Super famoso e o grande aliado da malhação. O whey protein é largamente consumido para colher bons resultados com a prática de atividade física. Treinou, tomou. Não parece ter muito segredo, certo?
Ainda assim, tem gente que não consegue ganhar massa muscular. Por que isso acontece? Continue a leitura do artigo para conhecer 4 erros comuns de quem está iniciando a suplementação. Confira!
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui avaliações com profissionais de nutrição e educação física.
Você pode se interessar por:
– Obesidade e atividade física: quais são os melhores exercícios?
– Vai começar a malhar? Aprenda aqui 7 gírias de academia
Whey não é tudo igual
Existe uma diversidade de whey protein inimaginável no mercado. Mas o que todos eles têm em comum é o seu ingrediente principal: a proteína derivada do soro do leite.
O soro de leite é a parte líquida do alimento. Sabe quando você abre um pote de iogurte e tem uma espécie de água ali? É o soro. É comum que ele seja utilizado em suplementações por ser uma fonte de proteína de rápida absorção pelo organismo.
Uma vez separado do leite, o soro passa por diversos processos para transformá-lo em whey protein, que é uma mistura de diversas proteínas.
Agora, por que suplementar com whey protein?
Para o ganho de massa muscular, o corpo precisa de proteínas. E o whey ganhou o coração dos atletas e frequentadores de academia justamente por isso e por oferecer outras vantagens como acelerar a recuperação dos músculos e aumentar o fluxo de sangue.
Erros comuns na suplementação
Se você for intolerante ou tiver alergia ao leite e suas propriedades, converse com um profissional de nutrição para adotar medidas alternativas. E mais um detalhe: existe um whey protein apropriado para as suas necessidades nutricionais e objetivos.
Veja abaixo 4 erros a serem evitados na suplementação protéica com whey:
1. Inconsistência no consumo de whey protein
Que pode ser por tomar demais, esquecer de tomar entre 10-15 minutos após o treino, não usar a dose adequada, e por aí vai.
É muito importante se ater às especificidades do seus objetivos e ser cuidadoso com horários e frequência ou todo o tempo gasto na atividade física não será refletido em músculo.
2. Manter maus hábitos alimentares
O que são maus hábitos quando se está tentando ganhar massa muscular? Tudo o que compromete esse objetivo:
- comer demais ou de menos;
- priorizar gorduras e açúcares;
- evitar carboidratos;
- ingerir proteína demais.
Para saber exatamente o que comer e as quantidades ideais, você precisa de um plano alimentar, elaborado por nutricionista.
3. Ficar desidratado
O corpo humano é quase 70% composto por água. É ela que garante que as toxinas geradas pelo metabolismo das proteínas sejam eliminadas para que as células musculares trabalhem para permitir a hipertrofia.
Um organismo desidratado vai funcionar ao contrário, então em vez dessas células aumentarem de tamanho, elas vão diminuir. Por isso, ande sempre com uma garrafinha e não esqueça de beber água com frequência.
4. Consumir álcool
Não é possível ganhar massa muscular quando o álcool entra em cena. Hipertrofia e álcool não combinam!
As bebidas alcoólicas são calóricas e têm a desvantagem de serem pobres em nutrientes, ou seja não trazem benefícios nutricionais. Além disso, ainda desidratam o organismo para ser metabolizado, reduzindo os níveis de testosterona – hormônio essencial para o crescimento muscular. O resultado: o ganho muscular fica prejudicado e você ainda ganha uma ressaca na hora de treinar. Portanto, evite.
O que você achou deste conteúdo? Aqui, você viu que a suplementação com Whey Protein é essencial para colher bons resultados com a academia, no entanto há 4 situações comuns que põem tudo a perder e que agora você conhece e sabe como evitar.
Para entrar de cabeça no mundo fitness, temos vários conteúdos relacionados que podem ser úteis para você:
– Light e diet: afinal, qual a diferença entre os tipos de alimentos?