Aqueles pontinhos brancos que ficam caindo na camisa te incomodam muito? A caspa é um inconveniente silencioso. Muitas vezes você só nota quando olha para a própria roupa. Pode haver casos de muita coceira e inflamação no couro cabeludo.
Se você quer acabar com esse problema e não sabe por onde começar, então este artigo é para você! Vamos descobrir o que é, as causas e opções de tratamento para a caspa. Vamos lá!
Você pode se interessar por:
– A importância de um profissional para cuidar do seu cabelo
Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui uma avaliação com um especialista. Procure ajuda médica caso se identifique com os sintomas.
Os tipos de caspa
A caspa é o nome popular pelo qual é conhecida a dermatite seborréica. Ela é caracterizada por uma descamação fina e seca do couro cabeludo e que pode acometer a região central do rosto, orelhas e, em casos graves, se estender pelo corpo.
Existem dois tipos de dermatite seborréica:
- Caspa seca: pequena, fina, branca e se desprende do couro cabeludo com facilidade, ficando sobre os ombros e roupas;
- Caspa oleosa: mais espessa e de maior dimensão, tem cor amarelada e gruda no cabelo e no couro cabeludo, pode ser acompanhada de inflamação, com intensidade variada.
Causas desta dermatite seborréica
Os motivos para o surgimento da caspa não são totalmente conhecidos. Mas se sabe que alterações hormonais, estresse, mudanças bruscas de temperatura e falta de higiene pioram o quadro.
Outros fatores externos, como procedimentos com escovas alisadoras, também são causadores da caspa.
No entanto, o problema é mais comum em homens, em virtude dos hormônios masculinos e pelo maior uso de bonés e chapéus, que retém mais umidade no couro cabeludo.
Leia também:
– Saúde dos fios: como acertar na escolha do shampoo?
Como tratar a caspa
O profissional a ser procurado é o dermatologista. Para tratar a dermatite seborréica o primeiro passo é combater as condições que causam o problema. Como por exemplo, medidas para diminuir a oleosidade capilar.
- Lave o cabelo, no mínimo, três vezes por semana;
- Dê preferência a lavagens com água fria ou, no máximo, morna;
- Alterne entre o seu shampoo normal e um shampoo anticaspa, de acordo com a necessidade.
Uma excelente opção são os shampoos anticaspa. Eles auxiliam no tratamento da caspa, limpando profundamente o couro cabeludo e ajudando na normalização da função sebácea.
São vários resultados fantásticos. Confira!
Eficácia máxima no tratamento
Limpar profundamente, proteger contra a caspa e suavizar o cabelo. Além de não ressecar os fios e poder ser usado diariamente. Busque produtos com pH balanceado e que garanta máximo cuidado ao seu couro cabeludo.
Refrescância e eficiência no tratamento
Com a correria do dia a dia é sempre bom contar com a sensação de refrescância. Produtos que possuem uma dose de mentol para uma revitalização refrescante são excelentes. Eles agem deixando os fios livres da caspa visível.
Menos oleosidade para acabar com a dermatite seborréica
Como você já sabe, o excesso de oleosidade no couro cabeludo é o fator chave para o início da caspa. Use produtos com baixo teor de oleosidade, assim você fica livre desse excesso e evita o desenvolvimento da caspa.
Medidas de prevenção
Assim como para outros problemas, o melhor tratamento para a caspa é a prevenção. Algumas medidas simples podem ajudar a evitar o problema. Veja:
- Evite o consumo de alimentos muito gordurosos e a ingestão de bebidas alcoólicas e excesso;
- Não tome banhos muito quentes;
- Enxugue-se bem antes de se vestir, a umidade pode causar as lesões;
- Dê preferência às roupas que não retenham suor, os tecidos sintéticos não são recomendados às pessoas que possuem tendência à dermatite seborréica;
- Procure ter mais controle sobre o estresse, problemas emocionais e ansiedade;
- Ao lavar o cabelo, retire completamente o shampoo e o condicionador do couro cabeludo, só deixe no cabelo os produtos rotulados como “sem enxágue”.
Outra via de tratamento é com o uso de medicamentos para eliminar a causa raiz da caspa. São soluções de uso tópico contendo ácido salicílico, antifúngicos ou corticoides. Eles são receitados pelo dermatologista para acabar com a inflamação e a coceira.
Gostou do conteúdo? Já sabe como fazer o tratamento para a caspa? Lembre-se de tomar os cuidados necessários com a higiene do couro cabeludo e alimentação. É sempre importante reforçar que o dermatologista é a pessoa certa para dar a palavra final sobre o tratamento para a caspa. Procure-o em casos de sintomas mais graves.