Ela é desconfortável e embaraçosa. Aquela coceira familiar e insistente na cabeça pode até receber o nome técnico de pediculose, mas a real mesmo é que os piolhos não escolhem seus hospedeiros por idade.
E para saber como acabar com esse problema o mais rápido possível – de preferência sem raspar a cabeça – é só conferir o artigo de hoje sobre o assunto.
*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a orientação de um especialista. Procure atendimento caso manifeste os sintomas apresentados no artigo.
Mas adulto não tem piolho!
Qualquer pessoa pode ter piolho. Basta ter passado perto de alguém com a cabeça infestada para receber rapidamente alguns exemplares.
A infestação começa tímida, uma coceira aqui, outra ali, nem levanta suspeitas. Aí ela vai aumentando e ficando mais frequente até ao ponto de ferir o couro cabeludo. Talvez antes de chegar nessa fase, seja possível avistar os traços do piolho na cabeça: as lêndeas grudadas nos fios de cabelo.
É comum associar o problema às crianças, pois na escola a proximidade e o compartilhamento acidental de itens pessoais facilita muito o contágio. No entanto, os adultos não estão imunes, já que o inseto gosta de sangue e de um ambiente propício para viver e se multiplicar. E para isso o couro cabeludo é perfeito.
Portanto, pessoas de todas as idades, classes sociais e gênero estão sujeitas a serem infestadas pelo inseto em qualquer momento da vida. Entenda mais sobre ele no tópico a seguir.
Raio-x do piolho
Por mais asqueroso que possa parecer, se você está com piolhos, precisa entender como o problema ocorre para poder se livrar dele.
O piolho é um inseto que vive em média 30 dias entre os cabelos, se alimentando do sangue do couro cabeludo – por isso a coceira. Fora do hospedeiro ele não passa de 24 horas. Enquanto ele está ativo na cabeça, pode por cerca de dez ovos por dia, que são as famosas lêndeas.
Fazendo as contas, ao fim de sua vida, vai colocar de 250 a 300 lêndeas, que demoram por volta de dez dias para sair do ovo. E de cada lêndea sai um piolho. O ciclo vai se repetindo até que o tratamento seja iniciado.
Um fato interessante é que os piolhos não saltam, não voam, tampouco pulam de uma cabeça para outra: eles se arrastam. Mas não se engane, eles se movimentam com muita rapidez e viajam de cabeça para cabeça com incrível facilidade.
O couro cabelo é quente e úmido, a condição ideal para a proliferação do piolho. A falta de higiene não é um atrativo e não tem relação direta com o aparecimento dele. Contudo, para acabar com a infestação, uma higiene rigorosa é fundamental, acompanhada de xampus e loções específicas e o uso do pente fino.
Agora é hora de exterminá-los. Veja como fazer isso em poucos passos.
3 passos para acabar – e evitar – os piolhos
Requer dedicação por um tempinho, mas é possível eliminar facilmente os piolhos da cabeça com estes 3 passos simples. Confira abaixo:
1. Use xampu antipiolho
Xampus, sabonetes, loções e até sprays de uso específico para combater piolhos e lêndeas podem ser encontrados nas drogarias, sem a necessidade de prescrição médica.
A composição química promove a morte da população e ainda facilita a remoção pelo pente.
2. Passe o pente fino
Fundamental para espalhar bem o xampu, o pente fino pode ser usado nos fios tanto secos quanto molhados. Deve ser usado com frequência diária durante o tratamento para manter a baixa população e, aos poucos, ir eliminando-a.
O modo mais eficaz de uso é passar o pente fino mecha por mecha, da raiz às pontas. Use uma toalha ou pano de cor clara para visualizar os piolhos que forem sendo removidos.
3. Não compartilhe itens pessoais
Itens de uso pessoal como toalhas, bonés e até travesseiros não devem ser compartilhados, nem durante o tratamento e nem se você não tiver piolhos. E mesmo que não compartilhe, mantenha tudo sempre higienizado para evitar o contágio dentro de casa e com outras pessoas.
O que você achou deste artigo? Você viu que os piolhos na cabeça se aproveitam tanto das crianças quanto dos adultos para se alimentar e se multiplicar. Aqui, você viu também algumas curiosidades sobre o inseto e 3 passos simples para combater a proliferação dos piolhos.
Conheça outras atitudes de autocuidado em um material exclusivo e totalmente gratuito. Clique no banner abaixo para fazer o download agora.