Você presta atenção na cor, cheiro, quantidade e aspecto das suas secreções? Sabia que, dependendo da cor do catarro, é preciso procurar orientação médica imediata?
Saiba como anda a saúde do seu pulmão analisando a cor do catarro expelido. Confira no artigo.
Quais as cores do catarro e o que cada uma pode representar?
Por mais repugnante que seja, é importante ficar atento aos sinais emitidos pelo organismo. O corpo fala e uma das melhores maneiras de saber se a saúde está bem ou não é observando as secreções. E isso vale para as partes do corpo: olhos, ouvidos e genitais.
Como o assunto de hoje é a cor do catarro, veja a seguir quais as cores possíveis e o que cada uma significa.
Verde ou amarelo
As células de defesa do organismo, chamadas de neutrólifos, quando presentes nas vias aéreas produzem uma proteína verde que é dissolvida no catarro. Dependendo do tom de verde ou amarelo, pode ser que haja mais ou menos proteína.
Quando o catarro está dessa cor, é um claro sinal de infecção das vias respiratórias ou dos seios nasais.
Vermelho
Vermelho é uma cor que naturalmente já indica um problema grave, já que a presença de sangue no catarro não pode ser coisa boa. Quando há pouca quantidade, pode ser bronquite ou mesmo sinal de garganta inflamada. Se tem muito sangue, pode ser sinal de tuberculose, pneumonia ou mesmo câncer de pulmão.
Branco ou cinza
Sinusite e gripe tendem a manifestar um catarro branco ou cinza, uma vez que os seios nasais ficam muito cheios de secreção e passam a ser drenados para a garganta.
É raro, mas o catarro pode surgir nessa cor quando há o consumo excessivo de laticínios, deixando-o inclusive mais espesso.
Rosa
Indicativo de líquido nos pulmões, o catarro rosa é expelido por uma tosse característica. É comum nas pessoas que têm problema de insuficiência cardíaca, uma vez que o sangue fica acumulado em volta do pulmão, facilitando a entrada de líquido.
Mas o que é o catarro, afinal?
A secreção produzida pelas vias respiratórias recebe os nomes de catarro e muco. Composto por água, proteínas, sais minerais e restos de células, ele ajuda a proteger o corpo da entrada de vírus, bactérias e fungos.
Quando em estado normal e saudável, ele é mais líquido, é reabsorvido pelo organismo com facilidade e não dificulta a respiração.
Ainda que ele tenha um aspecto desagradável, dependendo das condições de saúde, ele sempre se renova e volta a circular pelo organismo mesmo quando não há doenças.
O que pode interferir nas características do catarro?
Diferentes condições climáticas ou hábitos de vida podem interferir nas características do catarro.
Quem trabalha exposto à poluição ou fuma pode produzir uma secreção preta. Isso acontece por causa de partículas dessas cores que podem ficar grudadas nas vias respiratórias e tingir o catarro de preto. Já o consumo de chocolate, café ou vinho tinto pode trazer um tom de marrom à secreção.
O catarro pode ficar mais espesso nas seguintes situações:
- ambiente seco, como ficar no ar condicionado;
- beber pouca água;
- alergias diversas (alimentos alergênicos);
- ingestão de medicamentos que secam as secreções, como é o caso dos antidepressivos, anti-histamínicos ou descongestionantes;
- outras infecções.
Quando procurar um médico?
Se há sintomas associados, como febre, chiado no peito, sensação de falta de ar, é preciso procurar orientação médica com um clínico geral ou pneumologista. A causa deve ser investigada e o problema tratado de forma adequada.
Geralmente, quando é preciso eliminar o catarro muito espesso, beber 2 litros de água e fazer nebulização com soro fisiológico ajuda a fluidificar a secreção e assim ela fica mais fácil de ser eliminada.
O que você achou do conteúdo? Aqui, você viu que a cor do catarro é um indicativo importante da sua saúde e não apenas isso: até a quantidade e a viscosidade ajudam a determinar quais as possíveis causas.
Se você faz uso de cigarro, já sabe dos malefícios que ele traz à saúde. Nós, da Santo Remédio, somos comprometidos com a sua saúde e bem-estar e foi pensando nisso que criamos um material especial com alguns passos para parar de fumar. Clique no banner abaixo para acessar o conteúdo gratuitamente.