Veja 4 passos simples para manter a saúde masculina em dia

Os cuidados com a saúde masculina costumam ser deixados de lado! A falta de tempo, preconceito e sensação de imunidade faz com que os homens deixem de lado os cuidados básicos com a sua saúde. 

Além disso, existem vários mitos que cercam o tema, como a crença de que câncer de próstata e disfunção erétil só atingem homens idosos.

Vamos saber mais sobre a saúde masculina? Acompanhe no artigo!

Saúde masculina: os números no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, somente 32% dos brasileiros dizem já ter realizado o exame de próstata e 44% nunca teve uma consulta com médico urologista. 

Outro levantamento, realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vitigel), deu conta de que: 

  • Os homens ocupam maior espaço entre os adultos fumantes (12,8%) que as mulheres (9%);
  • Homens (29,4%) consomem menos frutos e hortaliças em comparação com as mulheres (42,5%);
  • Os homens consomem uma quantidade maior de sal do que as mulheres;
  • O consumo abusivo de bebidas alcoólicas é aproximadamente 2,5 vezes maior entre os homens do que entras as mulheres. 

O Ministério da Saúde, por meio de uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, procura realizar ações afirmativa e inclusivas. 

Exames preventivos para a saúde masculina

Existem exames que podem garantir o diagnóstico precoce de algumas doenças, por isso devem ser realizados periodicamente:

  • Pressão arterial;
  • Hemograma;
  • Teste de urina;
  • Teste de fezes;
  • Teste de glicemia;
  • Atualização da carteira vacinal;
  • Verificação do perímetro;
  • Teste de IMC.

Os hábitos também são um ponto chave para a manutenção da saúde masculina. A seguir vamos conferir algumas dicas para manter a saúde em dia.

 

 

  •  Tenha uma dieta balanceada

Você, com certeza, já ouviu muito sobre a importância de se ter uma dieta saudável, não é mesmo? Mas você sabe o porquê? Nós explicamos!

Quando comemos alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os grãos, frutas, legumes e verduras, o nosso corpo funciona de um jeito muito melhor. 

Além dos claros benefícios estéticos, uma alimentação saudável diminui o risco de doenças no sistema cardiovasculares, colesterol alto, anemia, entre outras. Por isso, evite ao máximo os alimentos muito gordurosos, o excesso de sal e açúcar e consumo constante e abusivo de bebidas alcoólicas.

  • Durma bem

Apesar da agitação do dia a dia, você não pode deixar uma boa noite de sono em segundo lugar. Dar ao corpo o devido descanso e momentos de relaxamento é essencial para a saúde masculina e das pessoas em geral. 

A quantidade de horas de sono pode variar de organismo para organismo. O ideal é que você durma o suficiente para que o sono tenha efeito reparador.

Por que é tão importante dormir? Quando estamos neste estado, o nosso organismo fortalece o sistema imunológico, aumenta a capacidade cerebral de memorizar informações e age relaxando a musculatura. Além disso, ter um sono de qualidade também ajudar a reduzir o risco de obesidade, diabetes e desenvolvimento da hipertensão. 

  • Evite o excesso de peso

Não é nenhuma novidade que o excesso de peso e a obesidade podem causar muitos problemas de saúde, incluindo a saúde masculina.

Doenças no fígado, problemas pulmonares e infertilidade podem surgir em homens com excesso de peso. Caso você esteja acima do peso, que tal começar a praticar exercícios? Isso vai, com certeza, melhorar a sua disposição e saúde. 

  • Vá ao médico regularmente

Você precisa fazer visitas regulares ao médico! Como falamos acima, os exames preventivos são muito eficazes para para diminuir o índice de mortalidade e aumentar a qualidade de vida. 

Agende consultas e busque orientações sobre os exames mais indicados para a sua idade e o seu histórico de saúde, individual e familiar. 

A partir dos 40 anos de idade o mais indicado é que todo homem passe a ter acompanhamento médico. Dessa forma, a saúde masculina está sempre dia e podendo aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer. 

Viu como falar sobre saúde masculina não é nenhum bicho de sete cabeças? Dispa-se do preconceito e passe a cuidar mais de si mesmo. Essa é uma grande prova de amor para as pessoas que são importantes para você. 

Gostou do conteúdo? Você pode se interessar por este conteúdo também: Saúde sexual masculina: 3 coisas que você precisa saber!

Compartilhar