Ansiedade: 7 sinais que podem identificar o problema

Compartilhe:

Quem nunca se sentiu ansioso antes de uma prova, de um encontro ou até mesmo durante as situações difíceis do dia a dia que atire a primeira pedra! Pois é, a ansiedade é uma emoção normal do ser humano, inclusive, muito comum no enfrentamento de diversos problemas. Mas quando a pessoa perde o controle dos sentimentos e passa a ter ansiedade em excesso é preciso ficar de olhos abertos!

Isso porque a complicação pode desencadear diversos sintomas nada agradáveis (tanto físico como emocionais) que atrapalham e muito na rotina. Como a falta de conhecimento sobre este assunto é uma realidade, vamos mostrar para você 7 sinais importantes que podem evidenciar que você ou alguém próximo está sofrendo com distúrbio ansiedade. Vamos conferir?

1. Dificuldade de concentração

A preocupação excessiva faz com que a pessoa viva angustiada e inquieta. Isso pode refletir diretamente na qualidade das atividades que ela exerce justamente por conta da dificuldade de concentração. Seja nos estudos ou no ambiente de trabalho, esse tipo de comportamento pode trazer sérias consequências.

2. Pânico

Os ataques de pânico podem ser assustadores e causar sintomas físicos como mãos frias, dores no estômago e no peito, fraqueza e tontura. O medo extremo pode durar vários minutos. Além de causar uma situação desesperadora não só para a pessoa afetada, mas para todos que estão ao redor.

Você também pode gostar de ler:
– Qual é a relação entre a depressão e o suicídio?
– Ansiedade: 7 sinais que podem identificar o problema

3. Noites mal dormidas

A insônia é uma característica de muitas pessoas que sofrem com transtorno da ansiedade. Não conseguir se desligar das atividades diárias antes de dormir ou ficar pensando demais no que tem para realizar no dia seguinte pode ser um agravante.

4. Tensão muscular

Este sintoma é tão persistente que, ao longo do tempo, os indivíduos que sofrem com ansiedade acabam se acostumando. As dores nas costas e a flexão dos músculos pelo corpo todo são sinais bem dolorosos e incômodos da ansiedade.

5. Comer demais

A comida passa a ser uma possível solução para amenizar os problemas emocionais que uma pessoa ansiosa convive. Muita gente acaba mastigando pouco o alimento e ingerindo grandes quantidades de gorduras e açúcares, atitudes que pode desenvolver doenças graves. Viu como assaltar a geladeira é mais sério do que você pensava?

Leia também:
7 coisas que você NÃO deve falar para uma pessoa com depressão!

6. Ter sentimentos negativos

Ter a impressão de que algo ruim está prestes a acontecer, todos os dias, pode ser uma sensação muito perturbadora. A expectativa da chegada de um acontecimento negativo prejudica bastante o psicológico de uma pessoa ansiosa e agrava, mais ainda, os outros sintomas do problema.

7. Viver com medo

Quase todo mundo conhece alguém que não viaja de avião porque tem medo de acidente aéreo, ? Outro exemplo bastante comum que acontece com quem convive com o medo em várias situações é a espera pelo resultado de exames médicos simples. A preocupação com o resultado e com a possibilidade de ter uma doença grave ou ficar incapacitado acaba tirando a paz da pessoa afetada.

Agora que você já conhece os 7 principais sinais que uma pessoa com ansiedade pode apresentar, que tal saber um pouco mais sobre as doenças que podem afetar a saúde mental? Descubra agora como você pode prestar apoio a alguém com depressão.

Compartilhar

Deixe uma resposta