Pensando nas pessoas da melhor idade (os idosos), a Santo Remédio criou um conteúdo especialmente para falar sobre: Cuidados com a pele do idoso: 5 dicas para mantê-la protegida.
Através deste texto, você vai entender como simples atitudes do dia a dia podem influenciar na saúde da pele, principalmente quando se trata de idosos. Veja!
O banho é um momento de relaxamento e é capaz de melhorar substancialmente o humor de uma pessoa. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quando envolvem o idoso, que possui uma pele mais delicada.
A água, nesta situação, deve ser morna, pois se ela estiver muito quente pode causar queimaduras ou ressecamento na pele. Outra observação é em relação ao sabonete, que deve ser, preferivelmente, neutro. Isso porque os aromatizados podem conter alguma substância alérgica, que possa vir a causar agressões à pele do idoso.
Outros cuidados com a pele do idoso que devem ser tomados é de fazer a limpeza da maneira correta e evitar esponjas ou esfoliantes, que podem machucar ou eliminar a barreira natural da pele.
Um problema que pode ocorrer por conta de um banho mal tomado, é o aparecimento de micoses e outros fungos, que podem afetar até as unhas do idoso e causar doenças. Para evitar essa situação, dê uma atenção maior para as partes de difícil limpeza, como por exemplo, entre os dedos dos pés
Após o banho ou durante o dia mesmo, é recomendável que se faça o uso de hidratantes, pois eles auxiliam nos cuidados com a pele do idoso. Estes produtos são capazes de promover uma aparência melhor à pele e manter a elasticidade dela.
Este simples cuidado pode, por exemplo, prevenir o ressecamento da pele, evitando que isso resulte em uma coceira ou descamação.
Não indicaremos um produto específico para fazer a hidratação, mas o ideal é que ele não contenha fragâncias na composição – o mesmo alerta que fizemos quanto ao sabonete, anteriormente.
Um costume que deveríamos ter e que nos faria um bem enorme, é o de ingerir água regularmente. Na situação de pessoas idosas, isso se torna ainda mais importante, pois previne complicações dos órgãos internos e externos, que neste caso, vamos citar a pele.
Como sabemos, o indicado é tomarmos de 2 litros a 2,5 litros de água por dia, para o bom funcionamento do organismo. A falta de ingestão desse líquido pode resultar em desidratação e pele ressecada, além de problemas no rins. Por isso a água entrou em nossa lista dos principais cuidados com a pele do idoso.
Ela é um hidratante natural, por isso, ajuda no combate à rugas e auxilia na produção de colágeno. Também diminui a sensação de inchaço no corpo, provocado pela retenção de líquido, pois elimina o causador deste mal – o sódio.
Leia também:
Pele hidratada: como cuidar do seu corpo para mantê-lo bonito
Bebidas para o verão: 5 sucos refrescantes
O sol produz e fornece vitamina D ao nosso organismo, porém, se houver uma exposição em excesso, isso pode ser prejudicial à saúde. Isso porque ele pode acelerar o envelhecimento e causar doenças como câncer de pele.
Os cuidados com a pele do idoso em relação ao sol devem ser dobrados, pois nesta fase, há a diminuição do tecido adiposo, que funciona como isolante térmico. Eles também estão mais suscetíveis à insolação, por conta da diminuição da composição corporal, ou seja, da água intracelular.
A indicação é que se faça o uso de protetor solar, pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, para que ele possa penetrar na pele e agir de forma eficiente. Evite sair entre 10h e 16h, quando o sol está mais intenso, e use também roupas claras, que não absorvem o calor.
Além da água, a ingestão de bons alimentos pode ajudar a combater doenças e dar um aspecto de pele mais saudável e jovem. A pouca produção de colágeno no organismo faz com que, especialmente, a pele do rosto perca a firmeza e crie rugas.
Por isso, é super recomendado que se consuma alimentos que contenham antioxidantes – moléculas que combatem os radicais livres (causadores do envelhecimento celular).
Entre os principais alimentos onde é possível encontrar a substância benéfica à saúde são:
Viu como precisamos ser mais atenciosos quanto aos cuidados com a pele do idoso? Principalmente porque está relacionado diretamente com a autoestima da pessoa. Por isso, recomendamos que também leia este outro texto que preparamos: Qualidade de vida na terceira idade: como manter a beleza?
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.