

Quando a pressão alta é identificada através dos sintomas, isso quer dizer que o corpo já está “forçando a barra” para mostrar que tem algo errado com seu organismo. A doença silenciosa pode ser prevenida com atitudes simples no dia a dia.

Para isso, você terá que priorizar sua qualidade de vida como um todo. Isso quer dizer que a adoção de hábitos saudáveis, tão falados por toda a comunidade médica, além de melhorar sua saúde como um todo, previne a hipertensão. Então, manter-se em um peso ideal, comer pouco sal, praticar esportes, deixar de fumar, evitar o consumo de bebidas alcóolicas e controlar os níveis de estresse podem ser fatores fundamentais para a preservação da saúde.

Cuidado especial

É importante que pessoas que já possuem hipertensos na família comecem a se cuidar imediatamente, uma vez que a doença é hereditária. Pessoas acima dos 55 anos também devem ter atenção redobrada com a saúde. Isso porque a hipertensão arterial requer que o paciente tome remédio a vida inteira, uma ação que pode ser evitada com cuidados de rotina e visitas regulares ao médico.
Este conteúdo foi útil para você? A Santo Remédio traz diversas informações sobre cuidados com saúde. Qual tal conferir como o álcool afeta a saúde do corpo e começar a adotar hábitos saudáveis desde já?

Compartilhar