Pele ressecada? Veja dicas rápidas para acabar com esse problema

Dicas para acabar com a pele ressecada

Tá aí uma coisa que as pessoas deveriam fazer sempre: cuidar da pele. Afinal, são vários os benefícios. Entre eles está a garantia de mais proteção para o seu corpo. Mas a falta de cuidados regulares põe em risco a saúde da sua pele, além de atribuir um aspecto seco à sua aparência. Nesta matéria, você vai acompanhar orientações valiosas para se livrar da pele ressecada e ganhar uma aparência cheia de vida.

As causas de uma pele ressecada podem variar muito e vão desde a falta de rotinas saudáveis até mesmo a predisposição genética. Ao longo do dia, o nosso tecido mais precioso tem de aguentar ainda os efeitos da poluição e a exposição inadequada ao sol.

Leia também:
Cuidados com a exposição ao sol

A boa notícia é que obter uma pele hidratada e radiante não precisa ser um mistério, então preste bastante atenção ao que vamos destacar logo abaixo.

Pele ressecada nunca mais

Limpeza diária

Uma pele ressecada possui um nível de oleosidade abaixo do que é considerado normal, então você precisa focar em produtos e hábitos que não retirem o que já falta. Portanto:

  • Durante o banho, prefira sabonetes hidratantes devidamente indicados para peles com sensibilidade, pois eles possuem componentes capazes de ativar enzimas e proteínas;
  • Diminua a temperatura da água, já que, quando muito quente, ela retira a camada de proteção natural da pele. Tome apenas um ou dois banhos por dia (claro, a quantidade depende muito das atividades que você desempenha) de no máximo 10 minutos;
  • Não use buchinhas muito grossas ao se lavar. Apostar na esfoliação é legal, visto que o processo retira células mortas, evita infecções e facilita a absorção dos hidratantes, mas você precisa ter precaução. Esses produtos acumulam bactérias, então troque-os regularmente. Não exagere na utilização, uma vez por semana já é suficiente;
  • O uso de toalhas de rosto limpas é aconselhável para secar o rosto. Não esfregue, apenas pressione com gentileza;
  • Invista na tonificação diariamente, mas atenção: o produto não deve conter álcool, já que ele agride a pele, pois evapora e leva boa parte da água. Logo após a sua aplicação, invista num hidratante cremoso. Os modelos à base de Lanolina, uma substância produzida naturalmente pelos animais, ajuda a reter a hidratação;
  • Para o rosto, invista em tipos do produto indicados para essa área do corpo, desde que eles não sejam não-comedogênicos (não entopem os poros, ou seja, zero cravos), tudo tranquilo. Xô, pele ressecada!

Os alimentos certos para acabar com a pele ressecada

De nada adianta gastar dinheiro e tempo em produtos supercaros se você não se cuida pelo lado de dentro. Manter uma alimentação equilibrada ajuda não somente a conseguir uma pele dos sonhos como também uma saúde de ferro. Veja agora os alimentos mais importantes para quem quer se livrar da pele ressecada:

Abacates

fonte de vitaminas E, C e gorduras monoinsaturadas, os abacates possuem antioxidantes carotenoides que ajudam na revitalização da pele. De quebra, ainda dá para aplicar uma máscara para o rosto e o cabelo com os benefícios que essa fruta oferece;

Peixes

Eles são ricos em Ômega-3, ácidos graxos capazes de fortalecer as células, proteger a pele dos prejuízos causados pelo sol, e prevenir o câncer e inflamações. Tanto as espécies de rio quanto as de mar (com leve vantagem para os peixes de água salgada) possuem a substância.

Prefira consumi-los grelhados, assados ou cozidos. Se fritos, eles não ajudam bastante por conta do excesso de óleo;

Legumes e frutas alaranjados ou amarelos

Pode incluir na sua lista de compras o mamão, a cenoura, a manga e a laranja e também a abóbora, pois as vitaminas A e o betacaroteno presentes nesses alimentos auxiliam na renovação celular, combatendo a pele ressecada, os radicais livres e aumentando a imunidade;

Nozes e sementes

com bastante vitaminas A, B e E, Ômega-3 e gorduras monoinsaturadas, esse time de campeões promove a elasticidade da pele e afasta qualquer possibilidade de poluentes e radicais livres atingirem os tecidos. Amêndoas, avelãs, sementes de abóbora e de girassol dão nome a essa categoria. Como ingeri-los? Simples! Polvilhados no iogurte, cozidos ou como coberturas crocantes;

Água

Em último lugar, mas não menos importante, a água é essencial para o funcionamento do nosso corpo, visto que ele é formado em sua maioria por ela. A quantidade ideal varia de cada organismo. Para adultos, o cálculo é feito multiplicando 35ml pelo peso corporal e para os idosos, a quantidade diminui para 20ml.

Assim, uma pessoa de 25 anos com 60kg deverá tomar, em média, 2,1 litros diariamente. Frutas e verduras podem auxiliar.

Receitas caseiras para pele ressecada

A gente entende que nem sempre estamos bem dos bolsos, então economizar é mais do que necessário em tempos de vacas magras. Por isso, anote os ingredientes num papelzinho e siga as instruções corretamente. Mãos à obra!

Esfoliante natural de amêndoas
Você vai precisar de: 

  • 10 amêndoas;
  • 03-04 colheres de água.

Modo de fazer:
Separe as amêndoas e torre-as durante alguns minutos antes de colocá-las num liquidificador. Bata tudo até conseguir um estrutura mais arenosa. Adicione em seguida um pouco de água e misture para que os componentes formem uma pasta. Aplique no rosto ou nas parte do corpo que desejar e esfregue o creme em movimentos circulares. Um pouco de leite ou mel é aconselhável para acalmar a pele ressecada.

Hidratante cremoso de coco
Você vai precisar de: 

  • 01 copo de leite morno;
  • 01 colher de aveia;
  • 01 xícara de coco ralado.

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Quando o mix assumir uma consistência uniforme é porque chegou a hora de passar nas áreas em que a pele está bem seca. Deixe o hidratante por 20 minutos e enxague com água fria.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de acompanhar a nossa matéria com as 10 Dicas para uma pele bonita e saudável.

Compartilhar