5 maneiras poderosas para você prevenir a obesidade

5 maneiras poderosas para voce prevenir a obesidade

A melhor forma de combater a obesidade é a prevenção! Claro que muitas vezes o ganho de peso não está relacionado a uma má alimentação, e sim a fatores biológicos e psicológicos. Nesses casos, fica ainda mais difícil prevenir a obesidade, porém com as atitudes certas é possível reverter esse quadro.

A obesidade afeta a saúde física e mental do ser humano. Pessoas obesas frequentemente sofrem de baixa autoestima, ansiedade e depressão, já os efeitos que ela causa no corpo são problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Neste post, vamos dar algumas dicas simples que você deve adotar para evitar esse mal na sua vida.

Assuntos relacionados:
– 5 práticas simples e saudáveis para uma saúde de ferro
– 7 alimentos surpreendentes para a perda de peso

Obesidade: 5 maneiras poderosas de prevenir o problema

1. Tenha uma vida ativa e previna a obesidade

Levar uma vida sedentária é um dos fatores de risco para a obesidade, principalmente em pessoas que já possuem predisposição genética para engordar. Por isso, é importante manter-se ativo! E não estamos falando de ir à academia todos os dias, embora essa seja uma boa forma de manter um ótimo peso.

O simples hábito de fazer caminhadas ou subir escadas em vez de usar o elevador já pode ajudar bastante. Trocar o carro ou transporte público pela bicicleta para ir ao trabalho, também é uma excelente forma de manter seu corpo em atividade e evitar o ganho de peso.

2. Mude seus hábitos alimentares

A alimentação também tem um papel fundamental na manutenção do peso ideal e consequentemente para prevenir a obesidade. Se você se “entope” de pizza, refrigerante, fast food, doces e alimentos processados e embutidos, logo terá problemas com a balança. O

melhor é manter uma dieta equilibrada, consumindo frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, carnes magras, entre outros. Claro que não precisa abdicar definitivamente das guloseimas, mas consuma somente de vez em quando.

3. Controle seu peso

É comum a pessoa ganhar peso e só perceber isso quando a roupa começa a ficar apertada. Para evitar que você engorde muito sem perceber, faça um acompanhamento semanal de seu peso. Se perceber que está ganhando quilos extras, mude alguns hábitos para perdê-los rapidinho. Lembre-se que é bem mais fácil emagrecer dois ou três quilos do que cinquenta!

4. Faça acompanhamento médico

Ir ao médico regularmente ajuda a preservar uma boa saúde e manter o peso ideal. Fazer o check-up com o seu doutor todo ano também ajuda na prevenção da obesidade. Realize consultas e exames médicos para verificar se o seu organismo está funcionando em perfeito estado, isso ajuda a precaver o surgimento de futuros problemas de saúde.

5. Coma apenas quando sentir fome

Algumas pessoas comem por ansiedade, além de ser um péssimo hábito, isso ainda contribui com a obesidade. Então, preste atenção aos sinais de seu organismo para identificar se sua vontade de comer é realmente fome. Evite beliscar entre as refeições! 

Vale ressaltar que pessoas que não tem o hábito de tomar água durante o dia, podem facilmente confundir fome com sede. Por isso, você deve tomar bastante água, pois ela ajuda a evitar a obesidade.

Cirurgia bariátrica: quais são os riscos e quem pode fazer?

Um dos métodos mais populares no combate à obesidade é a cirurgia bariátrica. Muitas pessoas ainda tem bastante dúvidas sobre o assunto, por isso, nós resolvemos criar um e-Book exclusivo para ajudá-lo.

Entre outras coisas, nele, você vai conferir:

  • O que é a cirurgia bariátrica e seus benefícios;
  • Os principais tipos do procedimento;
  • O que muda na rotina pós-operatório.

Para acessar o conteúdo completo, clique na imagem abaixo.

Compartilhar