Veja os 5 piores riscos de tomar medicamentos sem orientação

Compartilhe:

Com certeza você já se queixou de alguma dor e tomou um remédio indicado por um amigo ou familiar. Como você deve saber, tomar medicamentos sem orientação é uma prática bastante corriqueira, porém, perigosa! Afina de contas, nenhum organismo é igual ao outro e as composições dos medicamentos reagem de forma diferente em cada corpo, o que pode trazer resultados catastróficos.

Os riscos para a saúde são grandes e os problemas a que você se submete ao se automedicar podem ser bastante desagradáveis. Quer ver só? Continue lendo esta matéria e veja os 5 piores riscos que esta prática pode causar.

5 piores riscos de tomar medicamentos sem orientação

1. Você pode ter alergia

Nem todo mundo conhece as substâncias contidas na medicação que vai tomar. Isso faz com que as pessoas fiquem muito mais sujeitas a terem alergias, afinal, não sabem como elas atuam no organismo. E se você pensa que alergia não é coisa séria, saiba que ela pode até causar paradas respiratórias.

2. O remédio pode causar hemorragia

A dosagem errada e o uso contínuo de alguns tipos de substâncias (como o paracetamol) podem causar hemorragia digestiva. Se o indivíduo tiver algum problema no estômago a complicação pode se tornar mais grave ainda.

Mulher tomando medicamentos sem orientação médica

3. Fortalecimento das bactérias

Elas são conhecidas como superbactérias justamente por apresentarem resistência ao princípio ativo do medicamento. Funciona da seguinte forma: cada bactéria deve ser tratada com uma substância capaz de eliminá-la. Se isso não acontecer, ela fica cada vez mais forte, agride o organismo e ainda pode piorar os sintomas.

Leia também:
Saúde do idoso: 5 cuidados essenciais ao tomar medicamentos
Os 5 erros mais comuns na hora de tomar um medicamento

4. Intoxicação

“Pode tomar. Funcionou comigo e é ótimo!”. Por acreditarem nesta frase, muitas pessoas acabam tomando medicamentos sem orientação e adquirindo uma intoxicação. E o pior: até mesmo remédios considerados de baixo risco, como os antitérmicos, podem levar a este pesadelo! Fazer o uso destes fármacos em doses inadequadas é outra condição que possibilita o desenvolvimento deste problema.

5. Prejuízo para órgãos essenciais

Os fígado exerce várias funções fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano e alguns componentes de medicações específicas são capazes de se acumular neste órgão. Já os rins podem apresentar problemas devido a presença de medicamentos no sangue.

Conte com a ajuda de um profissional

Com a sua receita em mãos, adquira os medicamentos em uma drogaria que pode oferecer um serviço diferenciado. A Santo Remédio conta com o FarmaClinic, que tem profissionais aptos a dar orientações pontuais sobre a melhor maneira de utilizar os produtos. Vem fazer uma visita pra gente e saia com a certeza de não estar submetendo a sua saúde a sérios riscos.

Que bom que você chegou até o final deste texto! Que tal descobrir como um farmacêutico pode melhorar a sua saúde?

Compartilhar

Deixe uma resposta