Covid-19: entenda como funciona o autoteste de farmácia

Entenda como funciona o autoteste de covid-19 comprado em farmácia

O autoteste de covid-19 já foi disponibilizado no Brasil e agora você pode fazê-lo para saber se está ou não com covid. Desde o início da pandemia, as drogarias do país têm sido parceiras na função de testagem de contaminação da doença.

Com a resolução RDC N° 377, de 28 de abril de 2020, expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o paciente que quiser realizar o autoteste em casa pode fazê-lo em caráter excepcional e temporário. 

Assim, qualquer cidadão pode comprar um deles em farmácias e drogarias autorizadas pela vigilância sanitária para vender esses itens e fazer a testagem por conta própria. Porém, se a pessoa precisar de um laudo para uma viagem ou para fazer uma cirurgia, por exemplo, terá que agendar um exame com um profissional habilitado.

Lembramos que os testes podem acabar sendo vendidos para clínicas licenciadas ou para comércio varejista de artigos médicos. E-commerces e plataformas que façam a venda “por fora” estão agindo ilegalmente, correndo o risco de vender um produto falso.

Vale lembrar que o autoteste comercializado pela Santo Remédio tem um QR Code, disponibilizado pelo fabricante, com um tutorial explicando como fazer o procedimento, que é bem simples.

  *Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista. 

O que é o autoteste de covid-19?

O autoteste de antígeno é um produto que pode detectar a presença do vírus da covid em uma pessoa. O produto foi liberado pela Anvisa para comercialização no dia 28 de janeiro, apenas em farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados.

Um dos testes à venda na Santo Remédio é o Autoteste Covid Ag Detect. 

LEIA TAMBÉM:

Autoteste COVID Ag Detect

O autoteste COVID Ag Detect é um autoteste rápido validado para triagem de covid-19. Ele tem sensibilidade de 96,5%, especificidade maior que 99,9% e é o único teste que inativa o vírus da covid-19 em 2 minutos, após mistura da amostra na solução diluente. O resultado sai entre 2 e 15 minutos. 

O Ag Detect foi disponibilizado para comércio em março e seu preço pode variar de R$ 48,99 (embalagem com um teste) a R$ 119,99 (com três kits). As farmácias brasileiras já encomendaram cerca de 4 milhões de unidades deste produto em todo o país.

Como fazer o teste em casa?

há um passo a passo a seguir ao realizar o autoteste que é simples e direto

Para realizar o autoteste de covid-19 siga este passo a passo.

  1. Abra o swab (cotonete nasal) estéril. Não encoste na ponta dele.
  2. Insira o swab na narina por aproximadamente 1,5 centímetro. 
  3. Gire o swab 10 vezes contra a parede nasal.
  4. Repita o procedimento na outra narina com o mesmo swab. 
  5. Depois da coleta, insira a amostra do swab no preciso estar com as mãos bem limpas e assoar o nariz para retirar qualquer impureza. É necessário ler a bula por inteiro para que se saiba como fazer esse teste.
  6. Após a coleta, insira a amostra do swab no tubo com solução diluente. Gire o swab pelo menos 10 vezes.
  7. Remova o swab pressionando as laterais do tubo para extrair o líquido do swab e descarte-o.
  8. Aperte firmemente a tampa-filtro no tubo.
  9. Aplique 4 gotas da mistura (solução diluente + amostra) no poço de amostra no dispositivo do teste. Descarte a solução diluente e a tampa-filtro. Para apresentação de mais de um teste, não descartar a caixa até que todos sejam realizados.
  10.  Aguarde 15 minutos e leia o resultado do teste. Não leia o resultado depois de 30 minutos. 
  11. Descarte o teste depois da leitura.

Como descartar o teste depois de usado?

Use um saco plástico convencional. Dispense os componentes utilizados, feche o saco e descarte-o no lixo comum. A solução diluente tem substâncias que inativam o vírus, por isso não há risco de contaminação durante o uso e o descarte. Lave bem as mãos e a área de teste com água e sabão ou álcool 70% depois de terminar. 

O que fazer se o teste der positivo?

Se o resultado do seu autoteste for positivo para a presença do antígeno de covid-19, isole-se imediatamente mesmo que não apresente sintomas para evitar a contaminação de outras pessoas. 

Avise às pessoas que tiveram contato recente com você para que elas também façam o teste e sigam as recomendações  do Guia de Vigilância Epidemiológica da Covid-19 do Ministério da Saúde (MS).

O isolamento é a separação de pessoas infectadas das que não estão durante o período de transmissão do vírus. 

Existe a possibilidade de resultados incorretos, chamados de “falsos positivos”. Portanto, é recomendável que você procure um serviço de saúde para confirmar o diagnóstico, receber orientações e permitir a notificação nos sistemas do MS para acompanhar os casos de covid no Brasil.

De acordo com o ministério, pessoas assintomáticas devem fazer o teste a partir do quinto dia depois de ter contato com uma pessoa infectada por SARS-Cov-2. Indivíduos sintomáticos devem fazer o teste a partir do primeiro e até o sétimo dia do início dos sintomas, como tosse, coriza, dor de cabeça, dor no corpo, febre e dor na garganta.

Conclusão

Por fim, neste conteúdo falamos do autoteste de covid-19, para que ele serve, como e onde encontrá-lo, como realizá-lo e o que fazer se o resultado for positivo.

É muito importante se manter atento aos sintomas e fazer o teste para saber se há possibilidade de você ter sido infectado ou não. Sendo assim, compre o autoteste nos estabelecimentos autorizados e, em caso positivo, vá ao médico pedir orientações.

O isolamento também é fundamental para manter outras pessoas em segurança. 

Conte para a gente se você já viu esse teste na farmácia e compartilhe este conteúdo.

Compartilhar