Os alimentos certos que ajudam na luta contra o tabagismo

Os alimentos certos que ajudam na luta contra o tabagismo

Abandonar o tabagismo, realmente, não é uma tarefa fácil. Quando alguém está passando por esta situação, o ideal é que toda a família e amigos possam se mobilizar em prol do bom dela. O primeiro passo, obviamente é parar de fumar. Mas outras estratégias podem ser adotadas e gerar ótimos resultados na luta contra o tabagismo.

Ter uma boa alimentação e incluir itens essenciais na dieta do indivíduo pode ser uma ideia muito eficiente para melhorar a saúde dos pulmões dele durante esse período. Neste post, você vai ver o poder que os alimentos certos têm para fugir de um mal para a saúde.

Alimento antioxidante: o amigo dos pulmões

O papel dos alimentos com poder antioxidante é proteger as células contra a ação dos radicais livres. Justamente por isso eles são tão importantes neste processo de luta contra o tabagismo. O tomate, por exemplo, é uma fonte rica em licopeno. Trata-se de um antioxidante que pode auxiliar na redução da inflamação das vias aéreas, consequentemente, melhorando a saúde dos pulmões.

Bananas, maçãs, frutas e verduras também podem ajudar a melhorar o desempenho do órgão. Conhecidos como flavonoides, os antioxidantes presentes nestes alimentos podem ajudar a recuperar a saúde pulmonar. Isso porque eles agem como anti-inflamatórios e fazem com que o ex-fumante possa ter uma boa qualidade de respiração. Então, se você ou algum familiar está passando por essa fase, tratem de passar no mercado e incluir os antioxidantes na lista de compras, viu?

Derivados do leite ajudam na luta contra o tabagismo

Você sabia que o leite possui substâncias que podem ajudar a eliminar a nicotina do organismo? Pois é, e com os seus derivados não é diferente! Por isso, queijos e iogurtes são laticínios bastante indicados para o consumo de quem está lutando contra o tabagismo. Além disso, tomar um copo de leite todo dia pode alterar o sabor do cigarro, fazendo com que ele tenha um gosto horrível. Aí está um ótimo hábito para quem quer se livrar de vez deste mal!

Alimentos para NÃO incluir na dieta de um ex-fumante

Alguns alimentos podem aumentar a vontade de fumar. Bebidas alcoólicas e café melhoram o sabor do cigarro, logo, devem ser imediatamente evitadas. Carne vermelha, fritura, doces e refrigerantes de cola devem ser ABANDONADOS por quem quer parar de fumar porque potencializam o desejo de acender um cigarro. Depois de tanto esforço para se manter livre deste hábito, não dá para facilitar, não é?

Para diminuir a vontade de fumar

Quem está lutando contra o tabagismo precisa estar preparado para lidar com situações complicadas, como por exemplo, a súbita vontade de fumar. Beber dois litros de água por dia e ter lanches separados o dia todo podem ser uma ótima ideia para fugir da fumaça inimiga da saúde.

Que bom que você chegou até aqui! Agora que já viu o poder dos alimentos na luta contra o tabagismo, baixe GRATUITAMENTE o nosso e-Book Tabagismo: um perigo que mata, um hábito que dá para vencer!

Compartilhar

Deixe uma resposta