Descubra quais são as 6 principais causas da hipertensão

causas da hipertensão
Compartilhe:

Um problema de saúde silencioso que pode surgir aos poucos, sem apresentar qualquer sinal. Estamos falando da hipertensão, uma condição de risco que pode ocasionar diversas consequências aos pacientes. São inúmeras as causas da hipertensão, a famosa pressão alta.

Mas o que pode ocasionar a pressão alta? A condição pode ser causada por diversos fatores, até mesmo por pequenas coisas do dia a dia. Por isso, é importante conhecer os principais causadores da hipertensão para tratar da melhor forma.

Por conta disso, nós, da Santo Remédio, resolvemos fazer uma lista com as 6 principais causas da pressão alta. Acompanhe a matéria até o final e fique por dentro do assunto.

Leia também:
Você tem asma? Saiba quais são os tratamentos mais indicados para essa doença respiratória
Anemia e Leucemia: qual a diferença e a relação entre as duas doenças

Principais causa da hipertensão

1. Deficiência de vitamina D

A falta de Vitamina D influencia bastante no controle dos níveis da pressão arterial, aumentando os riscos de ter hipertensão. Essa deficiência pode ajudar a desenvolver a condição no organismo das pessoas, principalmente nas mulheres.

A Vitamina D é fundamental para a saúde da mulher, pois é responsável pelo controle da tensão arterial. Então, com a carência da vitamina, as mulheres fazem um esforço maior que o normal e algumas funções, como a irrigação das artérias, ficam sobrecarregadas, causando a hipertensão.

Além disso, a Vitamina D é essencial no processo de absorção do cálcio e fósforo no intestino.

2. Falta de exercícios físicos

A prática regular de atividades físicas pode ajudar a melhorar o condicionamento de diversas regiões do nosso corpo, sendo bastante indicadas pelos médicos especialistas. A correria do dia a dia acaba ocupando boa parte do nosso tempo, sobrando apenas momentos para descansar, mas é importante saber que os exercícios são essenciais para combater e prevenir a hipertensão.

Os exercícios físicos ajudam no sistema nervo simpático, dessa forma, diminuindo os níveis dos batimentos cardíacos e deixam os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados.

3. Deficiência de magnésio

O magnésio é de grande ajuda para abaixar a pressão dos hipertensos, pois a substância atua em boa parte do sistema circulatório, trazendo diversos benefícios para os músculos, fluxo de sangue, vasos sanguíneos e, principalmente ao coração.

A deficiência de magnésio acaba prejudicando as funções do organismo, pois a substância ocasiona o relaxamento dos tecidos da artéria. Dessa forma, o coração funciona melhor, impedindo riscos de problemas cardiovasculares e proporciona mais equilíbrio para a pressão arterial.

4. Excesso de bebidas alcoólicas

A ligação de álcool e hipertensão é bem famosa entre os médicos e pacientes, sendo um dos principais fatores que contribuem para desenvolver a condição. Por isso, é importante reduzir o consumo de álcool para garantir o controle da hipertensão.

Além disso, pacientes que já foram diagnosticados com esse problema de saúde e continuam consumindo exageradamente álcool, podem prejudicar o tratamento. Pois, é possível que o efeito dos medicamentos sejam cortados por conta da substância do álcool.

5. Histórico familiar

A genética é a principal causadora da hipertensão. Quem tem um histórico familiar elevado de hipertensos, os riscos são maiores.

A herança genética ligada a outros fatores, como sedentarismo e má alimentação oferecem alta probabilidade de desenvolver o problema de saúde. Nos casos de hipertensão adquirida pelo histórico familiar, não há prevenção, por isso é importante estar atento aos hábitos de vida.

causas da hipertensão - obesidade

6. Obesidade

O aumento de peso, que leva à obesidade, pode causar diversos problemas de saúde no organismo, principalmente doenças cardiovasculares.

A obesidade prejudica o fluxo sanguíneo, elevação na resistência vascular periférica. Quanto maior o peso do corpo, mais esforço o coração vai precisar fazer para bombear sangue e funcionar adequadamente.

Agora já você conhece as principais causas da hipertensão e como podem prejudicar o organismo. Por isso, você cuidar do seu bem-estar e adote hábitos de vida saudáveis, como praticar exercícios regularmente, mas com moderação.

Sempre que possível, medir a pressão e acrescentar alimentos que auxiliem no controle dos níveis da pressão arterial, pois há alimentos que ocasionam o aumento da pressão alta.

Esse problema de saúde é sério, consulte um médico especialista e faça exames de rotina para saber sobre a sua saúde e garantir qualidade vida.

Gostou da matéria? Nós, da Santo Remédio, pensamos sempre no seu bem-estar e procuramos trazer os melhores conteúdos para você, confira: Como montar um cardápio saudável e melhorar sua alimentação? Veja!

Compartilhar