Fraqueza, tontura, zumbido e dor no peito ou na cabeça. Você já sentiu esses incômodos alguma vez? Eles são alguns dos sintomas clássicos da hipertensão arterial, ou simplesmente pressão alta como também é chamada.
Doença geralmente herdada dos pais, ela pode ser desenvolvida se maus hábitos alimentares e estilo de vida desregrado fazem parte da rotina da pessoa. E para aprender como tratar e evitar a hipertensão arterial é só continuar a leitura do artigo que elaboramos para você. Vamos começar?
Atenção: esse conteúdo é mero e exclusivamente informativo e não substitui a consulta com um especialista.
Leia também:
– 5 receitas para diabéticos e hipertensos para fazer em casa
Entenda a Hipertensão Arterial
De acordo com últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no ano de 2019, um total de 60,9% das pessoas com mais de 65 anos têm o diagnóstico da doença.
Como o próprio nome já diz, a hipertensão arterial aumenta a tensão do sangue durante a circulação pelo corpo. Ao se deparar com artérias estreitas, o fluxo de sangue precisa que o coração bombeie com mais força para ele poder passar. A hipertensão faz o órgão dilatar e danifica as artérias.
Engana-se quem pensa que pressão alta anda sozinha. Ela geralmente está acompanhada de colesterol alto e obesidade. E não é uma doença que só afeta pessoas idosas. Mesmo que a maior parte dos casos esteja nesta faixa etária, as pessoas mais jovens precisam ter certos cuidados.
Conheça os fatores de risco que podem ser decisivos para desenvolver hipertensão arterial.
- Uso de cigarro;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Estresse;
- Alto consumo de sal;
- Sono inadequado;
- Taxas desreguladas de colesterol;
- Sedentarismo;
- Idade avançada.
Como diagnosticar?
Se você faz check up uma vez ao ano, fica mais fácil detectar alterações na saúde que podem levar a desenvolver hipertensão arterial. O exame de aferição de pressão exerce um papel importante no diagnóstico.
A orientação é que pessoas acima de 20 anos precisam medir a pressão pelo menos uma vez por ano. Ao passo que pessoas com histórico familiar de hipertensão arterial devem medir ao menos duas vezes por ano.
Caso não faça check up, a pressão alta é uma doença silenciosa e quando surgem os sintomas – sempre de forma repentina – é porque ela já está instalada no organismo. Confira os sintomas:
- Dores no peito ou palpitações;
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Zumbido no ouvido;
- Fraqueza ou cansaço excessivo;
- Visão embaçada;
- Formigamento dos membros;
- Aumento na frequência urinária;
- Sangramento nasal.
Ao sentir um ou mais sintomas como estes citados acima, procure imediatamente um médico para investigar e começar o tratamento.
A hipertensão arterial pode levar a óbito caso não seja tratada. Mesmo sem ter cura, ela pode ser controlada com o uso de medicamentos específicos e receitados por um especialista, aliados a uma dieta equilibrada e atividade física regular. Veja o vídeo que a Santo Remédio elaborou sobre o tema clicando aqui.
Ter esse controle sobre a doença evita infarto, derrame cerebral e paralisação dos rins.
Como evitar?
A prevenção é aquela máxima que você vê por todos os lugares: hábitos saudáveis.
Uma dieta equilibrada somada a prática de exercícios físicos é a combinação perfeita para evitar não só a hipertensão arterial, como diversas doenças.
Portanto, comece hoje mesmo incluindo os seguintes hábitos à sua rotina:
- Controle o peso;
- Não abuse do sal e nem de realçadores de sabor;
- Encontre a atividade física mais prazerosa e se dedique a ela;
- Largue o cigarro;
- Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas;
- Evite consumir frituras e outros alimentos gordurosos com frequência;
- Mantenha o diabetes sob controle.
Viu como não é uma tarefa complexa evitar a hipertensão arterial? Ter determinação é o primeiro passo e, com um pouco de planejamento, é possível viver com mais saúde e qualidade de vida.
Gostou do conteúdo? Você viu no artigo que a hipertensão arterial, uma vez diagnosticada, pode ser mantida sob controle adotando hábitos mais saudáveis para ter mais qualidade de vida. Para ler mais sobre esse e outros assuntos, acesse o nosso blog. Lá tem informação de qualidade e muitas dicas de saúde e bem-estar. Clique aqui para acessar e boa leitura!