Pronada, supinada ou neutra? Descubra o seu tipo de pisada!

Está iniciado sua atividade física na corrid e não sabe seu tipo de pisada? Descubra aqui!

O seu tipo de pisada influencia em muito mais no seu corpo e saúde, além das marcas deixadas na sola do sapato. O jeito que você pisa pode afetar diretamente o seu treino de corrida ou de caminhada e ainda pode ser o responsável por lesões.

Entenda mais sobre o assunto, aprenda como identificar o seu tipo de pisada e tire outras dúvidas com a leitura do nosso artigo. 

*Atenção: este conteúdo tem o mero objetivo de informar. Para avaliações, diagnósticos e tratamentos, procure um ortopedista.

Por que me preocupar com o tipo de pisada?

Você precisa se preocupar com o tipo de pisada para evitar que surjam lesões, bolhas e deformidades, como o joanete. Uma pisada torta é mais que um problema no pé, é a maneira que o seu corpo encontrou de balancear problemas no quadril e nos joelhos, de modo que o corpo compense o peso que precisa sustentar

E se você pratica atividade física, principalmente corrida, esse olhar atento é muito importante. O rendimento do seu treino pode ser afetado se você usar um tênis inadequado, por exemplo. E as chances de que surjam complicações mais sérias são altas. Dá só uma olhada:

  • dores na coluna;
  • dores nos pés;
  • fratura por estresse;
  • fascite plantar – inflamação no tecido que liga o calcanhar aos dedos;
  • unha encravada;
  • entorses nos tornozelos;
  • tendinite.

Evitar vícios de postura, fortalecer os membros e contar com a orientação de um profissional são atitudes fundamentais para minimizar problemas com a pisada. 

E na hora de escolher o calçado ideal para os seus pés, é preciso saber qual o seu tipo de pisada. Elas são três: neutra, pronada e supinada. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

O que é pisada pronada?

A pisada pronada se caracteriza pela ponta dos pés para fora

É uma pisada que sustenta boa parte do peso corporal do lado de dentro dos pés. Ela começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza próximo do dedão. Aqui, quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé quase que se vira para dentro e a passada termina perto das pontas dos dedos. 

Cerca de 50% das pessoas têm essa pisada, sendo mais comum nas mulheres. 

Como é a pisada supinada?

A pisada supinada concentra o peso do corpo nas laterais dos pés

Na pisada supinada, o peso do corpo se apoia nas laterais dos pés, principalmente nos dedos mínimos. Os supinadores, como são chamados, correspondem a 5% da população, possuem o pé mais rígido e normalmente a condição está relacionada ao formato do pé.

Entenda a pisada neutra

a pisada neutra pressupõe um equilíbrio maior na distribuição do corpo pela palma do pé

Como o próprio nome sugere, na pisada neutra o impulso para a caminhada se dá com a parte frontal do pé, sendo esta a maneira ideal de apoiar o peso do corpo nos pés.

Pessoas com pisada neutra – cerca de 50% da população mundial – são as que têm menos restrições na hora de escolher um tênis, pois precisam apenas de um amortecimento leve. 

Como descobrir meu tipo de pisada?

O jeito certo de fazer isso é com um médico ortopedista, especializado em tornozelo e pé, com avaliação clínica e exames. Análises de marcha também podem ser feitas com um fisioterapeuta especializado em baropodometria.

Outra maneira mais simples é observar o desgaste do solado dos seus sapatos.

  • Desgaste uniforme: pisada neutra;
  • Desgaste na parte interna: pisada pronada;
  • Desgaste na parte externa: pisada supinada.

É preciso corrigir o tipo de pisada? Como fazer isso?

Se a sua pisada estiver muito inclinada, é possível corrigir com um ortopedista. Há terapias específicas, orientações e cuidados a serem tomados que apenas um médico pode exigir para fazer a correção. Isso tudo visa o fortalecimento e flexibilização do movimento dos pés.

É possível corrigir sua pisada e evitar lesões?

Quanto à escolha dos sapatos, devem ser priorizados o que favorecem o equilíbrio para os desvios e que protejam os pés, deixando-os confortáveis. Às vezes a troca de palmilha já é o suficiente para amenizar o problema.

E aí, o que você achou do conteúdo? Aqui, você viu que o tipo de pisada vai ser determinante para a sua prática de atividade física. As lesões vão passar longe e o seu treino vai ser aproveitado ao máximo. Além disso, você aprendeu a identificar o seu tipo de pisada para escolher o melhor tênis. 

Quer sair do sedentarismo da maneira certa? Nós, da Santo Remédio, temos um conteúdo que vai te ajudar. Clique no banner para baixar gratuitamente:

os 7 passos para acabar com o sedentarismo e iniciar exercícios

Compartilhar