Garantir o bem-estar do bebê é fundamental para que ele cresça de maneira saudável. Só quem tem criança em casa sabe a preocupação que os temidos soluços trazem com a possibilidade de estarem incomodando o pequeno. Em um momento tão delicado é compreensível que os pais fiquem literalmente sem saber o que fazer para evitar a situação.
Agora, você vai descobrir quais são as causas do aparecimento de soluço no bebê e como resolver o problema de maneira rápida. Aqui, nós também vamos dar algumas dicas para os pais prevenirem esse desconforto na criança.
Mesmo durante a gestação é possível que a mãe sinta o seu filho soluçar e não há nada de errado com a situação. O soluço é consequência de uma contração involuntária de um músculo que fica logo abaixo do pulmão, o diafragma. Essa contração faz com que as cordas vocais fechem com maior rapidez, causando o desconforto.
O soluço no bebê pode acontecer por diversos motivos, entre os principais estão:
– Comer demais;
– Engolir ar enquanto mastiga;
– Mudanças de temperatura;
– Refluxo;
– Fome.
Algumas atitudes simples durante o problema podem fazer o soluço sumir ou diminuir de intensidade. Olha só:
Colocar o bebê na posição vertical: principalmente se ele estiver com o estômago cheio esse é o momento para você colocá-lo na vertical para ajudá-lo a arrotar. A posição facilita a saída de gases do estômago e, consequentemente, pode parar o soluço.
Alimentar o bebê: colocar a criança para mamar tende a ser uma boa solução para o momento do soluço, afinal, o ato de sugar diminui o reflexo do diafragma. Mas antes de optar por essa atitude não se esqueça de respeitar os horários de mamada do bebê.
Manter o bebê sempre aquecido: deixá-lo sem roupa por muito tempo ou após trocar a fralda pode fazer com que o corpo dele se resfrie, o que pode causar o soluço. Aquecer a criança é uma prática saudável tanto para prevenir o problema quanto para diminuir a intensidade do soluço.
Leia também:
– Vai viajar com o bebê? Veja o que não pode faltar na mala!
– 7 práticas eficientes para evitar assaduras no bebê
– Os primeiros dentinhos do bebê: o que a mamãe precisa saber!
Ao contrário do que muita gente pensa o soluço é normal no bebê e não causa a ele nenhuma dor ou incômodo. Mas se mesmo assim você quer prevenir que essa situação aconteça com o seu filho, aí vão algumas dicas:
– Deixe o bebê ereto por cerca de 20 minutos após cada refeição;
– Dê refeições pequenas, mas frequentes;
– Evite que ele fique faminto;
– Prefira alimentar o pequeno quando ele estiver relaxado.
Como você viu, o soluço no bebê é uma condição comum, no entanto, ela deve durar apenas alguns minutos para ser considerada normal. Se a criança tiver soluço por horas é preciso procurar o pediatra de sua confiança para investigar a possibilidade de problemas digestivos.
Gostou do conteúdo? Como você viu, a alimentação exerce um papel fundamental para prevenir o soluço nas crianças. Sabendo disso, nós escrevemos um post sobre os cuidados com a alimentação do bebê após o desmame para você ficar atento à saúde dele. Basta clicar aqui para acessar.
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.
View Comments
Meu BB de 1ano e 2meses não parava de soluça aqueci ela e coloquei na posição vertical em menos de 2 minutos ela parou.funciona👍