Descongestionante nasal vicia? 6 informações que você precisa saber sobre este medicamento

Descongestionantes nasais são indicados para tratar o nariz entupido que é um sintoma de rinite, sinusite, gripes e resfriados

Nariz entupido é um sintoma de rinite, sinusite, gripes e resfriados. Nosso corpo dilata os vasos sanguíneos da cavidade nasal para eliminar micro-organismos invasores, diminuindo o espaço para a entrada do ar no sistema respiratório e causando falta de ar e desconforto.

Por essa razão, muitos recorrem aos descongestionantes nasais. Em contato com a mucosa nasal, eles a reduzem de volume e aumentam o espaço para a passagem do ar. Só que, dependendo do tipo de descongestionante e da frequência de uso, a pessoa pode desenvolver uma espécie de dependência, com consequências muito ruins para a saúde.

Criamos este post para que você entenda melhor o problema, conheça possíveis substitutos aos descongestionantes e evite o uso indiscriminado deles. Boa leitura!

*Atenção: este conteúdo é meramente informativo e não substitui a avaliação de um especialista. 

 

Afinal, usar descongestionantes nasais pode viciar?

Sim. Entenda o porquê:

  • Existem dois tipos de descongestionantes nasais – os à base de soro e os medicamentosos, que contêm substâncias como nafazolina, xilometazolina e oximetazolina;
  • Os do segundo tipo ajudam a desinchar as narinas e facilitam a passagem do ar. Mas o efeito imediato deles, combinado com o uso frequente e excessivo contribui para um quadro de dependência do medicamento;
  • Isso ocorre porque, se os vasos sanguíneos estiverem muito contraídos, o corpo entende que precisa de mais deles e os cria. A mucosa nasal incha, a pessoa sente o nariz entupido e usa o descongestionante mais ainda;
  • Usar descongestionantes medicamentosos por 7 dias pode ser o bastante para desenvolver dependência.

Dependendo do tipo de descongestionante e da frequência de uso, a pessoa pode desenvolver uma espécie de dependência

Quais outras complicações o descongestionante medicamentoso pode causar?

  • Ressecamento nasal;
  • Formação de crostas;
  • Tonturas e/ou dores de cabeça;
  • Necrose com perfuração do septo nasal;
  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Com o uso crônico, o nariz absorve mais quantidades do remédio. Ele passa a circular na corrente sanguínea e se espalha pelo organismo, o que é perigoso para idosos ou pessoas com problemas cardíacos;
  • Em certos casos, o nariz sofre muitos danos, que só podem ser revertidos por meio de cirurgia.

Os descongestionantes à base de soro também podem causar dependência?

Não. Eles têm os seguintes efeitos:

  • Deixam a secreção do nariz mais fluida.
  • Retiram impurezas como poeira, fungos e ácaros. 
  • Com a remoção das sujeiras, o nariz não fica inflamado, o que facilita a respiração. 
  • Esse tipo de descongestionante ajuda a prevenir doenças respiratórias.

Como posso combater a dependência de descongestionantes nasais?

A melhor forma é consultar um otorrinolaringologista e conversar sobre a melhor forma de parar com o medicamento, seja aos poucos ou de uma vez. 

Há médicos que acreditam que é melhor suspender o uso subitamente e trocá-los por descongestionantes orais e anti-inflamatórios para espirrar dentro do nariz. 

Além disso, embora os descongestionantes sejam vendidos sem receita médica, é mais seguro usá-los somente se forem receitados por um médico. Em geral, os descongestionantes medicamentosos não são prescritos pelos médicos, a não ser em casos de cirurgia e para conter sangramento nasal – e o limite de uso é de 3 dias.

Quem não deve usar descongestionante nasal?

Crianças não devem usar descongestionantes de forma alguma. Elas terão as mesmas reações que o remédio causa em adultos (taquicardia, aumento de pressão), mas muito mais fortes porque seu peso é menor.

Se não for prescrita por um médico, idosos devem evitar esta medicação. Como há mais chances de problemas cardíacos e hipertensão nessa fase da vida, o descongestionante pode agravar ambos os problemas.

Se for necessário usar um descongestionante nasal, grávidas devem optar pelas opções à base de soro.

 

Existem descongestionantes nasais que sejam naturais?

É possível usar alguns recursos naturais para melhorar a sensação de nariz entupido, assim atuando semelhante aos descongestionantes nasaisÉ possível usar alguns recursos naturais para melhorar a sensação de nariz entupido:

  • Inalação com soro fisiológico;
  • Higienização das narinas com soro fisiológico pelo menos 2 vezes por dia;
  • Alguns chás, como o de hortelã-pimenta ou o de gengibre com alho podem ajudar a melhorar o nariz entupido. Seus componentes têm propriedades que ajudam a remover muco e secreções e a aliviar as vias respiratórias;
  • Compressas mornas têm efeito semelhante ao do vapor;
  • Um suco de tomate “turbinado” também pode ser útil: misture uma xícara de suco de tomate, uma colher de alho, uma de limão e um pouco de sal. Ferva e beba o suco pelo menos duas vezes por dia.

Você gostou deste conteúdo?

Vimos que, embora os descongestionantes nasais medicamentosos tenham ação rápida e melhorem a sensação de nariz entupido, o uso deles pode ter efeitos indesejados para a saúde. Além disso, de preferência, este recurso só deve ser usado se prescrito por um médico. 

Para ler mais conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar, fique ligado no blog da Drogaria Santo Remédio!

Compartilhar