Qualidade de vida na terceira idade: como manter a beleza?

Qualidade de vida na terceira idade: como manter sempre beleza?
Compartilhe:

O envelhecimento é um processo natural do qual ninguém escapa. Se isso assusta você, calma: o envelhecimento há tempos deixou de ser sinônimo de invalidez. Hoje em dia, os idosos estão mais ativos, saudáveis e agora se preocupam mais com a beleza. Sim, cuidar da beleza é fundamental e proporciona uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

E quem pensa que é difícil falar de beleza quando as marcas do tempo já são praticamente irreversíveis, está enganado. Neste artigo, você vai descobrir que é possível, sim, cuidar da aparência na terceira idade. Confira!

Antes de continuar, entenda a importância da beleza para os idosos

Parece clichê falar do quanto é importante envelhecer com saúde. O que poucos sabem é que isso também depende de um fator: beleza. Cuidar da aparência nessa fase da vida melhora a autoestima, promove o bem-estar e, consequentemente, melhora a saúde dos idosos.

Tanto homens quanto mulheres mais velhos podem usufruir desta dádiva. É só ter um pouco mais de atenção aos cuidados pessoais. Descubra como nas dicas que daremos a seguir. Confira:

Qualidade de vida na terceira idade: como alcançar?

Mantenha o corpo hidratado

A hidratação do corpo se dá tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro. Mas como assim? Calma, nós explicamos! A hidratação de dentro para fora se dá com a ingestão de líquido.

Você precisa beber bastante água (mesmo quando não estiver com sede), sucos naturais e chás. Já a hidratação de fora se dá com o uso de produtos hidratantes. O mercado oferece inúmeras marcas e fórmulas de cosméticos que têm essa função.

Por isso, se você não tem esse hábito, é hora de repensar. Lembre-se que saúde e beleza sempre andam juntas, uma depende da outra.

Confira também:
7 passos simples para fortalecer sistema imunológico dos idosos
 Terceira idade: 5 dicas para melhorar a saúde mental dos idosos

Tenha noites bem dormidas

Para muitos idosos, essa é uma dificuldade constante. Mas existe uma explicação para isso: a falta de atividades físicas resulta no acúmulo de energia. E quando chega a noite, a pessoa tem dificuldade para dormir.

Para evitar que isso aconteça, comece hoje mesmo a praticar alguma atividade física. Sejas caminhadas curtas pelo parque, seja uma corrida de leve. O importante mesmo é movimentar o corpo e gastar energia.

Use cremes de proteção para a pele

Mais do que hidratar a pele, é fundamental também protegê-la, principalmente dos raios solares. Como sabemos, os raios do sol são extremamente prejudiciais para a beleza e saúde da pele, ainda mais os idosos, que têm o tecido da derme naturalmente mais frágeis devido a ação do tempo.

Por isso, jamais deixe de usar os bloqueadores solares. Além de exercer ação protetora contra os raios UVA e UVB, ainda dão aquela forcinha na hidratação. Na hora de fazer a compra do seu produto, busque orientação de um profissional.

Não esqueça da maquiagem

Ah, quem é que nunca gostou de usar maquiagem? Elas realmente fazem parte da vida das mulheres. Não importa a idade, as maquiagens caem muito bem em qualquer momento da vida, certo?

Sempre que precisar renovar seus produtos de beleza, não esqueça dos cuidados na hora da compra. Evite o uso de marcas desconhecidas ou de procedência duvidosa. Produtos desse tipo são prejudiciais à saúde da pele.

E mais uma informação importante: se tiver qualquer dúvida na hora da compra, fale com um farmacêutico. Nas Drogarias Santo Remédio, contamos com o Espaço Dermocosmético, onde você pode consultar nossas dermoconsultoras para auxiliar você a escolher o melhor produto para o seu tipo de pele.

Tratamentos rejuvenescedores

O mercado dos procedimentos estéticos oferecem procedimentos cada vez mais avançados. Eles trazem resultados surpreendentes quando realizados em clínicas de referência. Bom, mas vamos falar um pouco sobre os tratamentos mais procurados:

Peeling
Um procedimento bastante procurado pelas idosas. Trata-se de uma abrasão da pele, realizada por meio de ácidos, lixamento ou laser.

É utilizado para promover a renovação celular da face. Isso acontece a partir da descamação das camadas mais superficiais da pele.

Após esse processo, a pele é revigorada, obtendo um aspecto rejuvenescido, com menos manchas e rugas.

Botox
A utilização da toxina botulínica é essencial para tratar rugas dinâmicas da face, pés-de-galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas – provocadas pela contração muscular.

O procedimento atua direto nos músculos que se contraem, freando a formação dessas marcas na pele.

Blefaroplastia
É um procedimento de remoção das dobras cutâneas (o excesso de pele), que restabelece a harmonia da face, melhora a saúde ocular, o aparelho lacrimal e elimina o olhar cansado.

O procedimento é indicado por quem sofre com alguns sintomas, tais como: lacrimejamento, dor ocular, dificuldade para abrir os olhos, sensação de peso nas pálpebras, entre outros sintomas decorrentes do excesso de pele acima dos olhos.

Lifting facial
Este procedimento é recomendado para quem sofre com as rugas, flacidez e o acúmulo de pele na face. Isso acontece porque, com o avanço da idade, a pele naturalmente perde elasticidade, provocando um excesso de pele na face.

O lifting facial tem por objetivo minimizar o processo de envelhecimento e retira a pele que acumula, sem mudar os traços e expressões da pessoa. O resultado é uma face mais jovem e harmônica.

Agora que você já sabe como ter qualidade de vida na terceira cuidando da beleza, é hora de mudar os hábitos que não agregam em sua vida. Siga as nossas dicas e sinta-se mais jovem e bonita. Não deixe de conferir outros assuntos no nosso blog. Leia também: Saiba como a imunidade baixa prejudica a saúde dos idosos.

Compartilhar