Você sofre com dor na lombar? Com o passar do tempo é normal que algumas anomalias apareçam em nosso corpo.
Rugas, dificuldade nisso ou naquilo, memória mais fraca e dores em várias partes do corpo, como nas costas, que é uma das mais comuns.
Muitos não sabem, mas esse é um sintoma da hérnia de disco, doença que atinge milhares de brasileiros ao redor do país.
Neste texto vamos falar sobre esse problema e suas características. Continue lendo!
Quais os sintomas de hérnia de disco na lombar?
Esse tipo da doença é mais comum em pessoas idosas, pois como foi citado no parágrafo anterior, com o tempo acontecem diversas mudanças em nosso corpo que podem causar desconfortos nunca sentidos antes.
Entretanto, existem casos em que a hérnia de disco lombar aparece em adultos.
Existem diversos fatores de risco para que isso aconteça antes do tempo de “costume” da maioria dos casos. Entre eles está a obesidade e fazer atividades que danifiquem a coluna, como carregar excesso de peso.
Sintomas
É importante estar sempre atento a qualquer tipo de sintoma estranho. Por isso, é indicado sempre ir ao médico esporadicamente para detectar doenças como essa.
Na maioria das vezes, as pessoas não costumam levar a sério sinais como dor nas costas, acreditando que apenas dormiram de mal jeito ou que bateram a região em algum lugar.
É dessa forma que a hérnia se desenvolve e apresenta dores ainda mais fortes em quem a possui, em alguns casos impossibilitando até mesmo a pessoa de andar.
Confira os principais sintomas dessa doença:
- Dor no final das costas, quase na área do glúteo;
- Queimação na mesma região;
- Dormência e formigamento na área das pernas e pés.
Esses sintomas também são característicos de outras doenças, por isso contar com a sorte não é uma opção. Procurar um profissional adequado é primordial nessas horas.
Como aliviar a dor hérnia de disco?
Após ter o diagnóstico em mãos, que acontece através de uma consulta com um ortopedista e exames clínicos, o profissional da saúde irá indicar um tratamento adequado para cada pessoa e tipo de organismo.
O tratamento envolve remédios, fisioterapia e em alguns casos mais graves, cirurgia.
A doença tem cura e para que a pessoa esteja livre dela, o tempo estimado varia entre 2 a 8 semanas, dependendo do grau da hérnia e de quanto tempo o paciente levou para identificar e tratar a mesma.
Seguindo as orientações, praticando exercícios leves, aplicando compressas frias e quentes, o alívio das dores intensas irão passar ainda mais rápido.
Como é a dor na lombar?
A dor de hérnia de disco lombar é específica, pois ela é sentida das costas até a região das nádegas, juntas de um formigamento que é extremamente incômodo. Pessoas que já tiveram ou que têm a doença já relataram que ela é extremamente “chata”, não passa e que costuma piorar na hora mais sagrada para qualquer pessoa, que é a hora de dormir.
Isso acontece porque o corpo está totalmente apoiado nas costas na hora que vamos dormir, logo, a região afetada será comprimida por um longo período de tempo, o que faz com que a dor incomode ainda mais.
O que pode acontecer com quem tem hérnia de disco?
Uma dúvida frequente sobre a hérnia de disco lombar, especialmente daquelas pessoas que acham que tem a doença, mas evitam procurar um especialista para resolvê-la, é saber o que acontece se eles não forem o quanto antes até um médico. A resposta é a perda de movimentos.
Essa doença atinge pontos muito sensíveis do nosso corpo, que são os nervos e a coluna, responsáveis principais por nossos movimentos. Com o passar do tempo, a hérnia pode danificar a área drasticamente, resultando nessa consequência.
Como citado anteriormente, em casos extremos da doença, a pessoa não consegue se mexer de tanta dor. Se situações como essa se repetem frequentemente, irão acarretar em problemas gravíssimos.
Por isso, toda pessoa precisa manter hábitos saudáveis, se manter sempre hidratado e com o corpo sempre em movimento através de exercícios físicos.
No aparecimento de qualquer sintoma estranho, não somente na lombar, mas em qualquer parte do corpo, é primordial que a pessoa em questão procure ajuda e resolva o problema o quanto antes.