Poros dilatados? Dicas para evitar os “furinhos” no rosto!

Os poros da nossa pele – que têm a aparência de pequenos furos – podem ficar dilatados devido ao acúmulo de impurezas, células mortas e de oleosidade

Os poros da nossa pele – que têm a aparência de pequenos furos – podem ficar dilatados devido ao acúmulo de impurezas, células mortas e de oleosidade, em especial na chamada “zona T” (testa, nariz e queixo) do rosto. 

Mas não se preocupe, há formas muito simples de evitar e tratar esse problema, e é sobre elas que falaremos neste post. Aproveite a leitura!

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista. 

 

Para começar, o que são poros?

São orifícios minúsculos na pele que fazem a secreção de líquidos como o suor e o sebo. No rosto há cerca de 300 mil poros, concentrados na testa, no nariz e queixo. 

Poros dilatados são mais característicos de peles mistas e oleosas, pois o excesso de óleo “preenche os furinhos” da pele e aumenta o tamanho dos poros. Quanto mais óleo e sebo são produzidos, maior é a incidência de poros dilatados.

Poros são orifícios minúsculos na pele que fazem a secreção de líquidos como o suor e o sebo

O que causa a produção excessiva de sebo?

  • Usar maquiagem e/ou produtos inadequados para a pele – pessoas com pele muito oleosa devem usar maquiagem oil free (“livres de óleo”) e não comedogênica (que não obstruem os poros).
  • Desequilíbrios hormonais.
  • Má alimentação (falaremos disso logo mais).
  • Exposição solar.

Há ainda outros fatores:

  • Envelhecimento: o tempo passa e surgem as rugas e a flacidez na pele do rosto, o que contribui para a ocorrência de poros dilatados.
  • Hereditariedade: se seu pai ou mãe tem poros abertos, é possível herdar essa característica deles.
  • Oleosidade no rosto: este tipo de pele deposita óleo ao redor dos poros, dando a eles uma aparência indesejada. Os poros dilatados incham por causa do sebo e parecem maiores.

 

Quem tem pele seca está livre dos poros dilatados?

Não. Independentemente do tipo de pele, todas as pessoas têm poros abertos, o que muda é o tamanho e a distribuição deles pelo corpo. 

 

Como cuidar de peles com poros abertos?

Uma rotina de cuidados com a pele é fundamental. O que importa é escolher produtos adequados para o seu tipo de pele e aplicá-los corretamente.

Apostar em um bom sabonete facial, protetor solar e dermocosméticos é essencial, principalmente para pessoas de pele oleosa. Opte por fórmulas que removam o excesso de oleosidade sem retirar a camada de proteção da pele.  

  • É recomendado lavar o rosto duas vezes por dia (o excesso de lavagens pode deixar a pele ainda mais oleosa, então, cuidado), fazendo movimentos suaves e circulares com as pontas dos dedos. 
  • Esfoliar o rosto uma vez por semana também é indicado para remover a camada mais externa da pele. Não exagere na força ao aplicar o esfoliante na face.
  • A hidratação é um cuidado diário vital para manter a pele do rosto saudável e viçosa. Lembre-se de escolher um hidratante oil free e não comedogênico.
  • Dermocosméticos são aliados importantes dos cuidados com a pele. Aqueles que contêm ácido glicólico e ácido salicílico, por exemplo, promovem a renovação celular. Já o “queridinho” do momento, o ácido hialurônico, tem alto poder hidratante, o que também ajuda a manter os poros mais fechados.

Uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para tratar poros abertos, sendo importante escolher produtos adequados para o seu tipo de pele e aplicá-los corretamente

O que mais eu posso fazer para evitar a dilatação dos poros?

Se você busca um tratamento mais profundo e de longo prazo para fechar os poros do rosto, o primeiro passo é procurar um dermatologista, que irá avaliar a sua pele e indicar os cuidados a adotar. Vejamos técnicas que podem ajudar a alcançar esse objetivo:

  • Microdermoabrasão: é conhecido como “peeling de cristal”. Promove a esfoliação da pele e ajuda a fechar os poros.
  • Peeling líquido: é feito no consultório e auxilia na retirada da camada superficial da pele e no fechamento dos poros. O peeling líquido promove a renovação das células, trata rugas e manchas, aumenta a elasticidade da pele.
  • Luz pulsada: reduz as glândulas sebáceas e diminui os poros de tamanho. Se for realizado com frequência, os poros permanecem menores por mais tempo.

Alimentação e exercícios físicos podem ter influência no nível de oleosidade da pele?

Com certeza. Consumir alimentos muito gordurosos contribui para a dilatação dos poros. Ingerir muito leite, queijo, iogurtes, frituras e produtos industrializados pode ou aumentar a oleosidade da pele ou agravar quadros de acne que pioram a aparência dos poros. 

Vale lembrar, ainda, que a prática de exercícios físicos libera o suor e ajuda a eliminar toxinas do organismo. Assim, é seguro dizer que um estilo de vida saudável tem um efeito positivo para a beleza da sua pele.

O que você achou deste conteúdo? Vimos que os poros abertos têm um impacto negativo na aparência do rosto, mas que não faltam cuidados e tratamentos para contornar essa situação. Eles envolvem desde a escolha por produtos apropriados para a pele até a prática de exercícios físicos e a boa alimentação.

Para ler mais sobre saúde, bem-estar e temas relacionados, visite o blog da Santo Remédio!

Compartilhar