Quem nunca preferiu o delivery na hora de adquirir um produto? Além da praticidade em fazer a compra online, receber na porta de casa é uma grande vantagem. Mas, nessa época de pandemia, esse simples ato pode ser uma forma de infecção.
Por isso, todo o cuidado é pouco ao receber o entregador. Do contrário, o isolamento social acaba não sendo tão eficaz como deveria, certo? Saiba neste artigo como se prevenir da infecção. Acompanhe!
Mantenha a distância na hora de receber a compra
Os produtos mais comuns que são comprados pelo delivery nesta pandemia são alimentos e medicamentos. Em ambos os casos, os cuidados devem ser os mesmos.
Quando o entregador chegar, fique a pelo menos um metro de distância dele, usando máscara. Coloque uma cadeira na porta para apoiar ali a embalagem e explique que é uma medida de segurança.
Alguns aplicativos permitem que o cliente informe de que forma quer receber o pedido. Observe essa função no seu aplicativo e escolha a ideal para você.
Para alimentos
Outro cuidado importante é que você escolha restaurantes próximos da sua casa, para evitar exposição maior do alimento na rua, onde as bactérias e vírus se proliferam com facilidade.
Faça a higienização correta dos objetos
Passe álcool em gel 70% nas mãos e no cartão depois de usar a maquininha. Apesar de ser mais seguro que o dinheiro, os cartões não deixam de ser uma via de transmissão de vírus e bactérias. Se for usar cédulas e moedas, lave muito bem as mãos antes de tocar o produto.
Não deixe objetos próximos do alimento
Caso você tenha pedido alimento, tente mantê-lo sempre livre de qualquer contato físico com outros objetos, que podem carregar vírus e bactérias. Sabemos que é quase impossível, mas quando menos contato tiver, menos riscos de contaminação.
Não deixe de conferir outros assuntos do nosso blog:
– Cuidados na gravidez: como se proteger do coronavírus? Leia!
– Conjuntivite e coronavírus: qual a relação entre eles?
Cuidado na hora de tirar da embalagem
Na hora de abrir a embalagem do seu produto, escolha sempre um lugar para desembalar, diferente do local onde irá se servir. Descarte a sacola externa e higienize a superfície onde vai colocar as embalagens. Se possível, higienize também o produto.
Principalmente se for fazer logo o seu uso. Em caso de alimentos, lave bem as mãos antes de tocar. Cuidados como esses ajudam a prevenir você e sua família do novo coronavírus.
Lave as mãos antes e depois de usar ou consumir
A higienização das mãos deve ser feita sempre que tocar em algum lugar, ainda mais quando se trata de medicamentos e alimentos. Isso porque são produtos que você põe na boca, justamente uma porta de entrada para infecções.
O que fazer em caso de suspeita de infecção?
O novo coronavírus pode se manifestar de diferentes formas no organismo humano. Isso depende de inúmeros fatores, como a imunidade, por exemplo.
Em casos leves, os sintomas podem ser:
- Perda de olfato e paladar;
- Leve coriza;
- Febre leve e passageira.
Nessa situação, o mais indicado é permanecer em casa, sem contato com os familiares. Os cuidados são: repouso e alimentação saudável.
Casos de média infecção
Quando a pessoa também sente febre, tosse e mal-estar, ela também deve permanecer em casa e ter os cuidados redobrados.
As recomendações são as mesmas: isolamento domiciliar, sem qualquer contato, além de uso de medicamentos para tratar os sintomas. Geralmente os mesmos usados para curar a gripe.
Casos graves
Além dos sintomas já descritos anteriormente, os casos considerados graves incluem cansaço, dificuldade para respirar e intenso mal-estar. Somente com esses sintomas é indicado buscar urgentemente uma unidade de saúde.
Este conteúdo sobre cuidados no delivery ajudou você? Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas. Mas caso queira saber mais sobre o novo coronavírus, formas de transmissão, tratamentos, entre outros, clique aqui e veja o nosso blog. E não deixe de seguir também o nosso Instagram e Facebook. Até a próxima!