Dicas para conciliar carreira e vida materna

Compartilhe:

Algumas mães da atualidade não estão abrindo mão da carreira para cuidar exclusivamente dos filhos. Por isso, surge uma rotina dupla que exige que elas se dediquem ao trabalho e à família. Hoje, elas têm poucos meses para se adaptar à vida materna e retornar com o mesmo ritmo à empresa em que trabalham.

O importante para estas super mães, que estão cada vez mais presentes no mundo corporativo, é que consigam conciliar as funções de maneira equilibrada e sem prejudicar um lado ou o outro. Por isso, resolvemos criar este post com dicas fundamentais para as mães que querem otimizar as suas funções.

Organize a sua rotina

Um ponto que deve ser levado em conta pelas profissionais com filhos, principalmente no caso dos pequenos, é a administração das tarefas e a gestão do tempo para separar o momento de trabalhar e a hora de curtir a família e evitar preocupações.

Organização e planejamento são os grandes trunfos de quem trabalha fora e tem afazeres familiares e domésticos, tudo pode dar certo se cada coisa tiver seu horário e sua vez. Cada hora do dia tem sua prioridade e não misturar as coisas será essencial para ter sucesso nessa jornada.

O ideal é que as atividades sejam organizadas para serem executadas dentro do horário de expediente, ou seja, ficar depois do horário ou levar serviço para casa devem ser situações pontuais. Isso ajudará a profissional a saber priorizar, organizar e delegar suas atividades, além de possibilitar que tenha horas de descanso e lazer, auxiliando ainda mais em sua motivação e produtividade.

Leia também:
Alimentos industrializados: um risco para a saúde infantil
5 dicas que toda mamãe de primeira viagem precisa saber

Vida materna: 6 dicas infalíveis para conciliá-la com a carreira!

Hoje em dia, o que predomina é o perfil de mulheres que conciliam a carreira e a vida materna com sucesso. É claro que existem exceções, mas tratando-se da maioria, podemos dizer que o dilema de vida moderna e das dificuldades de tempo para cuidar dos filhos e do trabalho pode ser solucionado com organização. Seguem algumas dicas:

1. Primeiro, busque ajuda

Ter uma pessoa de confiança ou um lugar seguro definido para cuidar da criança em sua ausência é ideal, pois assim o profissional trabalha tranquilo e não precisa sair da empresa por motivos que podem ser facilmente resolvidos.

2. Negocie com a empresa em que você trabalha

Organize as suas atividades no trabalho e negocie prazos de acordo com as necessidades da empresa e do chefe.

Assuntos relacionados:
Soluço no bebê: por que é tão comum e como se livrar dele rapidamente?
Veja 5 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criança

3. Distribua os horários

Conciliar o tempo no trabalho e o tempo em casa é fundamental. Evite excessos em ambos os lados, seja em saídas ou faltas no trabalho ou em extras e serões;

4 – Dedique-se

Aproveite o tempo no trabalho para realizar as suas atividades e foque totalmente. Também aproveite o seu tempo em casa para realizar as atividades. Evite levar trabalho para casa ou problemas de casa para o trabalho.

5. Precisa se ausentar do trabalho? Avise com antecedência!

Existindo a possibilidade de agendar a necessidade de ausência (no caso de não ser algo grave), é indicado tentar conciliar com o trabalho, em um dia ou período mais tranquilo.

6. Aproveite ao máximo o seu tempo em casa

Para os pais que ficam muito tempo fora de casa trabalhando, é importante aproveitar os momentos em casa para também dar atenção ao filho. Ou seja, aproveitar os poucos momentos juntos de maneira produtiva. Isso vai ajudar a compensar a possível falta que fez durante todo o dia.

Em dias de folga, separar um momento para passear com o filho e aproveitar esse período, que é importante para a satisfação de ambos.

Com organização tudo fluirá e você poderá desfrutar do sucesso no trabalho e em casa! Não esqueça de dar uma atenção especial para a alimentação do seu pequeno. Veja 5 erros bastante comuns na hora de alimentar as crianças.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta