Sabe por que as doenças virais têm grande poder de contágio? Porque um único vírus, se conseguir “sequestrar” uma célula saudável, consegue rapidamente fazer milhões de clones dele próprio e infectar o organismo inteiro.
Os vírus, sozinhos, são mais numerosos que os animais, plantas, fungos, parasitas e bactérias somados! A boa notícia é que a maior parte deles não consegue penetrar nos humanos e, alguns presentes no organismo, não são capazes de provocar doenças.
A medicina conhece, hoje, 21 famílias de vírus que causam doenças nos humanos. Por isso, foram elencadas neste artigo as 26 doenças virais mais comuns. Veja quais são e como evitar o contágio em passos simples.
Veja agora quais as doenças causadas por vírus que são altamente transmissíveis:
Causada pelo vírus Influenza, provoca sintomas do trato respiratório. Existem vários tipos de gripe e de Influenza, como a gripe A (H1N1) e a gripe aviária (H5N1)
O resfriado é causado por vírus diferentes, como Parainfluenza, Rinovírus e Adenovírus.
Doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. Até agora são conhecidas sete variantes, que provocam sintomas parecidos com os da gripe, incluindo dor, febre alta, perda de paladar e olfato sendo os mais comuns.
Provocada pelo vírus Epstein-Barr, causa dor de garganta, febre e aumento de gânglios no pescoço.
Causada por vários vírus diferentes, entre eles, Influenza, Parainfluenza, vírus sincicial respiratório, Adenovírus, Coronavírus e Hantavírus, provoca um quadro de infecção pulmonar.
Causada por vários vírus diferentes, entre eles, Rotavírus, Norovírus, adenovírus entérico e Astrovírus, provoca um quadro de diarreia e vômitos.
Causada principalmente pelo adenovírus, provoca olhos vermelhos, coceira, ardência e lacrimejamento.
Provoca feridas nos lábios e é causado pelo vírus herpes simples 1.
Causado pelo vírus herpes simples 2, é uma Infecção Sexualmente Transmissível – IST que provoca lesões na região genital.
Febre e erupções na pele em forma de bolhas, que depois secam e viram feridas. É causada pelo vírus Varicella-zoster.
Também causada pelo vírus Varicella-zoster, provoca lesões dolorosas na pele.
Causada pelo vírus da rubéola, provoca febre e manchas grandes e vermelhas na pele. Geralmente passa despercebida.
causado pelo vírus do sarampo, também provoca febre e pequenas pintas vermelhas na pele.
Causada pelo vírus da parotidite, provoca febre e inchaço das glândulas na região do maxilar.
A doença era causada por um vírus da varíola, o ortopoxvírus. Era letal em até 30% das pessoas infectadas e causava lesões que desfiguravam a pele. A infecção natural está erradicada desde a década de 1970.
Causada pelo vírus da dengue e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, provoca febre, manchas vermelhas na pele, dor nos olhos e no corpo.
Causada pelo vírus da febre amarela, também é transmitida por mosquitos e provoca febre, calafrios e dores pelo corpo.
Causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), provoca um quadro muito parecido com a dengue, sendo também transmitida pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é uma IST que destrói o sistema imunológico.
O papilomavírus humano (HPV) provoca o aparecimento de verrugas em todo o corpo, inclusive na região genital.
Causado por lesões originárias de alguns subtipos do papilomavírus humano (HPV), sexualmente transmissível.
Doença que ataca o fígado, causada pela infecção por diferentes tipos de vírus, como hepatite A, hepatite B e hepatite C.
Virose que ataca o sistema nervoso, causando paralisia. A poliomielite é causada pelo poliovírus.
Transmitida pela mordida de animais, a raiva é uma doença de alta letalidade e que provoca grave lesão do sistema nervoso central.
Doença causada pelo vírus coxsackie é mais comum em crianças, caracterizada por pequenas feridas na cavidade oral e erupções dolorosas nas mãos e nos pés.
Provocada pelo citomegalovírus, causa um quadro parecido com mononucleose, com febre e aumento dos gânglios
Nem todo vírus consegue entrar no sistema imunológico humano. Isso acontece porque as células do organismo têm em sua superfície uma espécie de fenda, e o vírus para poder sequestrar essa célula e se multiplicar, precisa ter uma “chave” que encaixe nessa fenda.
É por isso que, embora haja uma infinidade de vírus, a maior parte deles não infecta humanos ou não conseguem infectar outros seres vivos. Em termos mais simples, eles não atacam as células que querem e sim as que podem. Isso explica as doenças que afetam apenas o sistema respiratório ou o fígado ou os genitais.
As doenças virais que acometem os humanos, no entanto, são sempre de alto contágio justamente pela facilidade de reprodução, uma vez que os vírus conseguem penetrar nas células.
Dependendo do tipo de vírus, eles podem ficar em superfícies por bastante tempo até encontrar um possível hospedeiro. Além disso, eles têm grande capacidade de mutação, podendo ocasionar epidemias e pandemias – como é possível observar nos casos de Influenza e Covid-19.
A prevenção são bons hábitos que, juntos, têm o poder de fortalecer o sistema imunológico e evitar que os vírus entrem em contato com o organismo. Veja como fazer isso em alguns passos simples:
Água e sabão ou álcool em gel. O tempo mínimo para uma limpeza eficaz é de 20 segundos.
Cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e usar máscaras se estiver com sintomas gripais. As partículas liberadas na fala, quando há doenças virais instaladas, podem levar o vírus para outras pessoas. Quebre a cadeia de contágio.
Sintomas leves de infecções virais podem ser tratadas em casa, com medidas simples. Uma unidade de saúde só deve ser procurada em casos de febre alta e dificuldade para respirar.
A recomendação é essa para evitar contágio por doenças mais graves que são tratadas em ambiente hospitalar, como é o caso da tuberculose e COVID-19.
Aqui entram as campanhas de conscientização com boas práticas para evitar as doenças, que são:
E aí, este conteúdo foi útil para você? Nele, você conheceu as doenças virais que são altamente transmissíveis e o que fazer para evitá-las.
Uma das formas mais eficazes é a vacinação. E nós, da Santo Remédio, temos um guia explicando em detalhes tudo sobre o assunto, desde as vacinas recomendadas por idade até os cuidados no pós-vacina. Clique no banner abaixo para acessar o material gratuitamente:
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.