Saiba como evitar a descamação da pele durante o verão

Com a chegada do verão, os cuidados devem ser redobrados com a saúde e a descamação da pele é muito comum. Inclusive, é durante esse período que ela está mais sensível. A nossa pele é considerada como o maior órgão do corpo, portanto mantê-la saudável e hidratada, sobretudo nos meses de maior incidência dos raios solares, e também durante o inverno, é imprescindível!

Por isso, é importante não exagerar na hora de ir à praia tomar banho e se bronzear, pois problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, além do risco de câncer podem começar a surgir. Mas afinal, será que apenas o sol é o grande vilão da descamação da pele? Na verdade, outros fatores estão envolvidos em sua origem, não apenas a exposição à luz solar.

Então, nós, da Santo Remédio, vamos esclarecer algumas informações essenciais sobre a descamação de pele. Continue a leitura abaixo!

Problemas da descamação da pele

Os raios solares são grandes causadores de muitas doenças, principalmente da descamação da pele. Mas além disso, existem outros fatores que podem provocar esse problema, e por incrível que pareça, alguns hábitos simples são considerados vilões dessa condição.

Muitas pessoas não sabem, mas, às vezes, o excesso de cuidado prejudica a saúde da pele, ou mesmo as doenças crônicas dermatológicas contribuem. Entre as possíveis causas da descamação, podemos citar:

  • Exposição exagerada ao sol;
  • Uso impróprio de sabonetes com elementos nocivos;
  • Banhos quentes frequentes;
  • Doenças crônicas dermatológicas;
  • Má alimentação e falta de água.

Esses sãos os fatores mais comuns que causam a descamação. A maioria são condições simples, que podem ser evitadas com a mudança de alguns hábitos diários. Adotando um estilo de vida saudável e diferente.

Doenças que podem afetar você

As doenças crônicas são casos mais complicados que devem receber uma atenção maior, mas são menos recorrentes.

Mas, é importante saber quais são as doenças mais populares:

  • Dermatite atópica;
  • Dermatite de contato;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Psoríase;
  • Hipotireoidismo;
  • Queratose pilar.

Como tratar?

Para os casos mais simples de descamação de pele não existe um tratamento específico. Como a causa envolve hábitos diários, pequenas mudanças na rotina podem evitar esse problema.

Enquanto nos casos de doenças, é preciso aplicar alguns métodos de tratamentos, como a terapêutica. Mas os cuidados vão depender do diagnóstico, por isso é importante sempre ter acompanhamento médico adequado.

Cuidados com a pele devem ser tomados.

Como podemos prevenir os problemas da pele?

Além dos raios solares, que podem causar a descamação da pele, estresses ingestão alcoólica, lugares frios também são contribuintes para essa condição. É necessário manter uma alimentação balanceada e ingestão hídrica adequada. Por isso, alguns hábitos devem ser sempre evitados.

Seguem algumas dicas valiosas e preventivas para você cuidar bem da sua cútis sem precisar chegar a extremos. Então preste atenção e anote cada uma delas para não esquecer de inseri-las em seu dia.

– Filtro solar

É importante o seu uso, mesmo que o dia não esteja “ensolarado”, pois os raios ultravioletas passam da mesma forma e são os causadores de problemas de pele. O filtro solar ajuda a protegê-la criando uma camada com substâncias que, ao penetrar no tecido epitelial desaceleram o envelhecimento, prevenindo até o aparecimento do câncer de pele.

O protetor solar ainda é um dos principais produtos que não podem ser largados em casa. Mas existem vários tipos de filtro, que podem ser de fórmula química ou física que podem ser usados. É importante ver qual deles se adapta melhor a sua pele. Além disso, é preciso estar atento ao período de tempo e o local da aplicação no corpo.

Fazer o uso diário do protetor solar é fundamental para o cuidado com a pele, e assim, evitar o câncer e outras doenças. Além disso, o protetor solar refresca e acalma a pele em qualquer momento do dia.

O filtro solar deve ser passado em todo área que fica exposta ao sol

– Exposição ao sol

Esse cuidado é indispensável na hora de evitar algum dano à pele, existem horários que não são indicados ficar exposto ao sol diretamente. Os raios ultravioletas estão mais fortes nos horários de pico, portanto, evite a exposição desnecessária, principalmente nos horários entre as 10 e 16 horas.

