Quando os primeiros dentinhos chegam, é só alegria! A amamentação já não é tão necessária e agora é só partir para os cuidados de escovação após as refeições. Mas será que é assim que as coisas devem funcionar mesmo?
Leia nosso artigo sobre o assunto e tire suas dúvidas sobre a primeira dentição do bebê.
Leia também:
– Dor de ouvido em crianças: o que pode ser e como tratar da melhor forma?
– Soluço no bebê: Por que é tão comum e como se livrar dele rapidamente?
Por volta dos seis meses de vida, despontam os primeiros dentinhos. Geralmente nascem os dois inferiores da frente, seguidos dos dois superiores da frente. E é exatamente neste período em que começa a introdução alimentar.
É comum pensar que a amamentação já pode ser interrompida, mas a realidade é que ela pode continuar normalmente, com o mínimo de desconforto. A recomendação vem da Organização Mundial de Saúde – OMS, que orienta a continuação do aleitamento materno exclusivamente, em livre demanda, até os seis meses e continue de forma complementar até dois anos ou mais.
No entanto, há alguns desafios enfrentados pelas mamães nesta fase. Como a gengiva do bebê fica mais sensível, a coceira é aliviada com mordidas, e isso claramente é difícil de suportar. Mas é possível reverter e a criança adaptar os movimentos de sucção com a presença dos dentes.
Você pode se interessar por:
– Obesidade infantil: o que é, riscos, prevenção e tratamento
– Saiba porque não tomar vacina pode ser perigoso para a saúde da criança
Não é segredo que os bebês ficam mais sensíveis quando a dentição começa a despontar. É um período de grande desconforto, pois as gengivas ficam inchadas e doloridas e pode haver a necessidade de morder algo para aliviar a coceira.
A amamentação, por ser um momento de aconchego e cuidado, é ideal para ajudar. Além disso, ela ainda ajuda no desenvolvimento dos maxilares, da arcada dentária, estimula os músculos orais, melhora a respiração e a fala. É um excelente exercício facial e de respiração para o bebê.
Para evitar as temidas mordidas, a mãe pode adotar algumas dicas no dia a dia:
O ideal é que um odontopediatra seja consultado regularmente para verificar e orientar como deve ser a saúde bucal dos bebês. Existem alguns cuidados importantes a serem feitos. Confira agora quais são:
Gostou do nosso artigo? Nele, você viu que os primeiros dentinhos do bebê não interferem na amamentação e quais os cuidados essenciais a serem tomados nesta fase.
Para complementar a leitura sobre os cuidados com as crianças, que tal baixar um conteúdo exclusivo gratuitamente? É só clicar no banner abaixo:
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela afeta desde a saúde…
O câncer de pele é uma doença que, quando diagnosticada no início, pode ter um…
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde interligadas que aumentam o risco…
O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente…
Diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e…
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas apesar da beleza e…
This website uses cookies.