Autocuidado: como ter mais qualidade de vida? Descubra aqui!

O autocuidado é fundamental para ter qualidade de vida. Descubra dicas simples para implementar no dia a dia

A importância do autocuidado é um debate que tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Nunca foi tão importante cuidar da própria saúde e buscar qualidade de vida como é agora.

O ritmo cada vez mais frenético do dia a dia, os fast-foods, horas intermináveis usando celulares e computadores, estresse, ansiedade, são fatores que contribuem para perda gradativa das nossas melhores condições físicas e mentais.

E é por isso que o incentivo ao autocuidado tem um apelo tão forte e se tornou indispensável para a sociedade contemporânea. Aqui você vai encontrar algumas dicas para cuidar melhor de si mesmo. Pronto? Vamos lá!

O que é autocuidado e por que ele é importante?

Como você já deve imaginar, autocuidado significa cuidar de si. É estar atento às próprias necessidades, cuidar do bem-estar, respeitar os próprios limites. E a partir desse conceito surge o questionamento: Você tem dedicado parte do seu tempo a você mesmo? Como está sua saúde física e mental?

Ser empático e se preocupar com as pessoas que estão a sua volta é muito importante. Sua família e amigo precisam, sim, dos seus cuidados. Mas não é saudável, de forma alguma, negligenciar os cuidados consigo.

Internalize o seguinte pensamento: autocuidado não é egoísmo. Não tem nada de errado em se priorizar. Pelo contrário, cuidar de você mesmo dá mais energia e condições de tocar seus projetos e dar mais atenção às pessoas que você ama.

Agora vamos falar sobre hábitos de autocuidado para a sua vida.

1. Pratique exercícios físicos

O hábito de praticar exercícios físicos traz inúmeras melhorias para a sua vida, além de ser uma recomendação geral de todas as entidades de saúde.

Fazer atividade física melhora a qualidade do sono, apetite, funcionamento dos intestinos. Ainda melhora a concentração, coordenação motora, equilíbrio e a autoestima.
Outro ponto é que os exercícios auxiliam na manutenção do peso ideal, ajudam no combate à depressão e alivia o estresse.

Se você ainda não cultiva esse hábito, é importante que comece desde já! Vá devagar, respeitando o seu ritmo. Comece com pequenas caminhadas diárias e intensifique o ritmo conforme for melhorando o seu condicionamento e ganhando mais confiança.

É muito importante que antes de começar os exercícios você passe por uma avaliação médica. É ele quem vai definir os melhores exercício para você praticar e se existe alguma restrição.

Saiba mais:
Como proteger os olhos ao usar maquiagem?
Como realizar atos de solidariedade nesta pandemia? Saiba aqui!

2. Praticar autocuidado também é cuidar da sua higiene

Mais do que os banhos de banheira, com muita espuma e luz de velas que vemos nos filmes, a higiene é um hábito diário e que faz toda a diferença na nossa qualidade de vida.

Nunca é demais relembrar sobre a importância de tomar banho diariamente, escovar os dentes ao acordar, depois das refeições. Outro hábito essencial é o de lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro. São medidas sim, de autocuidado, que fazem muita diferença para a sua saúde.

E sim, os banhos relaxantes e com muita espuma são importantes. Um jeito muito gostoso se cuidar.

Manter uma vida social é importante

Sim, autocuidado também é se dedicar a ter uma boa vida social. É preciso, no bom sentido, ter tempo para tudo. Seu trabalho e estudo são essenciais, mas as horas de lazer também.

Sair, se divertir, trocar experiências com pessoas que você gosta ajudam no seu equilíbrio emocional. Lembre-se sempre que o autocuidado é para o corpo e a mente. Dedicar tempo às coisas que te fazem feliz é fundamental e precisa sim estar entre os seus deveres obrigatórios.

A missão da Santo Remédio é sempre cuidar de você e de sua família. E por considerar o tema do autocuidado tão importante, nós compilamos uma guia completo com as atitudes que você deve cultivar para promover o seu bem-estar e qualidade de vida. Clique aqui para acessar o material.

Este artigo contribuiu para seu dia a dia? Esperamos que você, caso ainda não faça isso, comece a inserir hábitos de autocuidado na sua vida. Continue aqui conosco e leia: 5 receitas para diabéticos e hipertensos para fazer em casa.

Compartilhar