Como começar o ano com um bom condicionamento físico? 5 exercícios para fazer hoje mesmo!

Compartilhe:

Selecionamos alguns exercícios que vão ajudar a melhorar bastante o seu condicionamento físico. Sabe a parte boa? Todos eles podem ser feitos em casa ou até mesmo entre os afazeres do dia a dia. Confira!

1.Caminhada

Você caminha muito diariamente? Pode ser de casa ao supermercado ou até ao trabalho, por exemplo, não importa.  O que você deve saber é que isso já pode contar como um exercício físico diário.

Se você não tem o costume de fazer os outros exercícios que veremos ao longo deste texto, a caminhada já é um bom começo para melhorar seu condicionamento físico e sair do sedentarismo

E você nem precisa mudar radicalmente a sua rotina para praticar este exercício. Você pode tentar fazer suas atividades diárias normalmente, só que ao invés de usar algum tipo de transporte, vá e volte caminhando.

A caminhada é benéfica para a saúde e pode ajudar, por exemplo, na circulação sanguínea, na respiração e também no emagrecimento. Depois de alguns dias praticando, com certeza você verá uma melhora no seu bem estar e condicionamento físico.

2.Musculação

A musculação não ajuda somente na parte estética do corpo, mas principalmente na resistência física. Isso porque, com músculos fortalecidos, você será capaz de suportar mais peso, inclusive o do seu próprio corpo, que sentimos mais pesados ao passar dos anos, com o enfraquecimento dos ossos.

Inclusive, se você fizer a combinação de musculação com uma alimentação focada e/ou suplementação alimentar, ajudará para a prevenção de osteoporose. Isso fará uma total diferença quando você chegar na terceira idade, que é quando sentimos nossos ossos enfraquecidos.

Além disso, a musculação também é capaz de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, que é responsável pelo funcionamento do coração e pulmão. Portanto, é uma forma de prevenção contra problemas respiratórios e cardíacos.

3.Agachamento

Este exercício é feito, principalmente, por homens ou mulheres que querem “ganhar bumbum”, porém os benefícios podem ir além. Mas é preciso saber executá-lo corretamente para ter ganhos mais satisfatórios.

O agachamento atua, sobretudo, nas partes inferiores do corpo, como pernas e quadril. E é bastante eficaz para o fortalecimento das articulações e também dos músculos, o que nos permite ter um melhor condicionamento físico para aguentar a rotina.

Confira a maneira correta de executá-los:

  1. Em um ambiente com um espaço adequado, fique de pé e abra as pernas até que os pés fiquem paralelos aos ombros;
  2. Em seguida, flexione os joelhos e se agache como se fosse sentar;
  3. Faça o movimento (com as costas retas) e retorne para a posição inicial;
  4. Durante o exercício, olhe para frente e mantenha os braços estendidos para frente do corpo.

Leia mais:

4.Prancha também melhora o condicionamento físico

A prancha abdominal melhora a resistência física do tronco e também ajuda na criação ou crescimento dos tão desejados “gominhos” na barriga. Este é um exercício bem simples e, assim como nos outros citados anteriormente, é possível praticá-lo em qualquer lugar.

Para este exercício, você deve deitar de bruços no chão e elevar levemente o corpo com o auxílio dos antebraços. Com o corpo suspenso, mantenha a posição por um minuto ou menos, de acordo com o seu condicionamento físico.

No término do tempo, dê um pequeno intervalo e relaxe o corpo. Depois volte novamente para a posição. Repita por 5 vezes este movimento

5.Flexão de braços

Com a flexão de braços há várias possibilidades de posições, uma para trabalhar cada parte dos músculos. Mas neste momento, vamos ensinar o movimento básico, para que depois você venha executar também os outros.

Este exercício é parecido com a prancha, que vimos anteriormente, mas ao invés de ficar imóvel, é preciso flexionar os braços. Assim, a força será concentrada em outros músculos, principalmente os das costas.

Para executá-lo, fique na posição de prancha, porém, apoie o seu corpo com o auxílio das palmas das mãos, que devem estar próximos a largura dos ombros. Depois empurre o seu corpo para cima e depois retorne, chegando o peitoral próximo ao chão.

Faça pequenas séries 10, por exemplo, e descanse por um minuto nos intervalos.  Se sentir dificuldades, pode fazer com os joelhos apoiados no chão, ao invés dos pés. 

São exercícios simples como estes que podem melhorar consideravelmente o seu condicionamento físico. Por isso, esperamos que tenha gostado das nossas dicas e consiga praticar algum destes exercícios ainda hoje!Sabemos que os resultados se tornam muito melhores quando há a combinação de exercícios com uma alimentação saudável. Por isso, recomendamos que leia também este nosso outro conteúdo: Como montar um cardápio saudável e melhorar sua alimentação? veja!

Compartilhar