7 coisas que você NÃO deve falar para uma pessoa com depressão!

Uma pessoa com depressão passa por transtornos mentais, sendo considerados bastante graves. A doença atinge diversos pacientes pelo mundo, sendo jovens, adolescentes e crianças, sem distinção de gênero.

A depressão é considerada a doença do século, os quadros depressivos estão cada vez maior, entrando em tristeza profunda. O problema pode ser causado por por diversos fatores, podendo prejudicar a própria vida e a de amigos e familiares.

Conviver com alguém que sofre de depressão não é uma tarefa fácil, por isso, as vítimas devem receber apoio e ajuda de todos ao seu redor.

Mas afinal, o que não devemos falar para pessoas que sofrem com esse transtorno? Para responder a pergunta, nós, da Santo Remédio, decidimos listar 7 frases que devem ser evitadas. Acompanhe!

Você pode gostar também:
Anorexia e bulimia: como identificar e tratar os transtornos?
Sofre de ansiedade e estresse? Os exercícios físicos podem ajudar!

O que NÃO devemos falar para uma pessoa com depressão!

Pessoas deprimidas sofrem com vários transtornos na cabeça que pode causar baixa autoestima da vítima e prejudicar o dia a dia. A doença pode ocasionar consequências graves, gerando pensamentos suicidas. Por isso, é necessário ficar atento o que você fala para uma vítima que sofre com o problema.

1. É só uma fase, logo passa

Não é só uma fase! A depressão não melhora da noite para o dia. Assim como qualquer outra doença, os pacientes precisam de tratamento adequado para superá-la. No entanto, com tantas coisas acontecendo, as vítimas não conseguem visualizar o final, com foco apenas no presente.

2. Isso é exagero, não é tão ruim assim

A depressão pode causar consequências graves aos pacientes e, no psicológico, cada um passa por situações perturbadoras e diferentes. Além disso, dizer para uma pessoa que está exagerando só vai deixá-la ainda pior.

Uma pessoa com depressão passa por momentos de pessimismo e desalento, por isso, é fundamental entender o lado deles, ter mais empatia. Ninguém escolhe interpretar o mundo dessa forma.

Então não force uma mudança de perspectiva. Pelo contrário, mostre que, apesar da situação ser dura, a pessoa vai ter sempre o apoio necessário para lidar com o momento.

3. Existem pessoas em situação pior

Para uma pessoa com depressão, não existe uma competição para saber qual é a situação pior. O paciente só consegue enxergar apenas um mundo como uma lente cinza, e dizer que há pessoas em situação ruim não ajuda a diminuir o sofrimento de ninguém.

Por isso, não desvalorize o sofrimento da vítima, pois é nesse momento que ela precisa de apoio, não comparações de sofrimento.

4. Todos temos problemas

É certo que todos temos diferentes problemas, mas ninguém escolhe ter depressão. Cobrar uma mudança que você considera “adequada”, só vai pôr mais pressão para cima de quem sofre com o problema e está fragilizada e deprimida.

5. Isso é tudo culpa sua

Culpar a pessoa pela situação que está passando é uma atitude covarde, não é assim que você vai conseguir ajudar alguém. Isso só vai agravar mais ainda o quadro de depressão do doente, então, procure ter compaixão na situação e oferecer um verdadeiro apoio.

6. Todos ficam tristes

É certo que todos sentem ou já sentiram tristeza em alguns momentos da vida, mas a depressão não é isso. A tristeza é um sentimento que pode passar com o decorrer do tempo, mas a depressão é uma doença causada por distúrbios mentais que ocasionam a tristeza, dores inexplicáveis, baixa autoestima e muitos outros.

7. Pare de frescura

Todos precisam entender que a depressão NÃO é frescura! Muitas pessoas não entende o que o paciente está sentindo, por isso costumam dizer que querem apenas chamar atenção de outras pessoas.

Além disso, a doença, na maioria dos casos, é diagnosticado por médico. Ninguém escolhe chamar atenção ficando deprimida.

Estas frases podem causar diversas consequências para uma pessoa com depressão Essa doença não é frescura e ninguém escolher desenvolver o problema.

Por isso, na hora de ajudar uma pessoa com depressão, procure sempre analisar o que você pretende falar, pergunte a si mesmo se suas palavras vão ou não melhorar a situação da vítima. Caso a resposta seja não, é possível que você agrave ainda mais o problema de saúde.

Gostou do conteúdo da Santo Remédio? Se você está com o problema ou conhece uma pessoa com depressão, procure ajuda médica e o apoio certo da família e amigos. Nós preservamos a valorização da vida, por isso trazemos assuntos essenciais para melhorar o seu bem-estar, não deixe de ler Comportamento suicida: conheça os sinais e saiba como agir

Compartilhar