A terceira idade chegou e, com ela, algumas restrições para manter a boa saúde do corpo. Geralmente essas restrições não são bem recebidas, pois envolvem uma mudança de hábitos adquiridos durante toda a vida e, mudar de uma hora para outra, nem sempre é fácil, principalmente quando o assunto é a alimentação.
Para não deixar nenhum nutriente essencial de fora da dieta, confira o artigo que nós, da Santo Remédio, elaboramos sobre o tema e veja quais as melhores substituições.
*Atenção: este material tem o mero objetivo de informar. Para um plano alimentar adequado às necessidades particulares do idoso, consulte um especialista e mantenha o check-up de saúde atualizado.
3 mudanças de hábitos na terceira idade
O processo de envelhecimento é gradual e dura toda uma vida. Tendo dito isso, envelhecer bem e com saúde deveria ser um projeto levado a sério, em longo prazo.
No entanto, muitas pessoas ainda são pegas de supresa quando algumas doenças evitáveis – como é o caso da hipertensão, diabetes e obesidade – são desenvolvidas. E aí a mudança de hábitos para a manutenção da saúde ou para o controle de doenças fica ainda mais complicado.
Uma vez que se compreende a necessidade dessas mudanças e os benefícios para o corpo, adotar medidas mais saudáveis pode ficar mais fácil, ainda mais se for de maneira gradual.
- O sedentarismo, por exemplo, é um dos grandes inimigos da saúde. Mas pode ser mudado com caminhadas diárias ou com a prática de esportes, como a natação, que é de baixo impacto para as articulações.
- A ingestão de bebida alcoólica é outro fator importante a ser considerado. Devido à presença de certas doenças e os medicamentos para tratá-las, se torna impossível conciliar o álcool com a nova rotina. Agora, se não é caso, um drink ou copo de cerveja esporádicos podem ter espaço, desde que sejam em ocasiões pontuais.
- Outra grande mudança de hábitos ocorre na alimentação, que talvez seja a mais sentida de todas. E é por isso que este artigo vai dedicar os próximos tópicos para falar sobre o assunto.
Nutrientes essenciais para os idosos
A alimentação na terceira idade deve compreender as particularidades de cada indivíduo. Porém, existem nutrientes que não podem faltar na dieta. São eles:
Cálcio – para evitar a perda óssea e manter os ossos fortes:
- leite e derivados;
- gergelim;
- verduras verde-escuras (couve, brócolis, rúcula);
- quinoa;
- oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoim).
Zinco – para aumentar a imunidade e desacelerar o envelhecimento das células:
- peixes;
- carne vermelha;
- gema de ovo;
- frutas secas;
- oleaginosas;
- arroz integral.
Ferro – para fornecer energia para o corpo:
- carnes em geral (principalmente as vermelhas);
- gema de ovo;
- melado;
- verduras verde-escuras;
- cereja;
- feijão;
- grão-de-bico.
Vitamina D – fundamental para o metabolismo e a absorção do cálcio:
- óleos de peixe;
- frutos do mar;
- gema de ovo;
- leite;
- fígado;
- cevada;
- salmão;
- sardinha.
Potássio – diminui os níveis de sódio do organismo e reduz o risco de surgimento de doenças, como hipertensão arterial e derrame:
- banana;
- soja;
- damasco;
- abacate;
- iogurte;
- ameixa;
- melancia;
- feijão;
- ervilha.
Ômega 3 – excelente para a atividade cerebral e está relacionado à prevenção de doenças, como Alzheimer, Parkinson e depressão.
- sardinha;
- salmão;
- atum;
- óleo de peixe;
- chia;
- linhaça;
- nozes.
Vitaminas do complexo B – As vitaminas B1, B6, B12 e o ácido fólico fortalecem o sistema imunológico e melhora no funcionamento do cérebro:
- cevada;
- gérmen de trigo;
- sementes de girassol;
- castanha do pará;
- fígado;
- banana;
- salmão;
- queijo cottage.
5 alimentos para evitar na terceira idade
Em vez de simplesmente dizer quais alimentos evitar, aqui você vai entender o porquê e mais: opções para a substituição. Afinal, a alimentação precisa ser saudável em todas as fases da vida, sobretudo na terceira idade, mas isso não significa que ela não pode ser saborosa.
Lembre-se que a orientação de um especialista é essencial para que a alimentação forneça os nutrientes necessários e adequados para o caso. De forma geral, confira 5 alimentos que precisam ser substituídos nesta mudança de hábitos:
1. Açúcar
Sobremesas industrializadas ou mesmo aquele café com bastante açúcar precisam ser evitados ao máximo, principalmente se há um quadro de diabetes a ser tratado.
Troque por: frutas da estação. Cortadas e geladinhas, elas ficam irresistíveis. Algumas frutas ficam muito saborosas quando assadas, como é o caso da pêra e da banana.
2. Gordura
A não ser que haja uma restrição expressa por causa de doenças cardiovasculares e/ou diabetes, você pode, em raras ocasiões, saborear uma picanha assada na brasa.
Troque por: gorduras boas como azeite, óleo de coco, queijo branco, peixes e abacate.
3. Sal
O temido sal, inimigo número um da boa circulação sanguínea e no entanto, quase impossível viver sem.
Troque por: especiarias e ervas aromáticas para saborizar ou realçar o sabor dos alimentos.
4. Álcool
Ainda que o idoso não faça uso de medicamentos para doenças crônicas, o consumo de álcool não é indicado. As bebidas são calóricas e a substância altera o metabolismo, por isso o ideal é evitar no dia a dia.
Contudo, o uso do equilíbrio, assim como para a maior parte das coisas, é o recomendado.
Troque por: consumo esporádico, desde que haja permissão médica.
5. Alimentos ultraprocessados
Provavelmente você já sabe que eles são carregados de aditivos químicos, como conservantes, estabilizantes, espessantes e uma gama de outras sustâncias de nomes difíceis de pronunciar.
Troque por: frutas, legumes e vegetais ou reduza drasticamente o consumo.
Este conteúdo foi útil para você? Nele, você pode ver que a mudança de hábitos na terceira idade, sobretudo na alimentação, deve ser mais equilibrada e pode ser muito mais saborosa, seguindo as dicas trazidas aqui no artigo.
Para uma vida com mais saúde, estar informado e adotar hábitos de autocuidado são atitudes essenciais. Que tal baixar um material especial sobre o tema? É só clicar no banner abaixo: