Tratamento para caspa: veja produtos para amenizar o problema

tratamento-para-caspa

Aqueles pontinhos brancos que ficam na camisa te incomodam muito? Então este artigo é para você! Vamos descobrir o que é, as causas e opções de tratamento para caspa. 

Vamos lá!

O que é a caspa? 

A caspa é o nome popular pelo qual é conhecida a dermatite seborréica. Ela é caracterizada por uma descamação fina e seca do couro cabeludo e que pode acometer a região central do rosto, orelhas e, em casos graves, se estender pelo corpo.

Existem dois tipos de dermatite seborréica:

  • Caspa seca: pequena, fina, branca e se desprende do couro cabeludo com facilidade, ficando sobre os ombros e roupas;
  • Caspa oleosa: mais espessa e de maior dimensão, tem cor amarelada e gruda no cabelo e no couro cabeludo, pode ser acompanhada de inflamação, com intensidade variada.

Causas da caspa

Os motivos para o surgimento da caspa não são totalmente conhecidos. Mas se sabe que alterações hormonais, estresse, mudanças bruscas de temperatura e falta de higiene pioram o quadro. 

Outros fatores externos, como procedimentos com escovas alisadoras, também são causadores da caspa. 

No entanto, o problema é mais comum em homens, em virtude dos hormônios masculinos e pelo maior uso de bonés e chapéus, que retém mais umidade no couro cabeludo.

Saiba mais:

Saúde dos fios: como acertar na escolha do shampoo?

Tratamento para caspa

Para tratar a dermatite seborréica o primeiro passo é combater as condições que causam o problema. Como por exemplo, medidas para diminuir a oleosidade capilar.

  • Lave o cabelo, no mínimo, três vezes por semana;
  • Dê preferência a lavagens com água fria ou no máximo morna;
  • Alterne entre o seu shampoo normal e um shampoo anticaspa, de acordo com a necessidade. 

Uma excelente opção são os shampoos anticaspa. Eles uxiliam no tratamento da caspa, limpando profundamente o couro cabeludo e ajudando na normalização da função sebácea. 

São vários resultados fantásticos. Confira!

banner-autocuidado

Eficácia máxima no tratamento da caspa

Limpar profundamente, proteger contra a caspa e suavizar o cabelo. Além de não ressecar os fios e poder ser usado diariamente. Busque produtos com PH balanceado e que garanta máximo cuidado ao seu couro cabeludo.

Refrescância e eficiência no tratamento da caspa

Com a correria do dia a dia é sempre bom contar com a sensação de refrescância. Produtos que possuem uma dose de menthol para uma revitalização refrescante são excelentes. Eles agem deixando as suas madeixas livres da caspa visível.

Menos oleosidade para acabar com a dermatite seborréica

Como você já sabe, o excesso de oleosidade no couro cabeludo é o fator chave para o início da caspa. Use produtos com baixo teor de oleosidade, assim você fica livre desse excesso e evita o desenvolvimento da caspa.

Medidas de prevenção

Assim como para outros problemas, o melhor tratamento para caspa é a prevenção. Alguma medidas simples pode ajudar a evitar o problema. Veja:

  • Evite o consumo de alimentos muito gordurosos e a ingestão de bebidas alcoólicas e excesso;
  • Não tome banhos muito quentes;
  • Enxugue-se bem antes de se vestir, a umidade pode causar as lesões;
  • Dê preferência às roupas que não retenham suor, os tecidos sintéticos não são recomendados às pessoas que possuem tendência à dermatite seborréica;
  • Procure ter mais controle sobre o estresse, problemas emocionais e ansiedade;
  • Ao lavar o cabelo, retire completamente o shampoo e o condicionador do couro cabeludo, só deixe no cabelo os produtos rotulados como  “sem enxágue”. 

Gostou do conteúdo? Já sabe como fazer o tratamento para caspa? Lembre-se de tomar os cuidados necessários com a higiene do couro cabeludo e alimentação. É sempre importante reforçar que o dermatologista é a pessoa certa para dar a palavra final sobre o tratamento para caspa. Procure-o em casos de sintomas mais graves.

Leia também: A importância de um profissional para cuidar do seu cabelo  

Compartilhar