Mas isso não quer dizer que você tenha que fugir do sol o tempo todo, lembrando que ele oferece vitamina D ao corpo, então escolha os períodos certos do dia para tomar um “banho de sol”.

– Alimentação

Alimentos ricos em betacaroteno são as melhores dicas, pois se convertem em vitamina A, importante para o bom funcionamento das células epiteliais.

– Ingerir bastante líquidos

Beber no mínimo dois litros de água por dia garantirá a prevenção de diversos problemas. Além disso, a água pode ser substituída por sucos ou chás gelados, que são ótimas opções para deixar o corpo hidratado. No entanto, eles podem aumentar o peso, por isso o mais indicado é beber água.

– Hidratação e limpeza

Após o banho (morno a frio) vale passar diariamente cremes hidratantes que contenham nutrientes que ajudam a tornar a aparência mais macia e saudável. Detalhe: escolha os cremes, de preferência os sem álcool em sua fórmula. Outra maneira ideal é a esfoliação, procedimento que remove as células mortas para um renovado tecido.

Cuidados com a pele descamada

Quando acontece a descamação da pele, muitas pessoas não sabem como agir durante essa condição. Por isso, vamos mostrar alguns cuidados que devem ser tomados, para não surgirem outros problemas mais graves.

Em primeiro lugar, não remova as casquinhas. O indicado é procurar hidratar sempre a pele, pois assim é possível minimizar a descamação, além disso, não utilize produtos agressivos na sua pele.

Durante o período de descamação, evite tomar banhos quentes, pois a água quente pode deixar a pele ainda mais espessada e ressecada. O recomendável são banhos mornos e frios, além de usar um hidratante corporal após o banho.

Se durante a “troca de pele” surgir coceiras e ardências, faça o uso de loções de vera e calamina, pois eles dão uma sensação anestésica e de alívio.

Peles maduras precisam de um cuidado maior?

Sim. Com a idade, a pele fica com uma sensação seca e estirada, ocasionando uma textura áspera. Essa condição acontece por causa do envelhecimento. As glândulas sebáceas reduzem o ritmo de produção de gordura da pele.

A sensibilidade da pele acaba causando a descamação. Por isso, além do tratamento de hidratação, pessoas com idade mais avançadas devem fazer o uso de hidratantes diariamente.

Dessa forma, o processo de limpeza e hidratação é mais eficiente.

O cuidado com a saúde da pele é indispensável, por isso é fundamental evitar alguns hábitos. Evite o uso de sabonetes muito químicos que mais prejudicam do que ajudam, pois eles podem retirar a proteção da pele. Além disso, é indicado optar por banhos rápidos e ter atenção na temperatura da água.

O que fazer?

Recomenda-se o uso de máscaras caseiras, ótimas para todos os tipos de pele, por exemplo as argilas vermelhas, pretas e verdes. Utilizar hidratantes reparadores e hipoalergênicos (sem álcool em sua formulação) são opções eficientes. Além disso, existem produtos que proporcionam hidratação 24 horas por dia. Estes tratamentos realmente fazem a diferença.

O mais importante é caprichar na hidratação, pois ela é fundamental na descamação da pele. Em caso mais graves, consulte um dermatologista para ter o acompanhamento correto, e não tome remédios sem orientação médica, pois podem deixar a pele mais sensível do que já está.

Para cuidar melhor da sua saúde, beleza e o bem-estar, nós, da Santo Remédio, temos um Espaço Dermocosméticos exclusivo para você.

Nele, você pode encontrar diversos produtos de qualidade para a pele, cabelo e rosto, além de outros itens que são essenciais. O espaço também conta com profissionais qualificados para melhor atender suas necessidades. Encontre uma Dermoconsultora em alguma de nossas unidades.

Gostou deste artigo sobre saúde e tratamento da pele? A Santo Remédio se preocupa em trazer as melhores informações para garantir sua qualidade de vida Por isso, preparamos um guia completo para ensinar você a manter a sua pele saudável e bonita por mais tempo. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuitamente.

Compartilhar

Deixe uma resposta