Dicas para conciliar carreira e vida materna

Algumas mães da atualidade não estão abrindo mão da carreira para cuidar exclusivamente dos filhos. Por isso, surge uma rotina dupla que exige que elas se dediquem ao trabalho e à família. Hoje, elas têm poucos meses para se adaptar à vida materna e retornar com o mesmo ritmo à empresa em que trabalham.

O importante para estas super mães, que estão cada vez mais presentes no mundo corporativo, é que consigam conciliar as funções de maneira equilibrada e sem prejudicar um lado ou o outro. Por isso, resolvemos criar este post com dicas fundamentais para as mães que querem otimizar as suas funções.

Organize a sua rotina

Um ponto que deve ser levado em conta pelas profissionais com filhos, principalmente no caso dos pequenos, é a administração das tarefas e a gestão do tempo para separar o momento de trabalhar e a hora de curtir a família e evitar preocupações.

Organização e planejamento são os grandes trunfos de quem trabalha fora e tem afazeres familiares e domésticos, tudo pode dar certo se cada coisa tiver seu horário e sua vez. Cada hora do dia tem sua prioridade e não misturar as coisas será essencial para ter sucesso nessa jornada.

O ideal é que as atividades sejam organizadas para serem executadas dentro do horário de expediente, ou seja, ficar depois do horário ou levar serviço para casa devem ser situações pontuais. Isso ajudará a profissional a saber priorizar, organizar e delegar suas atividades, além de possibilitar que tenha horas de descanso e lazer, auxiliando ainda mais em sua motivação e produtividade.

Leia também:
Alimentos industrializados: um risco para a saúde infantil
5 dicas que toda mamãe de primeira viagem precisa saber

Vida materna: 6 dicas infalíveis para conciliá-la com a carreira!

Hoje em dia, o que predomina é o perfil de mulheres que conciliam a carreira e a vida materna com sucesso. É claro que existem exceções, mas tratando-se da maioria, podemos dizer que o dilema de vida moderna e das dificuldades de tempo para cuidar dos filhos e do trabalho pode ser solucionado com organização. Seguem algumas dicas:

1. Primeiro, busque ajuda

Ter uma pessoa de confiança ou um lugar seguro definido para cuidar da criança em sua ausência é ideal, pois assim o profissional trabalha tranquilo e não precisa sair da empresa por motivos que podem ser facilmente resolvidos.

2. Negocie com a empresa em que você trabalha

Organize as suas atividades no trabalho e negocie prazos de acordo com as necessidades da empresa e do chefe.

Assuntos relacionados:
Soluço no bebê: por que é tão comum e como se livrar dele rapidamente?
Veja 5 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criança

3. Distribua os horários

Conciliar o tempo no trabalho e o tempo em casa é fundamental. Evite excessos em ambos os lados, seja em saídas ou faltas no trabalho ou em extras e serões;

4 – Dedique-se

Aproveite o tempo no trabalho para realizar as suas atividades e foque totalmente. Também aproveite o seu tempo em casa para realizar as atividades. Evite levar trabalho para casa ou problemas de casa para o trabalho.

5. Precisa se ausentar do trabalho? Avise com antecedência!

Existindo a possibilidade de agendar a necessidade de ausência (no caso de não ser algo grave), é indicado tentar conciliar com o trabalho, em um dia ou período mais tranquilo.

6. Aproveite ao máximo o seu tempo em casa

Para os pais que ficam muito tempo fora de casa trabalhando, é importante aproveitar os momentos em casa para também dar atenção ao filho. Ou seja, aproveitar os poucos momentos juntos de maneira produtiva. Isso vai ajudar a compensar a possível falta que fez durante todo o dia.

Em dias de folga, separar um momento para passear com o filho e aproveitar esse período, que é importante para a satisfação de ambos.

Com organização tudo fluirá e você poderá desfrutar do sucesso no trabalho e em casa! Não esqueça de dar uma atenção especial para a alimentação do seu pequeno. Veja 5 erros bastante comuns na hora de alimentar as crianças.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta