como proteger os olhos ao usar maquiagem?

Como proteger os olhos ao usar maquiagem? Veja os cuidados mais importantes na hora da aplicação
Compartilhe:

A maquiagem faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mas você já se perguntou se ela pode ter efeitos nocivos para a sua visão? E se sim, você sabe como proteger os olhos?

Isto é o que vamos ver neste artigo!

Usar maquiagem faz mal para a visão?

Se mal usada a maquiagem pode sim prejudicar a visão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), duas a cada 10 mulheres têm problemas oculares devido o mau uso da maquiagem.

Os sintomas mais comuns do abuso de maquiagem são os olhos lacrimejando, coçando e irritados.

Como proteger os olhos

1. Não compartilhe pincéis e produtos

Embora seja uma prática muito comum, não é prudente compartilhar os produtos. Sempre que usados, bactérias são introduzidas no produto. E como as membranas mucosas são mais suscetíveis a contrair infecções, batons e rímeis não devem ser compartilhados.

O mais indicado é que, até mesmo nos salões de beleza, você leve consigo os seus próprios produtos, especialmente os que são usados na região dos olhos e boca.

Leia também:
Escova capilar: dicas para ter um resultado de salão sem sair de casa
Como se maquiar em casa? 9 dicas para arrasar nas lives e selfies

2. Evite usar maquiagem e lentes de contato ao mesmo tempo

Os usuários de lentes estão mais expostos a problemas oculares decorrentes do uso de maquiagem. Isso acontece porque algum produto pode entrar em contato acidentalmente com a lente e contaminá-la, podendo inclusive provocar uma infecção. Portanto, evite o uso de muita maquiagem enquanto usa as lentes de contato.

3. Fique atento à validade da sua maquiagem

Quanto o assunto é sobre como proteger os olhos, a validade é um ponto chave para assegurar a qualidade dos produtos. Em hipótese nenhuma use produtos fora da data de validade.

As características e resistência do produto mudam de acordo com o uso e o tempo, aumentando as chances de contaminação.

Também é importante que toda a maquiagem seja descartada caso aconteça uma infecção ocular. A medida evita que os microrganismos se espalhem e permaneçam oferecendo riscos para a saúde dos olhos.

4. Seja prudente com o uso dos cílios postiços

Os cílios possuem uma curvatura natural que faz com que eles se toquem ao longo das mais de 20 mil piscadas diárias. Mas quando eles têm que suportar o peso dos fios artificiais, a forma que eles se tocam fica diferente. Isso pode fazer com grudem, entortem e até mesmo arranhem a visão.

A cola usada para a aplicação dos cílios postiços também confere risco de lesões com níveis diferentes de gravidade. Por isso não é recomendado o uso durante todo o dia, e muito menos que se durma com eles.

5. Não durma maquiada!

Não importa quais as circunstâncias: dormir maquiada é sempre uma péssima ideia. Quer saber como proteger os olhos? Não vá para a cama usando maquiagem. Isso aumenta consideravelmente as chances de se terem problemas oculares.

O contato com o travesseiro, não raro, pode fazer com que os produtos usados penetrem na parte interna da pálpebra. Os olhos são extremamente sensíveis, e esse simples contato pode causar irritação ocular.

6. Invista em produtos com boa qualidade

Certifique-se de que os produtos que você está adquirindo são de procedência segura. A maioria dos itens de maquiagem para a região dos olhos possuem substâncias que impedem a proliferação de bactérias.

Mas os produtos de sem a mesma qualidade não oferecem esse tipo de garantia, o que contribui para os riscos de desenvolvimento de problemas oculares. Usar produto de origem duvidosa pode resultar em vermelhidão, irritação, inchaço e até mesmo uma infecção.

Agora que você já sabe como proteger os olhos através de cuidados simples, leia sobre: Como manter a pele saudável nesta quarentena? Veja as nossas dicas!

Compartilhar